Reportagem completa: Farroupilha perde amistoso internacional

Autor(a):
Rocha-URU foi campeão da 1ª Copa Ciudad de Chuy

Neste sábado, a equipe do Grêmio Atlético Farroupilha foi ao Uruguai participar da 1ª Copa Ciudad de Chuy. Os comandados de Bebeto Rosa enfrentaram em seu primeiro amistoso na temporada 2011 a equipe do Rocha Fútbol Club, de Rocha, e o resultado não foi bom – derrota por 2 a 1. O único tento do Fantasma, desfalcado de Tiago Boiadeiro e Matarazzo (lesionados), foi marcado pelo lateral-esquerdo Lennon, enquanto Jonathan Islas fez os dois da equipe uruguaia.

Antes do início da partida o clima era amigável entre as agremiações. O Coronel Ewaldo Poeta recebeu dos diretores do Rocha FC uma camiseta do Nacional que o mito Cardeal teria usado, quando atuou pela equipe de Montevidéu. Em troca, presenteou os uruguaios com a camiseta do Tricolor do Fragata. Entretanto, quando rolou a pelota, o clima foi outro. Muita disputa de bola no meio campo e entradas perigosas. A confusa atuação da arbitragem da LRC (Liga Regional Del Chuy) causou irritação nos jogadores do Farrapo, como Dega, que reclamou bastante. E após protestar acintosamente um pênalti sofrido por Alfinete, Bebeto Rosa foi expulso.

O Farroupilha começou o jogo tentando tocar a bola, usando a técnica de Manga e Maico, além do ala Guilherme. No entanto, o gramado irregular fez com que o Fantasma abdicasse desse estilo de jogo minutos depois. O melhor lance tricolor no primeiro tempo foi aos 25 minutos, com um chute cruzado de Alfinete, que o goleiro Cardozo defendeu em dois tempos. Já o Rocha, melhor preparado fisicamente, tinha como estratégia os contra-ataques.  E foi assim que levou mais perigo à meta de Gilmar na primeira etapa. Aos 27 minutos, o ala direita Lima escapou em velocidade e cruzou para Valdez, que cabeceou e Gilmar mandou para escanteio. Na cobrança, Aládio afastou, mas Lima aproveitou a sobra e mandou um foguete, espalmado por Gilmar.

No início do segundo tempo, as equipes fizeram algumas substituições. Mesmo assim, foram criadas poucas chances de gol. Aos 34 minutos, quando o resultado parecia estar se encaminhando para o 0 a 0, Perez Bach apareceu. O atacante uruguaio, apelidado de Pelé, fez grande jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Na meia lua da grande área, Islas chutou no canto e abriu o placar.

O gol sofrido fez o Farrapo sair para o ataque. Aos 38 minutos, Maico fez boa jogada e Dega teve o chute travado. Aos 39, cruzamento na área e Lennon mandou para as redes, empatando o jogo. Todavia, o garoto emprestado pelo Pelotas não teve nem tempo de comemorar. Na saída de bola, Perez Bach partiu em velocidade, driblou vários jogadores do Fantasma, houve uma confusão dentro da área e a bola sobrou para Islas, sozinho, fazer 2 a 1.

Com a vitória, o Rocha FC ergueu a Taça Cardeal. Já o Farroupilha volta para Pelotas pensando no próximo amistoso, ante a seleção de Pedro Osório.

Ficha Técnica

Farroupilha: Gilmar; Juninho (Gabriel), Aládio e Jonas; Everton (Cassiano), Max, Dega (Gilian), Maico, Manga (Giraia) e Guilherme (Lennon); Alfinete (Bruno Milar). Técnico: Bebeto Rosa

Rocha: Cardozo; Gadea, Perez e Seisas; Lima, Cassaman (Islas), Valdez e Portela; Maidana (Balsas) e Perez Bach. Técnico: Juan Alberto Quintela

Arbitragem: Carlos Garcir, auxiliado por Luiz Orga e José Cosme

Gols: Islas (34min e 40min do 2T) e Lennon (39min do 2T)

Estádio: Complexo Deportivo Samuel Priliac

Público: 300 pessoas (aproximadamente)

Texto escrito por Pedro Petrucci Souto