Farroupilha completa 85 anos de glória

Autor(a):
Clássico Bra-Far faz parte desta história

Nesta terça-feira (26) o Grêmio Atlético Farroupilha completou 85 de história. A equipe comandada por Luizinho Vieira busca reeditar as grandes atuações de 1935 e voltar ao convívio entre os grandes do futebol do Rio Grande do Sul. O clube comemora mais um ano de existência às vésperas de um jogo decisivo, como tem sido sua história recente, uma decisão a cada dia.

Os últimos anos do tricolor do Fragata estão longe da gloriosa década de 30, quando em 1935 a equipe foi campeã estadual, conquistando o título de Campeão Farroupilha, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. Com muita dificuldade o clube tem se arrastado para superar a primeira fase de competições como a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho e a Copa Federação Gaúcha de Futebol no segundo semestre. Nada, porém, que apague o passado vitorioso do tricolor tricolaço.

Desde 1964 no clube, nos últimos anos Ewaldo Poeta tem sucedido a si mesmo na presidência do Farroupilha. Apaixonado pelas cores verde, amarelo e vermelho do pavilhão tricolor, o eterno presidente divide opiniões: Para alguns é quem impede o crescimento do clube, porém para muitos é alma do tricolor, um abnegado pelo time do coração. Com mão de ferro de um coronel, Poeta aposta na juventude das categorias de base, na ambição de promessas do futebol amador, somado a experiência de jogadores rodados no mundo da bola, para manter  seu “pelotão” vivo dentro de campo, e seu quartel general firme no futebol gaúcho.

Este ano sob o comando técnico de Luizinho Vieira, que brilhou dentro das quatro linhas com a camisa do rival Brasil, o Farroupilha superou momentos ruins para buscar a classificação na primeira fase da Segundona. Nesta quarta-feira (27) contra o São Paulo-RG no Nicolau Fico o time, que estreou com derrota na segunda fase da competição, busca reabilitação para continuar sonhando com a elite do futebol gaúcho. A vitória é o melhor presente que a equipe pode dar ao fiel torcedor tricolor.

Parabéns Grêmio Atlético Farroupilha, o Campeão dos 100 anos!

Histórico

1º Escudo do Clube

Fundado em 26 de abril de 1926 por militares que serviam no 9º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, o Grêmio Atlético Farroupilha começou sua trajetória com o nome de Grêmio Atlético do 9º Regimento. O nome permaneceu até 1941, quando o então presidente Getúlio Vargas proibiu por decreto que as unidades militares emprestassem seus nomes à agremiações civis. Sendo assim, os dirigentes da época optaram por adotar o nome de “Farroupilha”, em alusão ao maior título obtido pelo clube: o Campeonato Estadual de 1935. O Farroupilha tem grande bagagem esportiva. Desde sua fundação, vem disputando o campeonato estadual e também campeonatos da Liga de Futebol local, inclusive sendo tri-campeão invicto dos torneios da então Liga Pelotense de Desportos – em 1934, 1935 e 1936 – vencendo os co-irmãos Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil, além dos demais clubes que disputavam a competição na época. Ainda na mesma época, o Grêmio Atlético Farroupilha era destaque também em outros esportes, como o basquete (campeão citadino de 1936) e a esgrima (campeão estadual de 1935).

Título de 35

blank
Time campeão em 1935

No ano de 1935, depois de vencer todos os adversários que o confrontaram, o Farroupilha foi à capital do Estado para disputar o Campeonato Estadual. Neste ano, a competição tinha acrescida a sua importância o título de “Campeão Farroupilha”, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, momento mais importante da história do Rio Grande do Sul. Nas finais, o Grêmio Atlético Farroupilha tinha pela frente o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em uma série de “melhor de três”. Na primeira partida, 3 a 1 para o Grêmio. Sem se deixar abater, o Farroupilha fez um expressivo 3 a 0 no segundo confronto. Na partida final, o Farroupilha aplicou 2 a 1 na equipe da Capital, consagrando-se Campeão Estadual e trazendo para a cidade o título de “Campeão Farroupilha”, que mais tarde originaria o seu nome. O título recebido é moralmente valorizado por um século. Sendo assim, o Grêmio Atlético Farroupilha ficou reconhecido como o Campeão de 35, Campeão Farroupilha e Campeão por 100 anos!