Não foi nada fácil a estreia da UCPel na segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Futsal. Jogando no Ginásio do Paulista a Católica recebeu a ASTF. Em meio a muitas reclamações, expulsões e divididas, o time pelotense saiu vencedor pelo placar de 3 a 2. Os gols da Católica foram de Votto e Biel (duas vezes).
A partida começou movimentada. Logo aos 40 segundos Votto teve a oportunidade de abrir o placar, mas parou nas mãos do goleiro Dalton. Na sequencia Sérgio foi derrubado na área. Pênalti. Votto cobrou e fez 1 a 0.
Com o gol da Católica os ânimos acabaram esquentando dentro de quadra. Joãozinho fez duas faltas duras e acabou expulso. O time pelotense não aproveitou a superioridade numérica e ainda perdeu Sérgio que recebeu o segundo cartão amarelo. Quem soube tirar proveito foi o time de Teutônia. Faltavam 11 minutos para o fim do primeiro tempo quando Tadeu acertou o ângulo do goleiro Júnior, empatando a partida.
O gol de empate deixou o jogo equilibrado. A Católica controlava a bola, mas parava na marcação da ASTF que mirava os contra-ataques. Foi aí que apareceu o talento de Biel. O camisa 4 fez bela jogada, tabelou com Votto e chutou cruzado. 2 a 1 e fim de primeiro tempo.
O time visitante foi para o intervalo reclamando muito da arbitragem. Na segunda etapa não foi diferente. Faltas duras da ASTF e divididas fortes foram às marcas do confronto. A UCPel continuava a ter mais posse de bola. Controlava as ações ofensivas, porém, parava na marcação adversária. A história do primeiro tempo se repetiu. Para furar o bloquei da ASTF Biel tabelou com Júnior Timm e acertou um chute cruzado no ângulo de Dalton. 3 a 1 Católica.
A partir do terceiro gol a Católica foi administrando o resultado. Criou outra boa oportunidade de ampliar com Pedrinho, mas o camisa 3 não aproveitou. Com o fim do jogo chegando os visitantes se aventuraram no ataque. Chegaram a exercer uma pressão no fim e ainda fizeram um gol com Vanderlei, após, erro de Biel. Mas parou por aí. UCPel 3 a 2.