Dizem que o futebol é dinâmico. O número de jogadores do Brasil que mudaram de clube de 2011 para 2012 confirma o comentário. O Rede Esportiva fez uma pesquisa rápida. Rapidamente encontramos para onde transferiram-se 11 jogadores da temporada passada.
Principal nome do clube no ano passado, Athos, autor de gols decisivos até em Bra-Pel, foi ainda em 2011 para o Juventude. Em Caxias, faz companhia a outros ex-jogadores rubro-negros como Zulu e Eraldo. Também atua no mesmo time de Jonatas, Alan e Jardel, que passaram pelo Pelotas. Além de Bruno Salvador, com passagem pela dupla Bra-Pel.
O lateral Cláudio Roberto, protagonista Xavante na Série C, foi para o Operário Ferroviário, do Paraná. Curiosamente, o jogador será adversário de Athos. Este ano, o time de Ponta Grossa faz sua primeira participação na Copa do Brasil. O jogo de ida contra o Juventude será no dia 7 de março, no Estádio Germano Krüger.
Figuras conhecidas do Brasil nos últimos anos, Wilson e Moscatelli foram para equipes também conhecidas do clube nos últimos anos. O volante rumou para o Brasil de Farroupilha, onde disputará o Gauchão A2, podendo no futuro encontrar o ex-clube. O meia Marcelo Moscatelli está no Metropolitano, onde jogará o Catarinense.
O atacante Juba, que estava emprestado ao Brasil, retornou para o Novo Hamburgo. No Anilado, inclusive deixou sua marca na vitória da sua equipe sobre o Pelotas. Já o companheiro de posição Felipe Oliveira voltou para o futebol catarinense. O atleta defenderá o Brusque no estadual deste ano.
Ainda em Santa Catarina, foram parar o goleiro André “Ruivo” e o meia Guilherme. Eles estão no Guarani de Palhoça e no Criciúma, respectivamente. O volante Léo Medeiros, que chegou com boas credenciais ao Bento Freitas, irá defender o Guarani de Minas Gerais, time da primeira divisão do estado. Também na elite de seu estado, mas no Rio Grande do Sul, encontra-se o novo time de Kim: o São Luiz, de Ijuí.
Entre os zagueiros, Asprilla e Ronan tomaram rumos bem diferentes. O primeiro foi para o Santo André, adversário direto do Brasil na Série C 2011. O outro defensor, por sua vez, foi para o Salgueiro e pode defender o Central em 2012. Se o futebol é dinâmico, as transferências comprovam, definitivamente, esta tese.