Aproveitamento do Pelotas quase se iguala ao do ano passado

Autor(a):
Pelotas enfrenta o Cerâmica sábado

A campanha ruim do Pelotas em 2011 não é o único fator que permite comparar o ano anterior ao atual. O aproveitamento do time no Gauchão passado é muito semelhante ao que vem sendo obtido até agora no estadual de 2012. Se no pretérito o aproveitamento de pontos do Lobão foi de 35,55%, desta vez o percentual cai para 33,33%.

A relação jogos e pontos também mostra equilíbrio entre as temporadas analisadas. Em 2011, foram obtidos 16 pontos em 15 jogos. Até agora, em nove jogos disputados foram obtidos nove pontos. Tanta coincidência incide na colocação geral do Campeonato Gaúcho. A atual 13ª colocação na pontuação geral é a mesma na qual o Lobo terminou o último estadual.

Visando o Campeonato Brasileiro da Série D, o Pelotas necessitaria, faltando seis rodadas, tirar uma diferença de nove pontos para o Novo Hamburgo. O Anilado é hoje o segundo time do interior sem vaga na competição nacional, totalizando até o momento 18 pontos. O líder na classificação geral é o Veranópolis, com 19.

Se para alcançar a vaga ao Brasileiro a diferença é grande, para fugir do rebaixamento o Lobo precisará ter atenção ainda maior. Atrás do áureo-cerúleo estão somente Cerâmica (oito pontos), Ypiranga (três) e Canoas (dois). Estariam rebaixados neste momento Ypiranga e Canoas, os dois últimos da classificação geral. O próximo adversário do Lobão é o Cerâmica, na Boca do Lobo. O jogo acontece no sábado (10), às 19h.