Brasileirão Série C: Brasil vive dia de expectativa fora de campo

Autor(a):
Imagem, divulgação

A tarde desta quinta-feira (14) promete ser agitada nos bastidores do Xavante. A expectativa é de se ver resolvida a problemática que envolve a participação do Brasil na Série C do Brasileirão 2012.

O Brasil trabalha em duas frentes: uma em Porto Alegre, nas questões que envolvem o clube no Tribunal de Justiça (TJ), e outra no Rio de Janeiro, em uma reunião convocada pela CBF.

Na capital gaúcha, os advogados Adriano de Leon Soares e Eduardo da Cunha Szechi representam o Brasil no julgamento de mérito do agravo de instrumento, que liminarmente concedeu a inclusão do clube na Série C 2012. Os julgamentos no TJ começam às 14h.

Além disso, ainda na justiça comum, os advogados do Brasil pleiteiam o indeferimento de uma medida cautelar impetrada pelo Santo André.

Já na reunião com a CBF, no Rio de Janeiro, o Xavante se fará presente com o advogado André Araújo e o diretor Lúcio Collet. A reunião está marcada para as 13h.

André Araújo já está no Rio de Janeiro

“Foi um convite que partiu via Federação Gaúcha. O presidente Noveletto me ligou e perguntou quais são as nossas intenções e deixei claro que nossa ideia é a simples inclusão do Brasil na Série C” – explicou André Araújo.

Segundo Araújo, mesmo com uma vitória na justiça comum, reconhecida a autonomia da CBF, a entidade tem o poder de decidir quem disputará a Série C. Nesse caso, o clube ficaria limitado a ser ressarcido em dinheiro, além de receber a multa diária arbitrada em R$ 100.000,00.

Confira o áudio da entrevista de André Araújo para a Rádio Pelotense AM 620.
[audio:https://www.redeesportiva.com/v1/wp-content/uploads/2012/06/13-06-andre-araujo.mp3|titles=13/06 – André Araújo para Rádio Pelotense AM 620]

ENTENDA O CASO:

O clube gaúcho foi rebaixado para a Série D no tapetão e, desde então, luta na justiça para reconquistar a vaga na competição.

O Brasil teria escalado de forma indevida o jogador Cládio, na primeira partida da Série C de 2011. No entanto, o Brasil aponta uma irregularidade no processo que culminou no rebaixamento do clube. Dessa forma, a punição seria imposta pela CBF seria nula.

Esgotadas as instâncias administrativas, o Xavante recorreu à justiça comum. E nessa esfera já são seis vitórias do Brasil. Analisando os dados, a justiça ordenou a inclusão do Brasil na Série C (TJ/RS), desacolheu os embargos de declaração interpostos pela CBF (TJ/RS), rejeitou a medida cautelar proposta pela CBF (STJ/Brasília), extinguiu o processo de mandado de segurança impetrado pelo Santo André (TJ/RS), negou o agravo regimental também intentado pelo Santo André (TJ/RS) e, por fim, negou pedido de suspensão de liminar feito pela CBF (STJ/Brasília).