CBF convoca Brasil para reunião

Autor(a):
Departamento jurídico do Brasil já foi acionado

Na tentativa de solucionar os impasses existentes para o início da Série C do Brasileirão de 2012, a CBF convocou o Brasil de Pelotas e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, para uma reunião no Rio de Janeiro. O encontro está marcado para a quinta-feira (14) às 13h.

No mesmo dia, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, está previsto o julgamento de mérito do recurso de agravo de instrumento interposto pelo Brasil, na 12ª câmara cível.

As Séries C e D do Brasileirão estão suspensas desde quando o Brasil desfez na justiça comum o tapetão aplicado pelo STJD, que retirou seis pontos do Xavante, rebaixando o clube para a quarta divisão nacional. A iniciativa de paralisar o torneio foi do Santo André/SP.

Entenda o caso:

O clube gaúcho foi rebaixado para a Série D no tapetão e, desde então, luta na justiça para reconquistar a vaga na competição.
O Brasil teria escalado de forma indevida o jogador Cládio, na primeira partida da Série C de 2011. No entanto, o Brasil aponta uma irregularidade no processo que culminou no rebaixamento do clube. Dessa forma, a punição seria imposta pela CBF seria nula.
Esgotadas as instâncias administrativas, o Xavante recorreu à justiça comum. E nessa esfera já são seis vitórias do Brasil. Analisando os dados, a justiça ordenou a inclusão do Brasil na Série C (TJ/RS), desacolheu os embargos de declaração interpostos pela CBF (TJ/RS), rejeitou a medida cautelar proposta pela CBF (STJ/Brasília), extinguiu o processo de mandado de segurança impetrado pelo Santo André (TJ/RS), negou o agravo regimental também intentado pelo Santo André (TJ/RS) e, por fim, negou pedido de suspensão de liminar feito pela CBF (STJ/Brasília).