Brasil conquista empate com São Paulo fora de casa

Autor(a):

Nesta quarta-feira (8), o Brasil entrou em campo pela segunda rodada da Copa Helio Dourado. O Xavante foi até Rio Grande para enfrentar o São Paulo. Com um time considerado reserva, a equipe do técnico Rogerio Zimermann não decepcionou e conseguiu um importante empate fora de casa, pelo placar de 1 a 1, que colocou o rubro-negro na liderança do Grupo B, com 4 pontos ganhos. Dângelo para o São Paulo e Washington para o Brasil marcaram os gols da partida.

Com o empate, Xavante é o líder provisório do Grupo B

Primeiro Tempo

A partida tomou um rumo diferente logo no seu início, graças ao São Paulo, que abriu o placar aos três minutos de jogo. Após desatenção da zaga xavante, Dângelo invadiu a área pelo lado esquerdo e não perdoou Luis Muller, placar aberto no Aldo Dapuzzo. Após o gol, o Brasil acordou e começou a fazer seu futebol, tendo um volume de jogo maior e criando oportunidades para empatar a partida. A primeira chance clara veio aos 13 minutos. Galego fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Matão. O atacante que fazia sua reestreia com a camisa rubro-negra cabeceou para boa defesa do goleiro Márcio. O outro reestreante da noite, o zagueiro Cirilo, também desperdiçou uma oportunidade de cabeça, aos 21 minutos, após cruzamento de Alexandre, mas desta vez a bola foi para fora. O São Paulo assustou uma única vez após o gol, com André Gaúcho, que arriscou da intermediária para a defesa de Luis Muller.

A pressão do Brasil era grande e aos 29 minutos pintou a principal oportunidade do primeiro tempo. Carlos Farias derruba Marcio Jonatan dentro da área e o árbitro assinala pênalti. Na cobrança, Marcos Paraná bate mal e o goleiro Marcio defende a penalidade. Após o pênalti desperdiçado, o nível do Brasil caiu e o Xavante só voltou a assustar aos 43 minutos da etapa inicial, quando Alexandre cobrou uma falta para grande defesa de Márcio. E o primeiro tempo acabou assim, 1 a 0 para os donos da casa.

Segundo Tempo

No segundo tempo o Brasil seguiu em busca do gol de empate e teve sua primeira chance logo aos seis minutos. Marcio Jonatan se livra da marcação e chuta para fora com muito perigo. Aos 16 minutos, em jogada individual, Matão foi pra cima do zagueiro Carlão, levou vantagem sobre o marcador e chutou para fora. Tamanha pressão foi ter resultado aos 21 minutos da etapa complementar. O cruzamento do zagueiro Cirilo, que a esta altura ja se aventurava como lateral-direito, passou por todo mundo e encontrou Washington na segunda trave. O volante chegou com um carrinho, colocando a bola para dentro e deixando tudo igual no Aldo Dapuzzo. O Xavante teve ainda chance de virar a partida aos 23 minutos. Matão faz um cruzamento pela direita e a bola encontra Marcos Paraná que desvia de cabeça mas a bola vai para fora.

Washington fez o gol de empate do Xavante

O São Paulo acordou no jogo e começou a buscar o gol que o recolocasse na frente do placar. Tainã teve duas oportunidades de marcar. Aos 25 minutos, em chute de fora da área para grande defesa de Luis Muller, e aos 32, o atacante rubro-verde fez jogada individual, driblou os zagueiros e até o goleiro, mas na hora da conclusão chutou para fora, desperdiçando uma chance incrível. Teve tempo ainda de Marcos Denner, que entrou no lugar de Marcio Jonathan na segunda etapa, ser lançado em velocidade cara a cara com o goleiro Marcio, mas o goleiro do São Paulo se antecipou e ficou com a bola. Placar final de 1 a 1 no Aldo Dapuzzo.

Com o empate o Brasil assume a liderança isolada do Grupo B com quatro pontos ganhos. O Xavante entra em campo novamente na próxima quarta-feira (15), quando irá enfrentar o Guarany de Camaquã, em casa.

FICHA TÉCNICA:

Copa Hélio Dourado 2012

Local: estádio Aldo Dapuzzo em Rio Grande-RS

Arbitragem: Rogério Espilman, auxiliado por: Vinicius Palau e Rodrigo Macedo

São Paulo: Márcio; Julinho, Carlos Farias, Vinicius e Fabricio (Javier); André Gaucho, Dângelo, Bocha e Dudu Branco (Igor); Rafael Refatti (Jabá) e Tainã.

Brasil: Luis Muller; Eder Silva, Cirilo, Fabiano Eller(Ricardo) e Galego; Moisés, Washington, Marcos Paraná (Teti) e Alexandre; Marcio Jonathan (Marcos Dener) e Matão.

Amarelos: São Paulo: Carlos Farias e Bocha – Brasil: Moises

Gols: São Paulo: Dângelo aos três minutos do primeiro tempo  – Brasil: Washington aos 21 minutos do segundo tempo.