Xavante empata na chuva

Autor(a):
Xavante jogou sob muita chuva

Carlos Insaurriaga, GEB

Na tarde chuvosa deste domingo, o Brasil viajou até Santa Maria para enfrentar o Riograndense, no Estádio dos Eucaliptos, e empatou em 2 a 2. Os gols rubro-negros foram marcados por Willian Kozlowski, na primeira etapa, e Cirilo, no segundo tempo. Com um campo bastante alagado, a equipe do técnico Rogério Zimmermann não pode desenvolver um bom futebol, porém na força e na raça conseguiu arrancar um resultado importante longe de casa. A partida foi valida pela décima rodada da primeira fase da Copa Hélio Dourado, e com o empate, o Xavante segue na terceira colocação do Grupo B com 14 pontos ganhos e uma partida a menos do que as demais equipes. O próximo jogo do GEB na competição será o clássico Bra-Pel, marcado para domingo (23) às 16h no estádio Bento Freitas.

O jogo

A partida começou bastante disputada. Com uma forte chuva caindo sobre os Eucaliptos, deixava as jogadas bastante ríspidas. Nos primeiros minutos de partida, até granizo caiu no gramado. E foram os donos da casa que abriram cedo o placar. Logo aos 4 minutos, Tiago Duarte cortou a zaga na entrada da área, e tocou para Chiquinho, que deu um leve toque para o fundo do gol, tirando o primeiro zero do placar.

Mas não deu nem tempo de sentir o gol. Aos 6 minutos, Alex Amado foi lançado dentro da área, obrigando o goleiro Eduardo a sair nos pés do atacante. Pênalti marcado. Na cobrança, Willian Kozlowski chutou no canto direito do goleiro, empatando a partida. No chute, o meia Xavante machucou o joelho e teve que ser substituído. Cirilo foi escolhido para entrar em campo.

A chuva continuava, deixando o jogo feio e bastante disputado. Aos 25, Chiquinho cobrou falta na área, Giovani desviou de cabeça no interior da área, mas o goleiro Luiz Muller, bem posicionado, defendeu firme. Aos 35, o Periquito ampliou o marcador. Adriano foi lançado dentro da área, e na saída de Luiz Muller, o atacante deu uma cavadinha pra fazer 2 a 1 nos Eucaliptos.

Aos 38, em cobrança de falta pra área, Matão dominou e chutou, o goleiro Eduardo defendeu firme. Aos 39, no último lance da primeira etapa, Giovani ficou cara a cara com Luiz Muller e chutou forte, o goleiro rubro-negro fez grande defesa, salvando o GEB.

Na segunda etapa, a chuva deu uma trégua. A equipe Xavante partiu para o ataque, querendo empatar a partida. E não demorou muito para o gol sair. Aos 16, na cobrança de escanteio, Cirilo subiu mais que todo mundo e cabeceou, o goleiro Eduardo fez grande defesa, mas não segurou firme, e no rebote, o próprio Cirilo tocou para o fundo da rede, empatando a partida.

O gol serviu para acender mais o Brasil. Aos 25, Moisés arriscou chute de fora da área, a bola desviou na zaga e saiu raspando o travessão do Riograndense. Aos 27, na cobrança de escanteio, Matão cabeceou sozinho, mas o zagueiro do Periquito tirou a bola de cima da linha. O Riograndense nos minutos finais se atirou para o ataque, querendo o gol da vitória. Mas com um sistema de defesa bem postado, o Brasil se segurou até o apito final do árbitro, levando um bom resultado para Pelotas.

Com o empate, o GEB segue na terceira colocação do Grupo B da Copa Hélio Dourado com 14 pontos ganhos e uma partida a menos das demais equipes. E o rubro-negro entra em campo novamente pela competição estadual no próximo domingo (23) quando enfrente o grande rival Pelotas, no clássico Bra-Pel 351, a partir das 16h no estádio Bento Freitas.