Brasil goleia no BraFar 214

Autor(a):

O clássico BraFar do domingo tinha duas grandes dúvidas no ar: como o Brasil iria se portar em seu primeiro jogo oficial do ano? E o Farroupilha, que vinha com moral pela vitória na primeira rodada, iria suportar a pressão do Bento Freitas? A resposta após a partida, foi positiva para xavantes e negativa para tricolores. Sem muitas dificuldades, o Brasil ganhou do Farroupilha por 3×0 e já marcou seus primeiros pontos na tabela.

O começo da partida foi interessante. O Farroupilha como boa postura defensiva, segurava o Xavante, que tinha seu posicionamento um pouco mais adiantado do que o habitual. E chance clara de gol, aconteceu apenas aos 11 minutos, quando Alex Amado disparou pela direita e chutou cruzado, a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 20 minutos, depois de levantamento de Wender, Brasão cabeceou na trave. O Farroupilha foi ter chance, apenas na segunda metade do primeiro tempo, quando Claiton apareceu no segundo poste e chutou para fora, após cruzamento de Dione. E quando parecia que o primeiro tempo ia acabar em igualdade, o Brasil marcou. E duas vezes em apenas dois minutos. Aos 42, Wender cobrou falta e Anderson Catatau desviou contra o próprio patrimônio para fazer o primeiro do Brasil. Na súmula, o árbitro David Baquini deu o gol para o camisa sete do Xavante. E aos 44, após falha do lateral-esquerdo Juca, Brasão aumentou o marcador para o Xavante.

No segundo tempo, o Farroupilha já voltou com mudanças: Roger Bastos, entrara no lugar de Wagner Rincón para dar mais ofensividade ao Fantasma, mas de pouco adiantou. Com os mesmo problemas, o Farroupilha não conseguiu sair do bom sistema de marcação implantado por Rogério Zimmermann e não se achou na partida. O Brasil seguiu em cima, e teve duas boas oportunidades com o jovem Leandro Canhoto, em chutes de longa distância. A consistência de jogo do rubro-negro era muito superior, o jogo se tornou truncado, mas o Farroupilha pouco incomodava. Aos 33, Uillian Nicoletti desviou de cabeça para boa defesa de Luiz Muller. E foi só. Aos 40 minutos, após receber bom passe em profundidade, Márcio Jonatan decretou números finais ao clássico: Brasil 3×0.

Com a vitória, o Brasil já virou líder de seu grupo. Já o Farroupilha é o sexto colocado da chave A. O Xavante volta à campo na próxima sexta, quando enfrenta o Santo Ângelo, às 19:30 na Baixada. Já o Farroupilha vai a Rio Pardo, enfrentar o Riopardense no Amaro Kassep, no domingo às 15:30. Esta partida pode ser adiantada para o sábado.

Ficha técnica

Gauchão 2013 – Série A-2 

Brasil 3×0 Farroupilha

Data: 24 de março de 2013

Horário: 15:30

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas(RS)

Árbitro: David Baquini da Silva, auxiliado por  Claudio Gonçalves e Guilherme de Ávila Silva.

Cartões Amarelos: Washington, Wender e Brasão (B); Pedro Júnior, Claiton, Carlão e Wágner Rincon (F).

Gols: Wender(42:00/1t); Brasão(44:00/1t) e Márcio Jonatan(42:00/2t)

Brasil: Luiz Muller; Ricardo Schneider, Cirilo, Fernando Cardozo e Edu Silva; Leandro Leite, Washington, Wender e Leandro Canhoto (Maicom Sapucaia); Alex Amado (Marcio Jonatan) e Brasão (Gustavo Papa). Técnico: Rogério Zimmermann.

Farroupilha: Fabiano; Pedro Júnior, Claiton, Uillian Nicoletti e Juca; Carlão, Wágner Rincón (Roger Bastos), Dione e Braem Adams (Jabá); Juliano e Anderson Catatau (Berg). Técnico Luizinho Vieira.

Eduardo Torres