Montanelli avalia o ano e planeja Gauchão 2014

Autor(a):

Reportagem: Nativa 12 Horas

O vice-presidente de futebol do Brasil, Cláudio Fabrício Montanelli, concedeu entrevista para o programa Nativa 12 Horas e fez uma avaliação do Rubro-Negro em 2014; do acesso à Série A do Gauchão ao planejamento para a primeira divisão de 2014.

Sorteio dos grupos
“É um sorteio, não temos muito o que falar. Ademais, muitas vezes pensamos em uma chave para projetar adversários e acaba não se dando bem. Então temos que jogar com aqueles que foram definidos. O importante é que se consiga montar um grupo e que se possa dar tranquilidade para fazer um bom campeonato”.

Adversários e orçamento
“Aí tem um pessoal que está parado, que não tem compromisso, não tem despesa e muitas vezes nem torcida tem, pega uma cota integral [de patrocínio da TV] e faz futebol.

E nós, de outro lado, viemos de um ano exaustivo, embora de muito sucesso, pois conseguimos retornar [à série A do Gauchão], conseguimos jogar a Copa do Brasil e ter o melhor aproveitamento daqueles que participaram no segundo semestre, cerca de 70%.

Então, penso que aquilo que o Brasil fez dentro de campo foi maravilhoso. O problema é que isso gera dívidas, ou melhor, gera despesas e a gente chega no Gauchão já “sofrendo”, digamos assim, para empatar as contas de 2013.

Essa é uma condição bem diferente de quem não está fazendo nada. Aí saem contratando jogadores, inflacionando o mercado e em abril esses atletas estão todos parados. Infelizmente clubes como os nossos aqui de Pelotas jogam o ano inteiro e têm sempre uma despesa a mais”.

A base de grupo
“Em um campeonato em que se tem 15 jogos na corrida é preciso ter um grupo mais consistente, inclusive numericamente falando. Creio que o Rogério [Zimmermann] nos deu uma enorme segurança e ele é um sustentáculo interessante nesse processo, junto com a comissão técnica, o Passarino, o João, o André Guerreiro no departamento médico. O Brasil está muito bem servido nesse sentido.

A questão agora é conseguirmos encaixar, completar as peças que já sabíamos que estavam faltando, mas necessita o final dos campeonatos para poder organizar para 2014″

Vídeo da TV Nativa – 19/11/2013

Programa: Nativa 12 Horas (de segunda a sexta, a partir das 12h)
TV aberta: canal 18
Net: canal 10
Viacabo: canal 16