Washington: suspenso ou liberado?

Autor(a):

“Até uma criança de cinco anos sabe que tem gol qualificado em uma final”. Foi o que comentou Francisco Novelleto, presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e futuro concorrente ao cargo máximo na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em entrevista após a polêmica final da Copa Sul-Fronteira 2013, quando o Pelotas venceu o Brasil no critério de desempate do gol qualificado, mesmo que as formas de desempate estivessem ausentes no regulamento da competição.

Baseado na declaração do presidente da FGF, também podemos crer que até uma criança de cinco anos sabe que caso um jogador ou clube tenha sido punido na última partida da competição ou após, a punição é cumprida no campeonato posterior da Federação que o organiza.

Foi assim com Gilmar, expulso na já citada final da Copa Sul-Fronteira 2013. O centroavante do Pelotas cumpriu a suspensão automática na semifinal da Supercopa, quando o Lobo enfrentou o Novo Hamburgo. O mesmo aconteceu com Bruno Salvador, Igor e Digão, que acumularam três cartões amarelos e também ficaram de fora do confronto com o Noia.

Também foi assim com Ronaldinho Gaúcho, que cumpriu suspensão automática na estreia da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 por ter sido expulso na Copa das Confederações de 2003.

Será da mesma forma com Mandzukic, atacante da Cróacia, expulso no duelo que garantiu os croatas no Mundial 2014, diante da Islândia pela repescagem. Ele está fora do jogo de abertura da Copa do Mundo contra a Seleção Brasileira.

E no caso mais marcante, de maneira semelhante que o Brasil foi rebaixado da Série C para a Série D do Brasileirão, em 2011. O Xavante utilizou o atleta Claudio de forma irregular, pois ele ainda tinha pendente o cumprimento de uma suspensão automática da Série C de 2010.

Caso Claudio: lateral não cumpriu suspensão e Brasil foi punido com perda de pontos

Caso Claudio: lateral não cumpriu suspensão e Brasil foi punido com perda de pontos

Seguindo a lógica e mais uma vez se baseando no presidente Noveletto, entendemos que o meia Lucas, do Pelotas, e o zagueiro Thales, do Internacional, expulsos na Recopa Gaúcha 2014 cumprirão suspensão automática na primeira rodada do Campeonato Gaúcho, correto? Incorreto, a resposta é não. Eles estão liberados, informou o secretário geral do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da FGF, César Cabral. O Lobão inclusive recebeu um ofício autorizando a utilização do jogador na partida contra o Esportivo.

Mas lembram da final da Copa Sul-Fronteira 2013? Sim, vamos retornar para lá. Já citamos que o centroavante Gilmar, do Pelotas, recebeu cartão vermelho. Sua expulsão decorreu de uma confusão com Washington, volante do Brasil, que também foi mandado para rua. “Alertei o técnico Rogério Zimmermann que o Washington deve cumprir suspensão contra o Cruzeiro”, disse Eduardo Szechir, vice-presidente jurídico do Xavante em entrevista ao programa Papo da Bola da Rádio Universidade 1160 AM. Ainda que o clube não tenha recebido nenhuma notificação e o TJD da FGF, na representação de César Cabral, tenha informado que o volante rubro-negro está liberado para atuar, Szechir tem um pé atrás com o caso. Por precaução, Zimmermann optou por não utilizar Washington entre os titulares no treinamento coletivo da última quarta-feira (16).

Campeão do returno da Copa Fronteira Sul será definido em uma terça-feira (Foto: Marcelo Campos)

Confraria da FGF: regulamento das competições sempre apresenta algum erro. (Foto: Marcelo Campos)

Na dúvida, buscamos sempre o regulamento. O Parágrafo 2º do Artigo 68º do Regulamento da Supercopa 2013, que afirma que “o atleta punido com suspensão automática oriunda de cartões vermelhos ou 3º amarelo infligidas de qualquer Campeonato e Copa descrita nesse regulamento, cumprirá tal suspensão na Supercopa Gaúcha”. Ou seja, como o Brasil – ainda que tenha insistido – não participou da Supercopa 2013, Washington não pôde cumprir a suspensão automática.

A Recopa Gaúcha não teve regulamento disponibilizado e no do Campeonato Gaúcho 2014 não há nada que explique o caso. Essa novela certamente será resolvida nos próximos dias, mas fica o questionamento: quando teremos um campeonato organizado pela FGF sem dúvidas no regulamento?