Pelotas perde de 3 a 0 para o Caxias e está matematicamente rebaixado

Autor(a):
Pelotas está matematicamente rebaixado no Gauchão (foto: Vinicius Conrad - AI ECP)
Pelotas está matematicamente rebaixado no Gauchão (foto: Vinicius Conrad – AI ECP)

O Pelotas está matematicamente rebaixado do Gauchão. A equipe de Barbieri enfrentou o Caxias, na Boca do Lobo, nesta quarta-feira (12) e sofreu uma goleada de 3 a 0.

O Lobão cometeu os mesmos erros das rodadas passadas e criou pouquíssimas chances de gol. O Caxias dominou a partida todo primeiro tempo e grande parte do segundo. A equipe da Serra só aliviou após o terceiro gol, marcado aos 7 do segundo tempo.

Os gols do Caxias foram marcados por Julio Madureira, Thiago Santana e Wallacer. Com o resultado, o Pelotas estaciona nos oito pontos e não tem mais chances de escapar do rebaixamento, já que o Esportivo – último clube a não cair – soma 13 pontos. Como o Lobão tem apenas mais um jogo pela frente, pode chegar apenas nos onze.

O julgamento do Esportivo por causa dos atos racistas contra o Márcio Chagas acontece na quinta-feira (13). Se o time de Bento perder os três pontos da partida contra o Veranópolis, o Lobão volta a ter chances matemáticas de escapar da degola. No entanto, precisaria vencer o Grêmio, em Porto Alegre, na última rodada.

Com o rebaixamento matemático, os torcedores da social deixaram o estádio revoltados. Inclusive ameaçando jogadores presentes nas cativas. Durante o intervalo houve um protesto pedindo a saída do presidente Ítalo Gomes.

O JOGO
Pressionado pela iminência do rebaixamento, o Pelotas entrou em campo no 3-6-1. Barbieri adiantou os alas Michel e Alex e tentou exercer uma marcação pressão em cima do Caxias. Porém, com apenas Sandro Sotilli centralizado na frente, O Lobão não teve ímpeto para segurar o toque de bola da equipe visitante. Melhor na partida desde o começo, a equipe da Serra trocava passes rápidos e rondava a área áureo-cerúlea. A saída da defesa foi cometer diversas faltas na intermediária.

A primeira finalização do Lobão veio com Mithyuê. O meia era quem mais buscava jogo no ataque e arriscou da entrada da área aos 9 minutos. O chute saiu fraco pela linha de fundo, sem assustar o goleiro Douglas.

CAXIAS ABRE O PLACAR
Aos 10 minutos veio o primeiro gol do Caxias. Em bola alçada na área, a zaga do Pelotas bateu cabeça. Julio Madureira ficou com a sobra, fintou Pedrão e chutou no cantinho. Roger tentou segurar a bola, mas acabou botando ela para dentro do gol.

Mesmo com o 1 a 0, o Caxias continuou indo para cima. Com mais posse de bola e mais ímpeto ofensivo, o time da Serra levava perigo em jogadas de toques rápidos. Aos 24 minutos, chance de perigo. Thiago Santana driblou Pedrão e arriscou da entrada da área. A bola passou perto do gol de Roger.

THIAGO SANTANA AMPLIA O ESCORE
Quando o Pelotas tentou jogar no campo ofensivo do Caxias foi penalizado com o segundo gol. Em contra ataque rápido, Bebeto pegou a zaga voltando e fez o cruzamento da intermediária. Julio Madureira deixou a bola passar para Thiago Santana. O camisa nove chutou, a bola desviou no caminho e matou Roger. 2 a 0 Caxias. O segundo gol abateu o Pelotas. Para tentar um novo ânimo, Barbieri sacou o ala Alex e colocou o jovem Carlos Gato, ainda na primeira etapa.

NO COMEÇO DA SEGUNDA ETAPA, WALLACER MATA O JOGO
Logo no primeiro lance de perigo do segundo tempo, aos 7 minutos, Wallacer decretou a vitória do Caxias. Após troca de passes, o lateral Alisson Gaúcho foi ao fundo e cruzou rasteiro para o meia. De primeira, Wallacer disparou um bonito chute, na gaveta de Roger. Com um golaço, o Caxias matou o jogo.

Depois do terceiro gol, os visitantes diminuíram o ímpeto ofensivo e o Pelotas conseguiu trocar passes no campo ofensivo. As principais jogadas do Lobão vinham pelo lado direito, com Michel e Carlos Gato. O guri entrou bem e arrancou aplausos da torcida, que estava impaciente com o restante do time.

Aos 12 minutos, Gato quase fez o de honra do Lobão. Sotilli tocou para o atacante arriscar da entrada da área. A bola passou com perigo pelo gol de Douglas. Na sequência, o volante Baiano carimbou a trave de Roger.

Aos 32 e 33 minutos, duas chances para tirar o zero do placar. Na primeira, Tiago afastou mal e a bola sobrou para Sandro Sotilli. Livre dentro da área, o matador chutou alto, obrigando Douglas a fazer grande defesa. No lance seguinte, Gadelha desviou cruzamento de cabeça e por pouco não marcou.

Sem forças e abatido pelo rebaixamento, o Pelotas não conseguiu criar mais nada. Com a classificação em segundo lugar no grupo B garantida, o Caxias esperou o tempo passar. O jogo terminou 3 a 0 para o time da Serra.

FICHA TÉCNICA

PELOTAS 0 X 3 CAXIAS

Local: Boca do Lobo

Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por José Eduardo Calza e Paulo Ricardo Conceição

Gols: Julio Madureira, Thiago Santana e Wallacer (Caxias)

Cartões Amarelos: Turuçu e Pedrão (Pelotas)

Cartão Vermelho: Lucas Bahia (Pelotas)

Pelotas: Roger; Lucas Bahia, Pedrão e Turuçu; Miche, Igor, Jefferson Costa, Libano (Mikael), Mithyuê (Gadelha) e Alex (Carlos Gato); Sandro Sotilli. Técnico: Luiz Carlos Barbieri

Caxias: Douglas; Bebeto, Tiago, Leo Korte e Alisson Gaúcho; Baiano, Alisson (Edmilson), Rafael Carioca (Karl) e Wallacer; Julio Madureira e Thiago Santana (Mailson). Técnico: Beto Campos