No primeiro coletivo, o 4-2-3-1

Autor(a):

Foi uma prévia, inclusive com a ausência de Bruno Renan – com dores musculares. No entanto, neste sábado (28) já foi possível perceber um esboço do que será o Pelotas no segundo semestre de 2014. Em treinamento coletivo que durou cerca de 50 minutos, Julinho Camargo armou a equipe no 4-2-3-1 (4-4-1-1 sem a bola), pode observar as ações táticas treinadas nos últimos dias, cobrou de seus atacantes pressão na saída de bola e contra-ataques rápidos. Resultado: poucos espaços e 1 a 0 para os titulares.

Foto: Pedro Antunes

Antes do primeiro coletivo, atletas recebem as orientações da comissão técnica (Foto: Pedro Antunes)

No gol, Mateus Cavichiolli foi o escolhido. Na defesa, uma linha com Márcio Gabriel, Bruno Salvador, Edson Borges e Anderson Luis. Na metade do trabalho, Bruno Salvador deu lugar a Tiago Gasparetto. O zagueiro ex-Veranópolis entrou no lado esquerdo da zaga, passando “Borjão” para a direita.

No meio campo, Marcos Rogério e Escobar são os donos das posições centrais. Não há definição de quem é o primeiro e o segundo volante, os dois fazem a movimentação de vai e vem. Mais a frente, uma linha com Claytinho, Jefferson Luis e Jhonatan. Jefferson é quem tem a confiança do treinador para ser o camisa dez, o armador centralizado. Foi possível ouvir no treino gritos de “vem armar, Jefferson, vem armar!”. Ele também é o que mais se aproxima do centroavante Éber. Pelos lados, Claytinho (canhoto) na direita e Jhonatan (destro) na esquerda. Pés invertidos, puxando a marcação para dentro, favorecendo o avanço dos laterais. Sem a bola, compõem uma linha de quatro no meio campo, ao lado de M.Rogério e Escobar.

Bruno Renan realizou sua primeira atividade, coordenado pelo preparador físico Luciano Ilha (Foto: Rádio Brapel)

Bruno Renan, com dores musculares, foi poupado (Foto: Rádio Brapel)

A meia ofensiva foi onde Julinho Camargo mais testou alternativas com o decorrer do coletivo. Diego e Willian Leandro, que iniciaram entre os reservas, foram para os titulares na segunda parte. W.Leandro, inclusive, tendo boa participação. O zagueiro Pedrão e o lateral-direito Bruno Mazzuchello também estiveram entre os titulares.

No 4-2-3-1, o primeiro esboço teve: Matheus Cavichiolli; Márcio Gabriel, Bruno Salvador, Edson Borges e Anderson Luis; Marcos Rogério e Escobar; Claytinho, Jefferson Luis e Jhonatan; Éber.

Nos reservas: Bruno Hepp; Bruno Mazzuchello, Pedrão, Tiago Gasparetto e André; Diego, Tiago Gaúcho, Mikael e Willian Leandro; Cleiton e Carlos Gato.

Roger Kath e Patrick Turuçu ficaram de fora. Bruno Renan, com dores musculares, foi poupado.