Raio-X: como a Dupla chega à Série D

Autor(a):

O sonho de um calendário cheio com competições nacionais chegou à cidade. Brasil e Pelotas conquistaram vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro e após alguns meses de preparação, chegou a hora do tão sonhado torneio. Faltando uma semana para as estreias das equipes pelotenses na 4ª Divisão nacional, o Rede Esportiva faz uma análise de como chegam xavantes e áureo-cerúleos para o certame.

Como Brasil e Pelotas chegam à Série D? O Rede Esportiva explica (Foto: Pedro Antunes - AI ECP)

Como Brasil e Pelotas chegam à Série D? O Rede Esportiva explica (Foto: Pedro Antunes – AI ECP)

MÉDIAS DE IDADE

Cleiton, com 18 anos, é o jogador mais jovem entre os dois elencos (Foto: Divulgação)

Cleiton, com 18 anos, é o jogador mais jovem entre os dois elencos (Foto: Divulgação)

Na Boca do Lobo, Éber é o jogador mais experiente do grupo, com 32 anos. O meia Cleiton, de 18 anos, é o jogador mais jovem do grupo e da Dupla.

Pelotas e Brasil tem grupos distintos em relação a idade. A média dos 28 jogadores que formam o elenco rubro-negro alcança os 29 anos. Enquanto os 27 jogadores do grupo áureo-cerúleo chegam aos 26 anos.

Entre os jogadores titulares, as diferenças seguem. Considerando as equipes utilizadas nos amistosos e testes, a equipe titular do Brasil tem a média de idade de 31 anos. Já os considerados titulares de Julinho Camargo alcançam a média de 28 anos.

No Brasil, o jogador mais experiente do grupo é o meio-campista Márcio Hahn, de 37 anos. Já o zagueiro Ricardo Bierhals é o caçula no vestiário xavante, com 22 anos.

AMISTOSOS E TESTES

O Brasil chega com mais moral entre sua torcida em relação ao Pelotas, tendo em vista os testes que ambas as equipes realizaram na preparatória.

O Xavante empatou em 0 a 0 com o Novo Hamburgo (em casa) e em 1 a 1 com o Juventude (fora de casa), além de vencer Brasil de Farroupilha e São José sub-20.  No último sábado (12), em casa, o rubro-negro venceu pelo placar de 2 a 1 o Grêmio sub-20, encerrando a pré-temporada com três vitórias e dois empates.

Em contrapartida, o Pelotas realizou apenas dois testes e foi derrotado em ambos. No primeiro, 1 a 0 para o Trianon, equipe amadora de Canguçu. No segundo teste, 2 a 0 para o Internacional, em jogo-treino realizado no CT Parque Gigante.

Felipe Garcia estreou como titular na vitória sobre o Grêmio sub-20 (foto: AI GEB)

Felipe Garcia estreou como titular na vitória sobre o Grêmio sub-20 (foto: AI GEB)

O Lobão ainda ferá nesta terça (15) um amistoso diante o Cerâmica. Será o último teste do Pelotas antes da estreia na Série D contra o Penapolense-SP, no próximo domingo (20).

FORMAÇÕES TÁTICAS

Julinho e Rogério vêm trabalhando com duas formações muito parecidas, nesta reta final de preparação. Julinho vem trazendo o tradicional 4-2-3-1, enquanto Rogério tem apostado no 4-3-3.

Enquanto a equipe de Julinho tem uma linha de três meias muito bem definida com os canhotos Claytinho pela esquerda, Jhonatan pela direita e Jéfferson Luís centralizado, Rogério trabalha com um trio de ataque com muita movimentação, formado por Felipe Garcia, Alex Amado e Nena.

Em certos momentos, Nena deixa a faixa central e caindo pelas beiradas do campo , trocando de posição com outros atacantes e abrindo espaços para a chegada de Márcio Hahn, que chega como elemento surpresa. Foi assim no segundo gol do Brasil, no amistoso contra o Grêmio sub-20.

 

(Reprodução: this11.com)

(Reprodução: this11.com)

ADVERSÁRIOS

Londrina se sagrou campeão paranaense e enfrentará o Lobo, na Série D (foto: Divulgação)

Londrina se sagrou campeão paranaense e enfrentará o Lobo, na Série D (foto: Divulgação)

Brasil e Pelotas cairam, respectivamente, nos grupos A7 e A8 da competição. Os destaques ficam para os campeões paulista e paranaense – Londrina e Ituano.

O Brasil encara logo em sua estreia o Ituano, equipe mais badalada da competição. Atual campeão paulista, o Galo de Itu desmontou a base da equipe que conquistou o maior título da história do clube, mas com a situação financeira agraciada pela grande conquista, promete montar uma equipe muito competitiva. Depois, o Xavante também enfrenta o Cabofriense, uma das principais equipes do interior do Rio de Janeiro, longe da Baixada, pois foi punido com a perda de um mando de campo.

O Maringá, vice-campeão paranaense vem embalado pela boa campanha e promete fazer bonito na competição nacional. Já o Guarani de Palhoça aparece como azarão do grupo, já que coincidirá a Série D do Brasileiro com a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Catarinense.

Ituano foi campeão paulista e enfrenta o Xavante, logo na estreia da Série D (foto: Divulação)

Ituano foi campeão paulista e enfrenta o Xavante, logo na estreia da Série D (foto: Divulgação)

O Pelotas tem na estreia uma das paradas mais duras da primeira fase: Penapolense, semifinalista do Campeonato Paulista 2014. Na sequência, o Lobão enfrenta a dura viagem até Saquarema, no Rio de Janeiro, para enfrentar o Boavista.

Destaque fica para o embate contra o Londrina, campeão paranaense, que manteve a base do primeiro semestre. O Metropolitano, de Blumenau, vêm forte, tendo realizado bons testes, inclusive vencendo o time titular do Internacional por 2 a 1.

OPINATIVA

Após disponibilizar este “raio-x” da Dupla, o Rede Esportiva quer saber a sua opinião. Quem vai mais longe na Série D? Brasil ou Pelotas? Vote e use a ferramenta de comentários para deixar sua opinião e análise.

Quem vai mais longe na Série D do Campeonato Brasileiro?

  • Brasil (60%, 3 Votos)
  • Pelotas (40%, 2 Votos)

Total Voters: 5