Raio-X: conheça o Ituano, primeiro adversário do Xavante na Série D

Autor(a):

Centro de Treinamento padrão FIFA, categorias de base forte e bicampeão paulista. Estas são as credenciais do Ituano, primeiro adversário do Brasil na Série D do Brasileirão. Longe da competição nacional há cinco anos, o time de Itu é presidido pelo ex-jogador Juninho Paulista e aposta em um elenco jovem para conseguir manter o mesmo padrão do primeiro semestre. No estadual, o clube sagrou-se bicampeão paulista ao bater o Santos na final do torneio. Nos amistosos preparatórios para a Série D, empatou três partidas e venceu a última, contra o São Bento.

Juninho Paulista, revelado pelo clube na década de 90, é o atual presidente (Foto: Lancenet)

Juninho Paulista, revelado pelo clube na década de 90, é o atual presidente (Foto: Lancenet)

O Ituano foi fundado em 1947 por funcionários da rede ferroviária, sendo inicialmente chamado de Associação Atlética Sorocabana. O nome atual, Ituano Futebol Clube, surgiu em 1990, ano em que o clube disputou pela primeira vez a divisão principal do Paulistão. No ano de 1994, retornou para a divisão de acesso; em 2001, o time de Itu voltou à elite do futebol de São Paulo e logo no ano seguinte levantou pela primeira vez o caneco de campeão paulista, fato que veio a repetir neste ano. As partidas do Ituano são mandadas no estádio municipal Doutor Novelli Júnior, que após reformas realizadas em 2010, possui capacidade para 19 mil pessoas (todas sentadas).

Ituano Campeão Paulista 2014

Dos times da chave do Xavante, o Ituano é o que teve melhor desempenho no primeiro semestre de 2014. Comandado pelo técnico Doriva e com um elenco modesto, fez um grande Campeonato Paulista.

Dono da melhor defesa da competição (na primeira fase foram apenas 10 gols sofridos em 15 jogos), o Ituano não possuía, no entanto, um ataque consistente. Com apenas 16 gols marcados, teve a quinta pior artilharia da fase inicial do Paulistão.

Para ser campeão, teve que passar por cima de três clubes gigantes do futebol brasileiro. Na fase de grupos deixou para trás o Corinthians, enquanto na semifinal eliminou o Palmeiras após vencer por 1 a 0 e na final bateu o Santos, com uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar. Nos pênaltis, conquistou o bicampeonato Paulista, feito inédito para equipes do interior do estado.

ELENCO PARA A SÉRIE D

Com o título paulista, veio também a vaga para a Série D. A expectativa era que tanto o treinador Doriva, quanto os principais

Elenco que disputará a Série D

Elenco que disputará a Série D

jogadores do elenco deixassem o clube. O que, de certa forma, aconteceu. O treinador largou o clube para treinar o Atlético Paranaense, logo após ter iniciado os trabalhos de preparação para a Série D. Em seu lugar assumiu Fahel Junior, ex-treinador do Rio Claro.

Com um elenco jovem (a média de idade é de 23 anos), o Ituano manteve 16 jogadores da campanha do Paulistão (apenas dois eram titulares), promoveu jogadores da base, contratou sete reforços e deu chance aos reservas. A defesa titular, principal trunfo no Paulistão, foi toda embora para disputar a Série B do Brasileirão. As vagas deixadas foram repostas por jovens revelados pelo clube e também por reservas no estadual.

A manutenção do time vencedor está no meio-campo. Gercimar, Jackson Caucaia, Cristian (principal nome do time e herói do título Paulista) e Marcelinho (autor do gol na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras) continuam no elenco e devem ser titulares na Série D. Destes, apenas Caucaia e Cristian eram titulares no estadual, apesar de Gercimar e Marcelinho terem aparecido com frequência nas partidas.

O ataque, principal carência do Ituano no primeiro semestre, se reformulou. O clube aposta em Ricardinho, atacante experiente de 28 anos, e Marcão, de 20 anos, prata da casa e artilheiro do clube em 2013.  No último amistoso preparatório, Ricardinho, mais novo contratado, balançou as redes e deu a vitória para a equipe de Itu.

TIME BASE

Volante Gercimar, um dos remanescentes do Paulistão (Foto: Sérgio Pais, Globo Esporte)

Volante Gercimar, um dos remanescentes do Paulistão (Foto: Sérgio Pais, Globo Esporte)

No dia 13 o Ituano realizou o último amistoso antes da estreia na Série D contra o Rubro-negro. A equipe bateu o rival São Bento por 1 a 0, gol marcado por Ricardinho. Os outros três amistosos feitos, contra Bragantino, XV de Piracicaba e Audax (todos times da divisão de elite do Paulistão) terminaram empatados.

Contra o São Bento, o técnico Fahel Junior utilizou a escalação que deve ir a campo no próximo sábado, às 15h, contra o Xavante. Diego; Alex, Luizão, Airton e Júlio Lopes; Gercimar, Samuel, Jackson Caucaia e Marcelinho; Claudinho e Ricardinho, foram os onze que iniciaram o jogo. Cristian, principal jogador do clube, foi poupado no amistoso, mas pode aparecer no meio-campo na estreia da Série D. Destes, apenas Júlio Lopes, Luizão, Samuel e Ricardinho não disputaram o Paulistão pelo Ituano.

Ao site oficial do clube, o técnico Fahel Junior disse estar satisfeito com o desempenho tático do time. O treinador elogiou a evolução do conjunto e declarou que espera um jogo truncado contra o Brasil. A diretoria mobilizou a torcida com promoção do agasalho para entrar no jogo e a expectativa é de um bom público.

DESTAQUES

cristianTradicionalmente, o Ituano é um time que aposta nas categorias de base. No início da década de 90, revelou Juninho Paulista, pentacampeão do mundo em 2002 e que agora é presidente do clube. Mesclando jogadores da base com os mais rodados, a aposta é em uma defesa sólida e em atletas identificados.

Cristian é o principal destaque do elenco. Com 34 anos e natural de Uruguaiana, o meia teve passagem pelo Cerâmica no futebol gaúcho, em 2013. Antes disso, jogou 3 temporadas pelo Palmeiras e defendeu Coritiba, Paraná e Guarani na Série A do Brasileirão. Neste ano, foi autor do gol do título paulista contra o Santos.

Além de Cristian, Jackson Caucaia e Marcelinho – autor do gol na semifinal contra o Palmeiras, em partida que terminou 1 a 0 para o Ituano – são dois remanescentes do Paulistão que dão esperanças ao torcedor. Marcelinho, emprestado pelo Karpat da Ucrânia, foi revelado pelo Corinthians, onde foi artilheiro da Copa São Paulo de 2009. O meia-atacante era considerado o 12º jogador no estadual e deve começar a Série D como titular. 

MISSÃO XAVANTE

A missão Xavante na estreia da Série D não é nada fácil. Enfrentar o campeão paulista, detentor de uma estrutura de primeiro escalão, fora de casa, está longe de ser o primeiro desejo do torcedor. No entanto, o Brasil vem de um grande campeonato Gaúcho e manteve boa parte do elenco. A partida será no estádio Doutor Novelli Júnior em Itu, às 15h deste sábado (19). O duelo Rubro-negro promete!