Da base ao Rio de Janeiro: Pelotense Matheus Leiria aparece no Fluminense

Autor(a):

Matheus Leiria dos Santos, 19 anos. Um sonho: torna-se jogador de futebol. Escolha: por paixão. Uma realização: estar em campo.

Criado na Cohab 2, o guri de Pelotas traçou um objetivo. Mesmo com as dificuldades da vida, ele continua lutando para chegar ao topo. O meia atacante, atualmente, mora no Rio de Janeiro, onde joga nas categorias de base do Fluminense. Matheus Leiria, o pelotense apaixonado pelo futebol.

– Escolhi por paixão, porque minha realização é estar em campo. Vencer ou perder faz parte do crescimento, mas desistir nunca – afirmou o garoto em entrevista ao REDE ESPORTIVA.

Mattia Pistoia
Pelotense Matheus Leiria, aos 19 anos, está no Fluminense (Foto: Mattia Pistoia)

COMEÇO DIFÍCIL

O sonho de um dia ser jogador de futebol começou aos 8 anos de idade. Matheus Leiria passou a treinar na “escolinha” do Treze Futebol Clube, localizada na Guabiroba e Fragata.

Ainda garoto dividia o tempo entre os estudos pela manhã e o futebol à tarde. Com dificuldades financeiras para deslocar-se de ônibus diariamente para os treinos na escolinha, Matheus expôs ao treinador a situação.

– O Beto (técnico do Treze) perguntou onde eu morava e disse que passaria a me buscar todos os dias. Ele acreditava no meu potencial e disse que gostaria de contar comigo no time. Jogamos um campeonato de sete no laranjal, fomos campeões e eu fui goleador – afirmou o jovem.

FARROUPILHA, O PRÓXIMO DESTINO

Paulo Chapolim, técnico das categorias de base do Farroupilha, assistiu o garoto em um campeonato no CT Bancário e o convidou a integrar a base Tricolor.

– Fiquei muito feliz, mas logo vieram as dificuldades. Eu teria que pagar a mensalidade e precisaria pegar quatro ônibus por dia. Não tínhamos condições. Eu teria que desistir, mas o Chapolim me mandou treinar, porque daria um jeito – disse Matheus que além do Farroupilha continuava no futsal do Treze.

Pelo Farroupilha, Matheus Leiria foi campeão Citadino, Regional e Praiano, onde foi o goleador. Além disso, disputou a Copa Cidade Verde de Três Coroas.

JUVENTUDE DESCOBRE O GAROTO

Aos 11 anos, pelo Farroupilha, Matheus Leiria disputou em Três Coroas o maior campeonato de base do país. Na fase mata-mata o Tricolor perdeu de goleada para o Juventude, 5 a 1. Observadores da equipe de Caxias gostaram do garoto e o levaram para a Serra.

A saudade da família quase impediu a permanência no Juventude, mas Matheus Leiria mostrava desde pequeno a habilidade em driblar as dificuldades.

– Era o primeiro passo para realização do meu sonho. Mas, eu chorava muito querendo ir embora, pois era a primeira vez que ficava longe da minha família. Treinava na maior felicidade, mas sempre chorava de saudade (risos). Com o tempo fui acostumando e foi melhorando e superei isso – falou Matheus.

APÓS A SERRA, O INSUCESSO NA CAPITAL

Matheus Leiria com a camisa do Progresso
Matheus Leiria com a camisa do Progresso

Um ano e meio no Juventude e o guri de Pelotas retorna a cidade natal, mas não por muito tempo. O Internacional demonstrou interesse em Matheus Leiria, que foi a Porto Alegre realizar um teste. Sete dias e uma triste notícia.

– Passei uma semana lá e me disseram que era bom jogador, mas pequeno e magrinho. Era pra eu seguir treinando e voltar em um ano. Foi um balde de água fria – revelou.

PROGRESSO COMO TRAMPOLIM E NOVO INTERESSE DO INTER

Após uma passagem de um ano pelo Cerâmica, Matheus retornou a Pelotas. Em 2011, aos 15 anos, foi convidado pelo seu atual empresário e responsável pelo Progresso, Alcione Dorneles, a jogar no clube pelotense. No progresso, foi campeão citadino e regional e foi semifinalista do Gauchão.

No ano seguinte nova boa campanha e o como resultado um novo interesse do Internacional.

– Em 2012 joguei alguns jogos do Gauchão e novamente surgiu interesse do Inter. Fui para Porto Alegre e treinei lá, mas não poderia jogar porque eu já havia atuado pelo Progresso na competição.  Então fiquei só treinando e jogando amistoso . Então acabei voltando para jogar a reta final no Progresso e saímos na semifinal para o Inter – completou.

O ZEQUINHA NA VIDA DE LEIRIA

No São José, Matheus Leiria disputou o Brasileiro sub17
No São José, Matheus Leiria disputou o Brasileiro sub17

Depois de algumas passagens pelo Progresso e Internacional, o São José demostrou interesse no futebol de Matheus Leiria. A equipe de Porto Alegre estava montando o time para a disputa do Campeonato Brasileiro sub17 e encontrou no meia atacante uma qualidade diferenciada.

– Viajei para Porto Alegre 20 dias antes de começar o brasileiro. Cheguei lá no São José e vários jogadores estavam fazendo peneira, eram muitos meninos buscando uma oportunidade. Graças a Deus no meu primeiro treino já enchi os olhos do treinador e fiquei – contou Matheus.

No São José, Matheus foi o camisa 10 titular no Campeonato Brasileiro sub17. Na Copa Santiago chegou a fase semifinal. Os bons jogos resultaram em seu primeiro contrato profissional.

– O São José conversou comigo para assinar contrato profissional. Acertaram com meu empresário e foi aí que eu assinei meu primeiro contrato profissional. Foi um sonho ali assinando aquele contrato – falou o garoto.

RIO DE JANEIRO NO CAMINHO

Após o contrato profissional assinado com o São José, surgiu o interesse do Fluminense. Os dois clubes firmaram uma parceria e Matheus Leiria foi emprestado ao clube carioca em 2013.

Desde 2013, o pelotense está no Fluminense
Desde 2013, o pelotense está no Fluminense (Foto: Mattia Pistoia

– Cheguei em maio no fluminense.  Em 20 dias já estava viajando para a Alemanha na disputa de dois torneios. Foi um sonho. Eu sonhava e pensava em viajar para fora do  país, mas quando acontece a gente nem acredita. Em dois campeonatos chegamos em duas finais e conquistamos um título – comemorou o pelotense.

No entanto, a grande oportunidade apareceu na Copa do Brasil sub20.

– No primeiro jogo contra o ABC em natal, 0 a 0, fiquei no banco. No jogo da volta no Rio, um Jogador estava suspenso e o outro machucado. Assim surgiu a oportunidade, a maior pressão. Era o momento para mostrar a minha cara no clube. Nem dormi direito na noite anterior do jogo, porque fiquei muito ansioso. No fim fomos para o jogo, ganhamos por 3 a 0. Fui escolhido o melhor da partida. Estava numa felicidade que na noite depois do jogo não consegui dormir devido a minha felicidade – disse Matheus Leiria.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS LANCES DO JOGO

Em novembro de 2013, Matheus foi relacionado para disputar um torneio na Itália. Viagem para Europa e retorno com o título

A PERDA DO PAI E A CONTINUAÇÃO DO SONHO

Matheus Leiria campeão com o Fluminense na Itália
Matheus Leiria campeão com o Fluminense na Itália

Com o retorno ao Brasil, após o torneio descobriu que seu Pai, José Antonio Garcia dos Santos, tinha sofrido um Acidente vascular Cerebral (AVC). Depois de Conseguir a liberação e visitá-lo, Matheus Leiria retornou ao RJ. Dias após o retorno a triste notícia.

– Fiquei sabendo que meu pai tinha regredido na recuperação e tinha ido para UTI.  Segui treinando e ligava todos os dias para meus familiares. Uma semana depois estava no quarto jogando vídeo com  meu colega quando recebo uma ligação, e era minha irmã, dizendo que o Pai tinha ido descansar – revelou.

Poderia ser o fim do sonho, mas não. Matheus Leiria preferiu seguir em frente o desejo do seu pai.

– Várias pessoas acharam que eu iria desistir, mais fui forte. Uma coisa que me deu muita força foram palavras que ele mesmo me disse, já no hospital: ‘não esquece, independente do que acontecer, realiza nosso sonho, meu sonho é ver seu sonho se realizar’. Meu pai me incentivava demais, meu maior fã, infelizmente não está mais aqui, mais me da muita força ainda lembrou o garoto.

FAMÍLIA E FOCO NO OBJETIVO

Matheus Leiria superou as dificuldades e continua lutando para conquistar o seu sonho. Atualmente, aos 19 anos, está no Fluminense e pretende seguir trilhando o seu caminho para realizar o seu sonho. A ajuda da família é fundamental para isso.

– Tenho muitas pessoas ao meu lado que gostam de mim e torcem pelo meu sucesso. Agradeço muito a todos por isso e principalmente a Deus – agradeceu o jovem.

A HISTÓRIA CONTINUA

– A história continua dia a dia na batalha pra conquistar meu objetivo. Meu maior objetivo é me tornar um profissional bem sucedido, viver com honestidade e dignidade da profissão que eu escolhi. Escolhi por paixão, por que minha realização é estar em campo, vencer ou perder faz parte do crescimento, mas desistir nunca – finalizou Matheus Leiria.

996576_402502276537186_1004765757_n

MAIS: VEJA LANCES DE MATHEUS LEIRIA

Copa do Brasil sub-20: Fluminense 3 x 0 ABC

Em 2013, o Fluminense venceu o ABC, por 3 a 0, no estádio Los Larios, em Duque de Caxias, e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil sub-20. Matheus Leiria marcou um dos gols. Clique aqui e veja (1:00)