Pelotas bate Guarani-VA pela Copa Fernandão

Autor(a):

O Pelotas mostrou-se recuperado da derrota para o Londrina no domingo. Nesta quinta-feira, o Lobão enfrentou o Guarani em Venâncio Aires, na estreia da Copa Fernandão. Segurando os mandantes no começo do jogo, o Áureo-cerúleo ganhou por 1 a 0 e trouxe importante vantagem para a Boca do Lobo.

O gol da partida foi marcado pelo centroavante Éber, aos 32 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Lobão pode até empatar em casa na partida de volta, que acontece na próxima quarta-feira (13) na Boca do Lobo. Se perder por 1 a 0, a classificação será decidida nos pênaltis. Qualquer outra vitória do Guarani, o Lobão dependerá de outros confrontos para se classificar.

Foto: Alisson Assumpção/Diário da Manhã
Éber marcou o primeiro gol com a camisa do Pelotas e deu a vitória para o Lobão (Foto: Alisson Assumpção/Diário da Manhã)

O JOGO

O Pelotas foi a campo com time misto. Bruno Mazzuchello na lateral-direita, Hélton na lateral esquerda, Bruno Salvador na zaga, Bruno Renan no meio-campo e Éber no ataque foram as alterações do Lobão em relação ao time que enfrentou o Londrina no domingo.

Com o campo embarrado, por conta da chuva que castigou Venâncio Aires durante o dia, o jogo foi truncado. O Guarani tentou impor o ritmo de jogo e acabou criando as melhores chances da primeira etapa. Matheus Cavichiolli teve boa atuação e Claytinho foi o responsável pelas melhores chances do Lobão.

CAVICHIOLI SEGURA GUARANI

As principais chances de gol da primeira etapa foram do Guarani. Logo aos 14 minutos, Rafael Bitencourt bateU forte falta da intermediária e Matheus agarrou a bola.

Aos 20 minutos, o Lobão criou a melhor chance de abrir o placar na primeira etapa. Marcos Rogério antecipou o adversário e tocou para Claytinho. Em velocidade, o meia cortou para a perna esquerda e cruzou para Éber escorar. A bola saiu pela linha de fundo.

Aos 30 minutos, em mais uma cobrança de falta de Rafael Bitencourt, principal jogador do time de Venâncio Aires, Matheus Cavichiolli fez a primeira grande defesa do jogo. Aos 38 min, Claytinho escorou a bola para Jonathan chutar para fora.

No final do primeiro tempo, a chance de gol mais clara dos mandantes. Rafael Bitencourt fez jogada pelo lado esquerdo e tocou para Matão. O centroavante escorou para William Ribeiro bater para o gol. Matheus Cavichiolli salvou o Pelotas de sair atrás no marcador. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.

CLAYTINHO PERDE CHANCE

Sem alterações nas duas equipes, o segundo tempo começou movimentado. Novamente, o Guarani assumiu as rédeas do jogo e levou perigo ao Pelotas.

No entanto, a primeira chance foi do Lobão. Logo aos 3 minutos, Claytinho recebeu bom lançamento e chegou na cara do goleiro Rodrigo. O guarda metas do Guarani fez boa defesa e impediu o gol. Logo na sequência, William Ribeiro arriscou chute e foi a vez de Matheus Cavichiolli impedir o primeiro gol da partida, ao fazer uma defesaça.

JEFFERSON LUIS EM CAMPO

Aos 10 minutos do segundo-tempo aconteceu a primeira mudança do Pelotas. Bruno Renan deixou o campo de maca e Jefferson Luis entrou na equipe, para dar mais poder de fogo ao ataque áureo-cerúleo.

Logo em seguida, o Lobão criou mais uma chance de abrir o marcador. Claytinho fez jogada individual e cruzou para Éber. O goleiro Rogério saiu das metas e tocou com a ponta dos dedos para evitar o gol pelotense. O Guarani, que na primeira etapa atacou pelo lado esquerdo, passou a acionar William Ribeiro e o lateral direito Tinga, que passaram a criar as chances de gol do time da casa.

Após pressão inicial do Guarani, o Lobão conseguiu emparelhar o jogo. Numa das chegadas do Pelotas, aos 30 minutos, Carlão tirou a oportunidade de gol de Éber.

LOBÃO CHEGA AO GOL

Com o jogo truncado e com muitas faltas, o gol do Pelotas veio na bola parada. Aos 32 minutos Tiago Gasparetto recebeu a bola no rebote no escanteio e cruzou para a área. O centroavante Éber subiu para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Lobão. A equipe do Guarani pediu impedimento do zagueiro na hora que recebeu a bola, mas a posição era normal. 1 a o Pelotas.

O gol animou a equipe do Pelotas, que assumiu o controle do jogo. aos 34 minutos, Jefferson Luis arriscou chute forte de fora da área. A bola saiu pela linha de fundo.

JULINHO SEGURA O TIME

Logo após o gol, o técnico Julinho Camargo fez a segunda mudança no time. O meia-atacante Jonathan deu lugar ao lateral esquerdo Fábio Alemão. Aos 38 minutos, Claytinho, a principal arma ofensiva do Lobão na partida, saiu para dar lugar a Feliphe. O Guarani tentou descontar nas bolas paradas, mas Matheus Cavichiolli, de atuação segura, garantiu a vitória do Lobão. No apagar das luzes, Carlinhos, que entrou na segunda etapa, perdeu chance clara de gol. Placar final: 1 a o Pelotas.

FICHA TÉCNICA

Guarnani-VA 0x1 Pelotas

Local: estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires

Arbitragem: Jonathan Benkenstein Pinheiro, auxiliado por Vilmar Burini e Tiago Rodrigo de Moraes Pinheiro

Gols: Éber (Pelotas)

Cartões Amarelos: Helton (Pelotas); Tinga, Feijão (Guarani)

Guarani: Rodrigo; Tinga, Carlão, Márcio Nunes e Alê; Henrique, Feijão (Gelson), Rafael Bitencourt (Carlinhos) e Paulinho; William Ribeiro e Matão. Técnico: Fabiano Daitx

Pelotas: Matheus Cavichiolli; Bruno Mazzuchello, Bruno Salvador, Tiago Gasparetto e Helton; Marcos Rogério, Escobar, Bruno Renan (Jefferson Luis), Claytinho (Feliphe) e Jonathan (Fábio Gaúcho); Éber. Técnico: Julinho Camargo