Desta vez pela Copa do Brasil, Xavante recebe o Flamengo no Bento Freitas

Autor(a):
Jogo do ano nesta quarta no Bento Freitas (foto: AI GEB)
Jogo do ano nesta quarta no Bento Freitas (foto: AI GEB)

Tem tudo para ser o jogo do ano na cidade de Pelotas. 30 anos depois do histórico confronto contra o Flamengo de Zico, quando o Brasil bateu o Flamengo por 2 a 0, em jogo válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1985 e avançou às semifinais da competição, os dois times rubro-negros voltam a se enfrentar. Desta vez a partida vale pela primeira fase da Copa do Brasil.

Neste ano, porém, o confronto é menos luxuoso. Nem o Brasil é mais aquele time de Bira e Junior Brasília, autores dos gols da vitória em 1985, muito menos o Flamengo, que não tem mais jogadores do nível de Zico, Tita e Andrade.

Ainda assim, a empolgação é grande na Baixada. A torcida deve lotar o estádio, na esperança que o Brasil consiga mais uma façanha e vença de novo o Flamengo, desta vez não de Zico, mas de Luxa, Léo Moura, Alecsandro e Eduardo da Silva, jogador brasileiro que disputou a Copa do Mundo de 2014 pela Croácia. Todo o país estará de olhos no Bento Freitas, a partir das 22h.

A partida de hoje marca também o reencontro do Xavante com a Copa do Brasil. A última participação do clube na competição foi em 2013, quando foi eliminado para o Atlético Paranaense na primeira eliminatória. Na ocasião, o rubro-negro pelotense saiu derrotado por 1 a 0, conseguindo levar o jogo de volta para o Paraná. O regulamento continua o mesmo: para garantir a partida de volta, no Maracanã, o Brasil não pode perder por mais de dois gols de diferença.

 XAVANTE COM DESFALQUES

Deixando de lado a história, que não entra em campo, o Xavante deve ter pelo menos dois desfalques para o jogo desta quarta. O zagueiro Cirilo é ausência garantida, já que ainda está suspenso pela confusão contra o Londrina, na Série D do ano passado. Concorrem à vaga os dois Ricardos: Schneider e Bierhals.

No ataque, a tendência é que Alex Amado continue de fora. O jogador não atuou no último domingo, no empate do Xavante com o Lajeadense. Mesmo que tenha mantido mistério sobre o time, é provável que Zimmermann mantenha Diogo Oliveira no time, adiantando Felipe Garcia para o ataque ou optando por jogar no 4-2-3-1, com Diogo Oliveira organizando as jogadas ofensiva.

ADVERSÁRIO COM TRADIÇÃO NA COPA DO BRASIL

Um dos gigantes do futebol brasileiro, o Flamengo também tem muita tradição na Copa do Brasil. É o terceiro clube com mais conquistas – foram três, a última em 2013 -, atrás apenas de Grêmio e Cruzeiro. Além disso, o rubro-negro carioca é o clube com mais partidas disputadas, que mais venceu e mais marcou gols na história da competição competição.

No Campeonato Carioca deste ano, o Flamengo é o vice-líder, com 14 pontos ganhos em seis jogos disputados. Ainda está invicto na competição, com quatro vitórias e dois empates; marcou 15 gols e sofreu apenas quatro. A parada é dura para o Xavante.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X FLAMENGO

Local: Estádio Bento Freitas

Horário: 22h

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Ricardo Schneider (Ricardo Bierhals), Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn (Galiardo) e Diogo Oliveira; Felipe Garcia e Nena. Técnico Rogério Zimmermann.

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e Pará; Cáceres, Márcio Araújo e Canteros; Eduardo da Silva, Marcelo Cirino e Alecsandro. Técnico: Vanderley Luxemburgo