Londrina pode ser denunciado por suposta injúria racial no confronto com Brasil

Autor(a):

Um vídeo em que um torcedor do Londrina aparece imitando um macaco na arquibancada do estádio Bento Freitas no intervalo da partida deste domingo (28) entre o Brasil e a equipe paranaense pode ser analisado pela Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se houver o entendimento de que se trata de um caso de injúria racial, ao Londrina pode ser denunciado.

VEJA: Leandrão faz hattrick e Xavante vence o Londrina

“Se alguma imagem fidedigna for enviada para a Procuradoria do Tribunal ou ela seja veiculada por algum meio de comunicação que não deixe dúvida acerca de autenticidade e veracidade dos fatos, o clube pode ser denunciado”, disse o procurador do STJD Paulo Schmitt ao Rede Esportiva.

O Brasil se manifestou a respeito do episódio através de uma nota de repúdio. “O Grêmio Esportivo Brasil informa que repudia a ação do torcedor do adversário Londrina, na partida deste domingo (28), às 11h, no Bento Freitas, quando o mesmo imita um macaco para a torcida do Brasil. O Clube do Povo reforça que é contra qualquer forma de discriminação, de qualquer gênero.”

Através de sua página no Facebook, a Falange Azul afirma que os gestos de um de seus membros foram para responder provocações: “Ele podia estar se coçando freneticamente, ele podia estar fazendo um passo de uma dança escrota, enfim, ele podia estar fazendo várias coisas, mas não, estava respondendo provocações, vindo do outro lado das grades ou seja lá de onde, SIM, SOMOS TODOS MACACOS. Ofenderam, xingaram um dos nossos irmãos, não tinha melhor resposta”.