Fortaleza, o adversário Xavante na briga pela Série B

Autor(a):

O Fortaleza, tradicional clube do nordeste e com uma apaixonada torcida, será o adversário do Brasil na disputa por uma vaga na Série B de 2016. O Leão do Pici, como é conhecido, está há seis anos disputando a Série C e tem fracassado nas tentativas de acesso à segunda divisão nacional.

Nas últimas cinco edições da Série C, o Fortaleza chegou ao mata-mata em duas oportunidades com a melhor campanha da primeira fase. No entanto, em 2012 foi eliminado pelo Oeste e no ano passado perdeu a vaga para o Macaé, ambos em casa. Por isso, a pressão é grande para conseguir a classificação à Série B.

Lateral Ting, com passagens pelo Gremio e seleção Foto: Divulgação Assessoria Fortaleza
Lateral Tinga, com passagens pelo Grêmio e seleção durante o Pan de Toronto (Foto: Divulgação Assessoria Fortaleza)

Nesta edição da Série C, o Fortaleza fez 36 pontos e confirmou a liderança do Grupo A da Série C após golear o Águia de Marabá por 4 a 1.

O técnico é Marcelo Chamusca está há quase dois anos no comando da equipe. Ele chegou em dezembro de 2013 e ano passado esteve com a equipe no fracasso contra o Macaé. Porém vem com moral após ganhar o estadual diante do maior rival, o Ceará. O treinador levou o clube à conquista do Campeonato Cearense e acabou com um jejum de cinco anos.

DESTAQUES

O meia atacante Maranhão, autor de três gols contra o Águia na última rodada, é o artilheiro da equipe com dez gols na temporada. O meia Everton tem nove e o volante Pio está com oito gols. Já o atacante Lucio Maranhão tem sete gols na temporada.

Entre os jogadores conhecidos no elenco estão: os goleiros Deola (ex-Palmeiras) e Ricardo Berna (ex-Fluminense); os volantes Correa (ex-palmeiras e Flamengo) e Dudu Cearense (ex- Atlético-MG, Olimpiakos da Grécia e CSKA Moscou).

Além deles, o lateral direito Tinga (ex-Grêmio), defendeu a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e conquistou a medalha de bronze.

TIME BASE: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Radar; Correa, Auremir, Daniel Sobralense e Everton; Maranhão e Lucio Maranhão.

NÚMEROS

De 2010 para cá, o Leão chega pela terceira vez na fase de mata-mata como a melhor equipe da primeira fase da Série C. Desta forma, irá decidir a vaga para a Série B mais uma vez no Castelão. Nos seis anos que o time está na Série C, esta será a terceira vez que ele consegue chegar à segunda fase da competição nacional.

Participação do Fortaleza nos últimos anos 

2010 – 3º lugar da fase de grupos – 8 jogos, 2 vitórias e 6 empates

2011 – 4º lugar da fase de grupos – 8 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas

2012 – 1º lugar da fase de grupos – 20 jogos, 11 vitórias, 7 empates e 2 derrotas

2013 – 5º lugar da fase de grupos – 20 jogos, 9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas

2014 – 1º lugar da fase de grupos – 20 jogos, 9 vitórias, 10 empates e 1 derrota

O Fortaleza defende uma invencibilidade de 29 jogos em casa pela Série C do Brasileiro. O Leão do Pici conheceu sua última derrota como mandante pela competição nacional em 2012 contra o Oeste, na fase mata-mata, disputado no estádio Presidente Vargas (PV). Desde então, o tricolor não perdeu em casa na competição.

A ultima derrota em casa por outras competições foi em março para o Ceará, 2 a 1, pela Copa do Nordeste. Depois disso foram 14 jogos, 11 vitórias e três empates.

Números do Fortaleza em casa pela Série C

2013 – 10 jogos: 7 vitórias e 3 empates

2014 – 10 jogos: 5 vitórias e 5 empates

2015 – 9 jogos: 7 vitórias e 2 empates

Já fora de casa, o Fortaleza disputou nove partidas nesta Série C. Foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Longe do Castelão, contra os três classificados do seu grupo (Vila Nova, Confiança e ASA), o Leão não venceu. Duas derrotas e um empate.

Brasil e Fortaleza, o encontro de dois clubes com torcidas apaixonadas. Somente um chegará à Série B 2016.

Fonte/Números: Jornal Tribuna do Ceará