Brasil enfrentará um dos 10 melhores ranqueados na primeira fase da Copa do Brasil

Autor(a):

Disputando a Copa do Brasil pela segunda vez consecutiva, o Brasil novamente terá pedreira pela frente. Depois de reeditar um confronto histórico diante do Flamengo em 2015, a próxima edição reserva o encontro do Rubro-Negro com um adversário posicionado entre os 10 melhores no ranking da CBF, excluindo os participantes da Libertadores.

A confederação nacional separa os 80 times que entram na fase inicial em oito potes de 10 equipes. A chave A é composta pelos 10 melhores colocados no ranking e assim por diante. Os confrontos serão sorteados entre os clubes dos grupos A x E, B x F, C x G e D x H.

O Xavante é o primeiro clube do pote E, ou seja, pegará Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Goiás ou Figueirense. Se estivesse colocado uma posição acima, na vaga do Rio Branco-AC, os possíveis rivais seriam Fast Club-AM, Tocantinópolis-TO, Inter de Lages-SC, Linense-SP, Ferroviária-SP, Portuguesa-RJ, Dom Bosco-MT, Ivinhema-MS, Parauapebas-PA e Galvez-AC.

Os outros gaúchos no campeonato são Juventude (pote D), Lajeadense (E) e Ypiranga (G), além da dupla Gre-Nal, que entra direto nas oitavas de final.

A definição dos enfrentamentos acontecerá no dia 11 de janeiro, uma segunda-feira, às 14h30, na sede da CBF. Por regra, os melhores ranqueados jogarão a partida de ida fora de casa, o que significa que os comandados de Rogério Zimmermann estrearão no torneio com mando de campo.