Dia de estreia para o Brasil: começa hoje o Quadrangular Pentacolor

Autor(a):

Desde 8 de dezembro, quando o elenco do Brasil se reapresentou para iniciar a pré-temporada visando 2016, se passaram quase 40 dias. E quando restam pouco mais de duas semanas para o Xavante encarar o Grêmio, na estreia do Gauchão, em Caxias, começa um importante campeonato amistoso que ajudará o clube a chegar no estadual melhor preparado. A partir das 18h, será dado o pontapé inicial do Quadrangular Pentacolor, em Veranópolis.

O torneio acontece em comemoração aos aniversários da cidade e também do VEC. Serão duas semifinais: às 18h, Juventude e Lajeadense abrem a competição. Mais tarde (20h), como jogo de fundo, o Brasil duela diante dos donos da casa. No domingo (17), mais duas partidas: às seis da tarde, a decisão do terceiro lugar; às 20h, a grande final. Todos os confrontos terão como palco o Antônio David Farina.

Objetivo de Rogério é dar mais tempo de jogo aos atletas

Durante os treinamentos e amistosos realizados até aqui na pré-temporada, Rogério Zimmermann buscou mesclar nas escalações jogadores que não estavam acostumados a atuar lado a lado. Uma dupla de zaga formada por Cirilo e Teco é exemplo dessa situação. Mais à frente, Leandro Leite e Galiardo chegaram a ser os volantes da equipe.

Na Serra, porém, a ideia do comandante rubro-negro muda um pouco. Em entrevista coletiva concedida na tarde de terça, ele disse: ”Darei mais tempo para os jogadores. O objetivo é quebrar a barreira dos 45 minutos que cada um vinha jogando nos últimos amistosos. A tendência é que os que atuarem mais tempo na quinta joguem menos no domingo, mas depende da condição física individual”.

Todos os integrantes do plantel xavante viajaram até a terra da longevidade. Desta forma, cada um deles deve ganhar mais de 45 minutos em campo nas partidas do torneio. O que se espera é que Rogério comece a esboçar uma equipe titular para começar o Gauchão. Como ele mesmo disse, porém, a escalação do embate contra o Fortaleza, no Castelão, é o molde para iniciar a nova temporada. Ao menos por enquanto, a tendência é que não haja alteração na espinha dorsal do time. Os trabalhos do Brasil na Serra estão sendo realizados no estádio Márcio Cini, em Nova Prata, cedido pela Secretaria de Esportes da cidade.

No VEC, investimento para figurar no cenário nacional

Quem acompanha o futebol gaúcho está acostumado a ver o Veranópolis realizar boas campanhas no estadual. Mas acaba por aí. O clube sempre fecha as portas no segundo semestre. Em 2016, no entanto, a ideia é diferente. O técnico é Luís Carlos Winck, que teve muito sucesso à frente do Lajeadense nos últimos anos. A ambição também fica visível ao analisar a formação do elenco. Nomes como o lateral-esquerdo Massari, o meio-campista Felipe Guedes e os atacantes Zambi e Júlio Madureira foram contratados. Além deles, uma cara conhecida no Bento Freitas: Márcio Jonatan.

FICHA TÉCNICA

Veranópolis: Léo Rodrigues; Igor Bosel, Micael, Léo D’Agostini e Massari; Felipe Guedes, Admílton, Washington e Edson; Márcio Jonatan e Zambi. Técnico: Luís Carlos Winck.

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Cleverson; Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.

Árbitro: Alexandre Almeida, auxiliado por Johnatan Ceconi e Adriano Rosa da Silva.