Pré-jogo: Brasil estreia no Gauchão diante do Grêmio no Centenário

Autor(a):

Foram exatos 54 dias, mas finalmente chegou a hora. Desde a apresentação do grupo rubro-negro em 8 de dezembro, quase dois meses serviram de preparação para uma temporada cheia e que certamente será marcante para o Brasil. Na tarde deste domingo (31), mais precisamente às 17h, o Xavante debuta no Campeonato Gaúcho 2016 contra o Grêmio, no Centenário, em Caxias do Sul.

Durante a pré-temporada, a direção vermelha e preta anunciou cinco reforços. O mais importante, porém, foi a manutenção da base que colocou o Brasil na Série B nacional. Seis testes aconteceram: vitórias contra Sindicato dos Atletas e São Paulo-RG e empates com Cruzeiro, Veranópolis, Juventude e Aimoré. Além disso, Rogério Zimmermann aproveitou para testar novas alternativas táticas que podem ser colocadas em prática ao longo da competição.

Por sua vez, o Grêmio retomou os trabalhos há pouco mais de três semanas. Três reforços chegaram: os zagueiros Fred e Kadu e o lateral-direito Wallace Oliveira. No período introdutório ao começo das competições, o Tricolor disputou três amistosos. Bateu o Sindicato por 3 a 0 e não passou de igualdades ante Novo Hamburgo e Danubio. Na última quinta-feira, a equipe participou da rodada de abertura da Copa Sul-Minas-Rio e ficou no 2 a 2 com o Avaí.

Sem modificações: Brasil vai com mesmos 11 de 2015

Como de praxe, Rogério Zimmermann inicia o ano mantendo – na medida do possível – o time que encerrou o último. A aposta para reviver os momentos de alegria após a vitória na Arena em 2015 é de conhecimento geral: entrosamento, compactação, marcação forte e bola aérea efetiva.

Em determinados momentos da pré-temporada, o treinador chegou a modificar peças. Na parte final da preparação, a ideia de Rogério passou a ser dar minutos aos jogadores considerados titulares. Desta forma, os 11 que estarão em campo quando o pontapé inicial do Gauchão for dado são aqueles que estão na ponta da língua do torcedor.

CONFIRA: Rogério Zimmermann: ”O jogo de estreia é sempre diferente”

Ausências de Giuliano e Ramiro obrigam Roger a alterar posicionamento de Maicon

Assim como o Brasil, o Grêmio também tem uma equipe titular bem definida. É verdade que, em relação ao final da temporada passada, o time sofreu modificações. A lacuna deixada em branco por Erazo será ocupada pelo recém-chegado Kadu. Na lateral-direita, Wallace Oliveira estreará com a camisa tricolor depois de aparecer no BID durante a semana.

Outra mudança acontece por motivos de força maior. Com as lesões de Giuliano e Ramiro, Roger Machado teve que buscar um jogador capaz de desempenhar as mesmas funções no corredor direito de ataque. A opção mais obvia era Fernandinho, mas o comandante optou por adiantar Maicon para a posição e colocar Edinho ao lado de Walace na dupla de volantes.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Cleverson; Nena.

Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Maicon, Douglas e Éverton; Luan.

ARBITRAGEM

Luis Teixeira Rocha, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Julio Cesar Rodrigues dos Santos

TRANSMISSÃO

RBS TV e Premiere Futebol Clube