Vale taça: Brasil encara Juventude pelo título do Quadrangular Pentacolor

Autor(a):

A temporada sequer começou oficialmente, mas o Brasil já pode colocar um troféu no armário. Na noite de hoje, a partir das 20h, o Rubro-Negro duela contra o Juventude para decidir quem leva o Quadrangular Pentacolor. O jogo, assim como todos os outros do torneio, é no Antônio David Farina, em Veranópolis.

O Xavante se credenciou para disputar a final ao bater o VEC nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal. Enquanto isso, o Papo avançou devido a vitória por 1 a 0 sobre o Lajeadense, com gol anotado por Mailson. Os perdedores dos confrontos, aliás, batalham pelo terceiro lugar do campeonato às 18h.

Escalações indefinidas

Por se tratar de uma competição amistosa e que faz parte da pré-temporada, o número de substituições é ilimitado. Além disso, os treinadores buscam testar diferentes peças, esquemas e estilos. Desta forma, os titulares são incógnitas. Durante a última semana, Rogério Zimmermann afirmou em entrevista coletiva que os atletas que entrariam em campo na quinta teriam menos chances de atuar no domingo. Porém, deixou em aberto a possibilidade de repetição e destacou a necessidade de avaliar fisicamente cada jogador.

Grupo do Brasil está hospedado em Nova Prata, treinando no estádio municipal Dr. Mário Cini (Foto: Jonathan Silva/ G.E. Brasil)

Diante do Veranópolis, com exceção da troca de Eduardo Martini por Luiz Muller, o time que iniciou o confronto foi o mesmo que está na ponta da língua do torcedor e formou a base em 2015. O destaque ficou por conta de uma inovação que Zimmermann externou: na etapa final, montou a equipe em uma espécie 4-2-4, com a última linha formada por Felipe Garcia na direita, Diogo Oliveira e Marcos Paraná no centro e Ramon na esquerda. Perguntado sobre a novidade, o técnico desconversou e disse que é apenas mais uma opção testada anteriormente em treinamentos na Baixada.

Por sua vez, o Juventude conquistou um triunfo sem precisar bater pênaltis, mas teve atuação apagada. O comandante Antônio Carlos Zago mandou a campo Elias; Helder (Duda), Neguete, Heverton e Pará; Itaqui, Lucas (Adenilson) e Felipe Lima (Klaus); Dieguinho (Ruan), Brenner (Kayron) e Mailson (Bruno Ribeiro).

Os cinco reforços contratados pelo clube da Serra fizeram suas estreias no primeiro jogo do Quadrangular Pentacolor. O lateral-esquerdo Pará, o meia Felipe Lima e o atacante Dieguinho começaram como titulares. No segundo tempo, foi a vez do zagueiro Ruan e do meia Bruno Ribeiro debutarem com a camisa alviverde.