Caxias do Sul Basquete vence Macaé e segue vivo no NBB

Autor(a):
Foto: Marcus Bueno / Caxias do Sul Basquete
Foto: Marcus Bueno / Caxias do Sul Basquete

A equipe do Caxias do Sul Basquete venceu sua sétima partida na temporada 2015-2016 do Novo Basquete Brasil jogando na noite desta quinta-feira(25) no Ginásio do Vascão, em Caxias do Sul. Com a vitória por  81 a 66 sobre o Macaé, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa seguem na luta pela classificação aos playoffs da competição, estando entre os 12 primeiros colocados. O próximo jogo da equipe Gaúcha será no dia 6 de março, contra o Flamengo, líder da competição, também em Caxias do Sul.

A partida começou de maneira muito equilibrada. O confronto era a oportunidade das duas equipes quebrarem tabus no NBB. Para Caxias do Sul era a oportunidade de vencer a primeira contra uma equipe que não fosse do estado de São Paulo. Para os visitantes a oportunidade de ganhar a primeira fora de seu ginásio.

Esse equilíbrio todo ficou evidente no placar logo no primeiro quarto da partida. Enquanto o Macáe fazia tinha em Márcio sua melhor saída para pontuar e cavar faltas, Caxias do Sul manteve a consistência defensiva frequente neste campeonato. Ao final dos primeiros 10 minutos o placar foi de 19 a 19.

Ao segundo quarto a equipe do interior carioca até conseguiu determinada superioridade sobre o time gaúcho, porém a proximidade no marcador se manteve. No final do primeiro tempo, quando o Macaé havia distanciado 4 pontos de Caxias do Sul veio o lanço que tornou a incendiar o ginásio do Vascão. No último segundo o armador Vinícius, de antes do meio da quadra, fez o arremesso certeiro de 3 pontos, empolgando o torcedor e inflamando o time na saída para o intervalo. 19 a 18 para os cariocas no quarto e 38 a 37 no jogo.

Embalado pelo final do segundo quarto, Caxias do Sul iniciou o terceiro período avassalador. A equipe do Macaé só fez os dois primeiros pontos quando eram passados cinco minutos de bola em jogo. Com Marcão e Guto fazendo 17 dos 24 pontos da equipe comandada por Rodrigo Barbosa, os caxienses abriram uma larga vantagem. Ao final, o placar de 24 a 9 na terceira parte do confronto parecia encaminhar a sétima vitória da equipe gaúcha na competição.

Parecia. Veio o quarto período e um filme que já havia acontecido contra o Basquete Cearense voltou à quadra. Caxias do Sul não se encontrou em quadra e observou, arriscando bolas de três pontos sem efetividade a aproximação do Macaé. Caxias do Sul levou quase três minutos para fazer os primeiros pontos no quarto, enquanto os cariocas já abriam 10 de vantagem no período e reduziam a vantagem no jogo para quatro pontos.

A equipe caxiense retomou o domínio defensivo do jogo e reencontrou a cesta adversária no decorrer do quarto período. A vitória no quarto por 20 a 19 consolidou a vitória pelo placar de  81 a 66, ficando o Caxias do Sul Basquete na zona de classificação para os playoffs do Novo Basquete Brasil.