No reencontro com o Bento Freitas, Brasil empata com Ypiranga

Autor(a):

O Brasil enfrentou o Ypiranga, na noite desta quarta (10), em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho. Aos 9 minutos do primeiro tempo, Felipe Garcia abriu o placar para o Xavante aproveitando desvio após cobrança de falta. Na etapa complementar, o Canarinho empatou o duelo com um lindo chute de Túlio Renan, aos 7 minutos. O duelo também marcou a volta do estádio Bento Freitas a receber um jogo do Gauchão, quase um ano depois.

Com o resultado o Rubro-Negro se encontra na 10ª colocação com dois pontos somados e no próximo sábado encara o Glória, às 17h, em Vacaria, pela quarta rodada da competição.

Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva

Brasil domina, pressiona e desperdiça chances de dilatar vantagem

Precisando da vitória, os comandados de Rogério Zimmermann entraram em campo determinados a atacar. Logo aos dois minutos, após cruzamento de Diogo Oliveira, Felipe Garcia concluiu pra fora. O Xavante marcava forte a saída dos zagueiros adversários e dominava as ações da partida no início. Aos 9, o placar foi inaugurado. Na cobrança de falta de Diogo Oliveira, Felipe Garcia esticou o pé e desviou a bola do goleiro Dudu: 1 a 0 para os pelotenses.

Mesmo com a vantagem no marcador, o Brasil seguiu pressionando o Canarinho, que seguia com dificuldades para tocar a bola. Somente aos 14 minutos veio a primeira chance da equipe de Erechim. Em cobrança de falta de Wesley, Martini foi obrigado a defender de manchete. A resposta xavante veio sete minutos depois com Nena, que perdeu chance incrível depois de receber passe de Leandro Leite. O camisa 9 chutou de perna esquerda, para fora.

Aos 23, Diogo Oliveira soltou a bomba em batida de falta, Dudu rebateu para o meio da área e a bola sobrou para Leandro Camilo, que chutou na trave. Aos poucos, o Canarinho conseguia controlar a partida e freava um pouco do ímpeto ofensivo do Brasil. Aos 32 aconteceu última chance rubro-negra do primeiro tempo, de novo com Nena. Ele se aproveitou de uma rebatida, recebeu livre mas bateu por cima.

Felipe Garcia comemora o gol (Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva)
Felipe Garcia comemora o gol (Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva)

Dall’Astra muda Ypiranga e joga balde de água fria na torcida rubro-negra

No segundo tempo, o técnico do Ypiranga, Leocir Dall’Astra, tirou o volante Jardel e colocou o atacante Rodolfo. A mudança aumentou o poder ofensivo dos visitantes. Na primeira chegada ofensiva, veio o empate. Aos 7 minutos, em jogada de Rodolfo que tocou em Túlio Renan na direita, o camisa 11 acertou um belíssimo chute, igualando o marcador na Baixada.

Com o gol de empate, o Brasil já se mostrava uma equipe desorganizada e explorava as bolas alçadas na área. Aos 12 minutos, Gustavo Papa entrou no lugar de Nena para o ataque ganhar estatura. Porém os visitantes conseguiam controlar a partida e os ataques rubro-negros.

Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Pereira/Rede Esportiva

O Xavante só retomou as ações da partida a partir dos 30 minutos da etapa final. Aos 34, após cruzamento na área, Gustavo Papa desviou e a bola beijou a trave de Dudu. Seis minutos depois, o Ypiranga respondeu na cabeçada de João Paulo, que Martini segurou no meio do gol.

Aos 43, a chance mais clara do jogo: Diogo Oliveira recebeu cruzamento preciso de Xaro e tocou de cabeça encobrindo a meta de Dudu. Nos acréscimos, Leandro Camilo teve a chance de dar a primeira vitória no Gauchão para o Brasil, mas concluiu de cabeça à esquerda do gol. Assim, o confronto encerrou-se mesmo em 1 a 1.

ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Xaro; Leandro Leite, Washington (Galiardo), Felipe Garcia (Marcos Paraná), Diogo Oliveira e Ramon; Nena (Gustavo Papa). Treinador: Rogério Zimmermann.

Ypiranga: Dudu; Márcio Lima, Negretti, Wesley e Diego Augusto; Jessé, Jardel (Rodolfo), Róbson, Danilinho (Jucemar) e Túlio Renan; João Paulo. Treinador: Leocir Dall’Astra.

CARTÕES AMARELOS

Wender, Fernando Cardozo e Leandro Leite (BRA); Wesley, Jessé, Robson e Tulio Renan (YPI).

GOLS

Felipe Garcia (BRA), aos 9 minutos do primeiro tempo; Túlio Renan (YPI), aos 6 minutos do segundo tempo.