Pré-jogo: Pelotas encara Caxias no primeiro amistoso da temporada

Autor(a):

Em meio a um começo de ano agitado nos bastidores, o Esporte Clube Pelotas dá os seus primeiros passos na pré-temporada. A partir das 19h deste sábado, o Lobo encara o Caxias, no estádio Centenário, no primeiro amistoso do time do técnico Fabiano Daitx em 2016. O ingresso para o confronto é 1 kg de alimento não-perecível.

Visando dar oportunidade para o maior número de jogadores possível, a equipe da Avenida volta a atuar no dia seguinte ao cotejo contra os caxienses. No domingo, os atletas que não participaram do amistoso na Serra Gaúcha enfrentam o Grêmio Lourenciano, em São Lourenço do Sul, às 17h. A direção azul e ouro ainda acertou dois testes contra o Rio Grande: o primeiro ocorre no dia 17, no estádio Arthur Lawson, em horário a ser definido. A volta se dá no dia 27, às 19h, na Boca do Lobo.

Tiago Duarte aponta Caxias e Pelotas como favoritos ao acesso

Um dos maiores ídolos da história recente do Pelotas, Tiago Duarte sentiu o gostinho de voltar a balançar as redes adversárias com a camisa áureo-cerúlea depois de quase cinco anos longe da Boca do Lobo. Foi no último final de semana, quando o Lobo venceu o São Lourenço por 3 a 1 – Tinga e Itaqui marcaram os outros gols. Mas o foco agora é outro. Durante a semana, o atacante projetou o embate contra o Grená e não hesitou ao indicar Pelotas e Caxias como favoritos ao acesso.

“É uma equipe que está no mesmo nível que a gente, se apresentou mais ou menos na mesma época que nós. As equipes não vão estar 100% fisicamente, mas já dá pra tirar uma base. Querendo ou não, pela estrutura, pelo investimento, Caxias, Pelotas e mais umas duas equipes no campeonato são favoritas, então é bom já conhecer o adversário”, ponderou.

Diferente de Tiago, Gilian ainda luta para construir sua história na Avenida. Recuperado de lesão que o impediu de emplacar uma maior sequência nos últimos anos, o atacante afirmou que o grupo deve mostrar um avanço em relação à partida passada e que está preparado para o enfrentamento de logo mais.

“Jogo importante, contra uma equipe tão grande quanto o Pelotas. A gente já tem que mostrar uma evolução em relação ao último jogo, que é o que esperamos. É um teste um pouco mais forte, mas estamos preparados”, avaliou.

A tendência é que Fabiano Daitx repita a escalação que atuou no segundo tempo do jogo-treino contra o São Lourenço. O zagueiro Yuri, que sofreu uma pancada no apagar das luzes no último final de semana, se recuperou e está apto para atuar.

Caxias com elenco renovado para 2016

O reflexo da decepcionante campanha do Caxias na última Série C pode ser visto no atual elenco. Afinal, são raros os remanescentes da jornada que culminou com o rebaixamento para a quarta divisão nacional, como o goleiro Marcelo Pitol e o zagueiro Lacerda. Situação semelhante a do técnico Beto Campos, que assumiu a equipe grená na reta final da competição nacional e não evitou o descenso.

Desde o dia 18 de janeiro, quando se iniciaram os trabalhos visando a Divisão de Acesso, a equipe já realizou dois jogos-treino. No primeiro, Jajá (duas vezes), João Felipe e Marlon marcaram na goleada por 4 a 0 sobre uma equipe amadora de São Marcos. Já no último sábado, no confronto de equipes da Serra Gaúcha, os caxienses foram derrotados pelo Veranópolis por 4 a 2, em amistoso realizado na cidade de Fagundes Varela. Mais uma vez os gols grenás foram anotados por Marlon e João Felipe.

Uma das caras novas do grupo, o lateral direito Veloso alertou para os erros cometidos na movimentação contra o Pentacolor e apontou para o amistoso deste sábado como uma boa oportunidade de corrigir os equívocos e aprimorar o que vem dando certo.

“O professor Beto conversou muito com a gente, especialmente sobre o nosso início de jogo contra o Veranópolis, em que cometemos muitos erros de desatenção. Ele cobrou para que isso não se repita. No sábado vamos ter uma boa oportunidade de corrigir essas falhas e aprimorar o que está dando certo”, disse o jogador ao jornal Pioneiro.

O técnico Beto Campos, por sua vez, fez uma breve explanação sobre a partida, quando se mostrou empolgado diante da expectativa de voltar a jogar com o apoio do torcedor grená. Por fim, projetou um bom duelo entre caxienses e pelotenses.

“Claro que sempre é bom voltar a jogar diante do seu torcedor, existe a expectativa em relação à nova equipe e vamos procurar fazer aquilo que já posso cobrar dos atletas, do que foi trabalhado nessas semanas. O Pelotas é uma equipe que também estará na competição e, com certeza, será um bom jogo”, observou.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Caxias: Marcelo Pitol; Veloso, Ícaro, Lacerda e Juliano Tatto; Ramon, Fidélis, Anderson Feijão e Marlon; Clebinho e Dinei. Técnico: Beto Campos.

Pelotas: Bruno Hepp, Itaqui, Léo Korte, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Gilian, Jô, Tinga e Adilson Bahia; Marques. Técnico: Fabiano Daitx.