Restam poucos detalhes: reforma do Bento Freitas deve começar em março

Autor(a):

A espera está chegando ao fim. Em evento realizado na tarde desta sexta-feira (26), o presidente da Comissão de Obras do Bento Freitas, Thiago Perceu, se pronunciou a respeito da situação da reforma do estádio xavante. O principal destaque foi a apresentação do alvará da Prefeitura que libera o início das obras. No entanto, algumas pendências precisam ser finalizadas antes do começo dos trabalhos.

Estiveram presentes no Salão de Honra da Baixada os representantes das empresas parceiras do Brasil na reestruturação da casa rubro-negra. Olla (arquitetura), Porto 5 (construção), Gebras (parte elétrica) e Bioplenum (licenciamento ambiental) apresentaram, rapidamente, suas respectivas funções no projeto.

Alvará da Prefeitura autoriza o começo das obras (Foto: Gustavo Pereira)
Alvará da Prefeitura autoriza o começo das obras (Foto: Gustavo Pereira)

A Porto 5 acertou uma permuta com o clube. O terreno localizado atrás da arquibancada da torcida visitante será explorado pela empreiteira. No espaço cedido, a empresa erguerá duas torres, onde 192 apartamentos de diferentes tamanhos serão comercializados. O prédio, chamado de ”Studio Xavante”, contará com uma área na cobertura que possibilitará que os moradores assistam aos jogos do Rubro-Negro de forma privilegiada.

Projeto do prédio que será erguido pela Porto 5 (Foto: Gustavo Pereira)
Projeto do prédio que será erguido pela Porto 5 (Foto: Gustavo Pereira)

Enquanto isso, a Gebras já protocolou o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O documento, porém, está no Corpo de Bombeiros há cerca de um mês. O projeto elétrico se encontra em vias de ser finalizado e entregue ao órgão responsável. Através de sua representante, a Bioplenum afirmou que restam poucos dias para que se saiba se o licenciamento ambiental da obra foi aprovado.

Após as manifestações dos parceiros do Brasil, Thiago Perceu esclareceu os detalhes mais importantes de forma objetiva. Segundo ele, a Porto 5 assinou o contrato na segunda-feira. Para que as obras possam começar, resta apenas que alguns dos mais de 70 donos e herdeiros do terreno cedido à empreiteira também assinem. A tendência, de acordo com Perceu, é que o contrato deixe de ser um empecilho na próxima terça, quando todos os envolvidos já deverão ter firmado o acordo no papel. Verbalmente, cada um deles concorda e não haverá demora.

Depois disso, há novo problema. A Porto 5 custeará a construção com o valor arrecadado na venda dos apartamentos, coisa que deve acontecer em cerca de dois meses. Por não poder esperar todo esse tempo, o Brasil busca empresários (ou até mesmo torcedores comuns) que injetem o dinheiro necessário para que a obra aconteça normalmente no período em que a empresa responsável ainda não tiver a verba oriunda da comercialização do edifício.

A arquibancada sul (do placar eletrônico), primeira a passar por reformulação, está avaliada em cerca de 1,6 milhão de reais. Segundo Thiago, no entanto, bastam 300 mil para que os trabalhos iniciem logo. ”O Brasil terá um estádio”, afirmou, confiante, o presidente da Comissão de Obras. Ele encerrou dizendo ser possível que o Xavante mande as partidas válidas pela Série B do Brasileirão no Bento Freitas. Agora, resta aguardar.