68 clubes em 17 grupos: CBF anuncia nova mudança na Série D

Autor(a):

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a ampliação do Campeonato Brasileiro Série D. No ano passado, a competição contou com 40 clubes, porém em 2016 terá 68 equipes.

Na semana passada, a CBF havia anunciado que o torneio teria 48 times. Porém, realizou novas mudanças. Assim, a nova distribuição será a seguinte: São Paulo com quatro times; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro clubes rebaixados da Série C (Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa) completam a lista dos 68 clubes. 

Com mais essa mudança, a Série D passará a ter 17 grupos com quatro times. As chaves serão regionalizadas e os jogos serão de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata.     

A segunda fase e as oitavas de final também devem ser regionalizadas. A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem nova data para começar: 12 de junho.