Caxias começa trajetória em busca do retorno à elite do Gauchão

Autor(a):
Caxias em busca do retorno à elite (Foto: Assesoria/SER Caxias)
Caxias em busca do retorno à elite (Foto: Assesoria/SER Caxias)

A Divisão de Acesso tem inicio para o Caxias, neste sábado (12), na partida diante do União Frederiquense, às 17h, no estádio Centenário.

Será uma realidade nova para o clube. Desde 1975, quando passou a ser conhecido como S.E.R Caxias, o Grená nunca disputou a segunda divisão do futebol gaúcho. A última participação foi ainda na época de Grêmio Esportivo Flamengo em 1967 e conseguiu o acesso para o ano seguinte.

Por esse histórico de ser um clube de primeira divisão, pela tradição, pelo time que montou e por ser o último campeão gaúcho do interior, o Caxias entra como um dos postulantes ao retorno à primeira divisão.

Depois de um 2015 para ser esquecido – com rebaixamentos no Gauchão e Série C – o clube começa a atual temporada com o primeiro objetivo: o título da segunda divisão e, por consequência, o acesso para a elite do gauchão.

EQUIPE

Do elenco atual, apenas cinco jogadores são remanescentes da temporada passada: os goleiros Marcelo Pitol e Pablo; o zagueiro Lacerda; o lateral esquerdo Fabinho e o volante Dener.

18 caras novas chegaram e ainda aguarda-se mais três atletas que estão emprestados na Série A. O meia Cleiton, no Glória; o lateral direito Dagoberto, no Passo Fundo; e o atacante Jeferson Kanu, no São Bernardo-SP.

A equipe base para o início da competição tem: Marcelo Pitol; Veloso, Icaro, Lacerda e Juliano Tatto; Ramón, Fidelis, Nicolas, Marlon e Clebinho; Dinei.

TÉCNICO

Beto Campos será o comandante grená em busca do objetivo de retornar à elite. O treinador conhece bem o futebol gaúcho e, inclusive, foi campeão da Divisão de Acesso pelo Avenida, em 2011.

“A expectativa é boa pelo que temos visto da nossa equipe, pelos treinos e últimos jogos amistosos. Está bem mais próximo do que a gente quer. Estamos trabalhando com um grupo todo reformulado, mas assim pelo que a gente tem visto é uma equipe que tem uma condição boa”, afirmou o treinador.

COMPETIÇÃO

Serão 16 clubes em duas chaves. Na primeira fase classificam-se os cinco melhores de cada uma. Na fase seguinte voltam a jogar todos contra todos no grupo e classificam-se dois para o quadrangular final. Somente o campeão ascende à primeira divisão.

O Caxias está no grupo B ao lado de: Esportivo, São Luiz, Marau, Panambi, Santo Ângelo, Tupi e União Frederiquense.

ADVERSÁRIO DA ESTREIA

O União Frederiquense, do técnico Marcelo Caranhato, manteve a base campeã da região norte nas copas do segundo semestre. Dois jogadores do Caxias, o lateral Juliano Tatto e o atacante Nícolas, estiveram nesta campanha.

O União deverá ser a mesma equipe que venceu a Chapecoense no último amistoso. O meia Valdeir, que pertence ao Caxias, está fora. O volante Peterson, que está gripado, também.

Gil, Luiz Fernando, Alexandre, Sergipano e Busanello; Everton Garroni, Rafael Muçamba, Cristian Fábian, Ronaldinho Gramadense; Dudu Lima e Léo Mineiro.