OPINIÃO: ACABOU A ESPERA

Autor(a):
Após longo tempo, Estádio Centenário volta a receber jogos oficiais do Caxias. (Foto: Gilberto Júnior)
Após longo tempo, Estádio Centenário volta a receber jogos oficiais do Caxias. (Foto: Gilberto Júnior)

Finalmente, após quase seis meses, o Caxias volta a disputar uma competição oficial em casa. Vindo de um traumático 2015, o grená do povo parte para o recomeço. Acompanhei apenas um amistoso, dos quatro realizados pelo time, e baseado no que vi e ouvi dos meus colegas, pude tirar algumas conclusões. A primeira delas, o Caxias tem um time competitivo. E para vencer a competição – onde  só o campeão consegue o acesso – é necessário ser competitivo, isso é mais importante do que ter vários valores técnicos. O Caxias conta com um time experiente. Pitol é goleiro de série A. Ícaro e Lacerda, formam uma dupla de zaga de bastante rodagem. Ramon e Fidélis, são volantes de boa compleição física. O ataque com Clebinho, Nícolas e Dinei, reúne extremas velozes e um camisa nove de referência. Pode dar samba! Ainda quero ver um pouco mais os laterais e o “camisa 10”, sobre os quais ainda não tenho um conceito firmado. Mas acho que este time – que ainda vai receber pelo menos mais cinco reforços, após o final da série A – pode atender bem a demanda da competição.

MUITA CALMA NESSA HORA

O torcedor do Caxias precisa saber, que o clube não vai conseguir o acesso por decreto. Que a sua grandeza, não vai ser determinante para atingir o objetivo principal. E principalmente, que 2015 passou. Só virando a página, esquecendo os traumas e apoiando o time, que algo melhor pode acontecer neste ano. Torcedor de verdade, vai apoiar o grená do povo.

O JOGO DO CAMPEONATO

Juventude X São José, domingo, às 18h.
Juventude X São José, domingo, às 18h.

Nada de Grenal, o jogo mais esperado do Campeonato Gaúcho acontece domingo, às 18h. Juventude X São José-POA, duelo de líder e vice-líder da competição. O time da capital, até aqui ainda não perdeu, faz grande campanha e lidera com méritos. O Juventude só teve um deslize, contra o Inter. Não sou capaz de apontar favorito, mas acredito que o papão da jaconera em seus domínios é muito forte, e isso pode fazer a diferença.

O ESQUEMA

Hugo fez o gol do jogo contra o Brasil-PEL. (Foto: Arthur Dalegrave)
Hugo fez o gol do jogo contra o Brasil-PEL. (Foto: Arthur Dalegrave)

A atuação diante do Brasil-PEL, deixou evidente uma situação. O Juventude jogando com quatro homens de meio campo, rende mais. O verdão teve laterais menos sobrecarregados, Hugo livre para se movimentar e chegar na área – fez até gol – e principalmente, povoou o setor mais disputado do gramado. O Juventude possui jogadores com características de marcação e que sabem sair jogando, o que deixa o time com pegada e técnica suficiente para realizar um bom jogo.

RÁPIDAS & RASTEIRAS

–  Brenner X Heliardo. Goleador e vice do Gauchão se enfrentam domingo, quem leva a melhor?

– Se o Cruzeiro não vencer os reservas do Grêmio, amanhã no Estádio do Vale, será quase impossível escapar do rebaixamento.

– O Glória fez contratações e dispensas nesta temporada e ainda não se encontrou no campeonato. Necessita derrotar o Ypiranga, para tirar a corda do pescoço.

– O jogo entre Brasil-PEL X Veranópolis define o que os clubes vão fazer no restante do Gauchão. O vencedor vai brigar pelo G8, o perdedor vai brigar para não cair.

– Curioso para ver como os times da Divisão de Acesso driblaram a crise. Será que conseguiram fazer times competitivos?