OPINIÃO: Exigências, laudos, favoritos… o que será a Divisão de Acesso?

Autor(a):

Olá, meus amigos! A partir de hoje, sempre que houver uma situação plausível de comentário, estarei aqui para trazer o que penso a cerca das questões do esporte em Caxias do Sul, especialmente dupla CaJu. Escrevo estas linhas antes das definições quanto à Divisão de Acesso. Fico extremamente preocupado pelos desdobramentos, mesmo que agora já haja um norte quanto ao início na próxima semana.

Até o momento em que aqui escrevo, seis clubes enviaram laudos para a FGF: Caxias, União, Tupi, Panambi, São Gabriel e Pelotas. Ainda nesta sexta São Luiz, Avenida, Esportivo e Inter devem fazê-lo. Caso isso se confirme, a competição deve iniciar na terça-feira, com Panambi e Marau, no João Marimon Jr. Falei antes que preocupa a sequência porque não sei o que pedirão no ano que vem… Se ar condicionado nas casamatas, vestiário com televisão por assinatura, se gramado com cinco centímetros de altura…

Claro que isso é apenas para rirmos um pouco, entretanto causa-me mossa que cada local pede uma coisa diferente. Digo isso porque, na ocasião do amistoso entre Brasil e Caxias, em Farroupilha, tive a oportunidade de conversar com o presidente Luiz Fernando De Césaro, do clube rubro-verde. Ele disse que, dentre as exigências para liberação das Castanheiras, estava a construção de uma cela de detenção para mulheres, no caso de tumulto no estádio (já há um local, pediram mais outro); aquisição de três túneis infláveis e ainda elevação de meio metro no alambrado.

Olha, o Brasil fez uma das mais significativas obras no Interior do Estado. Colocaram mil cadeiras nas sociais, cobertura do pavilhão e reforma completa das cabines de imprensa. Além disso, todas as outras exigências foram cumpridas. Cada comando pede uma coisa. Há outros estádios já liberados ou que o serão, sem um terço dos itens elencados aqui, de melhorias nos estádios, não só para segurança. Que seja padrão, o que pedir pra um, se peça para outro. Evidente que se respeitando o poder aquisitivo de cada agremiação e comunidade esportiva.

Dentro de campo, na Divisão de Acesso, muito do que sei é pelos amistosos. Momentos de avaliação e poder de fogo de cada equipe, mesmo sabendo que quando a bola rolar pra valer, a situação pode ser bem diferente. Pela tradição, Caxias e Pelotas são favoritos a estar entre os finalistas. Não vi o embate de ambos aqui no Centenário, portanto não falarei da qualidade do Lobão. Quanto ao Grená, muito mal no primeiro amistoso com o Avenida, muito bem no segundo e um meio termo no jogo contra o Brasil. Brasil este que também está há anos tentando retorno, sempre batendo na trave. E o Avenida também deve estar na fase final. Os Eich sempre montam um time parecido para a Série A ou Divisão de Acesso, portanto creio em qualidade do Periquito neste campeonato.

Dos demais clubes, falta vê-los em campo. Entretanto, através de relatos de colegas de imprensa, vejo São Luiz, São Gabriel, Esportivo, Panambi e União Frederiquense correndo por fora, mas com chances. Internacional, Riograndense, Santa Cruz, Marau, Tupi, Santo Ângelo e Guarani de Venâncio acredito que o campeonato seja para se manter na Divisão.

A bola pode trazer surpresas, evidente, mas não creio que será muito diferente disso. Sobre a Série A, escreverei pós Brasil e Juventude, ok?

De minha parte, é isto. Até logo!