Pré-jogo: Pelotas encara Santa Cruz visando a primeira vitória na Divisão de Acesso

Autor(a):

No estreito calendário do futebol brasileiro, muitas vezes não há tempo hábil para corrigir erros e aprimorar virtudes entre uma partida e outra. Na Divisão de Acesso não é diferente. Pouco menos de 72 horas depois de estrear na competição, o Pelotas volta a campo na tarde deste sábado, quando visita o Santa Cruz às 16h no estádio dos Plátanos.

Depois de algumas indefinições envolvendo tanto o início da segunda divisão gaúcha quanto a participação de alguns clubes, o Lobo finalmente debutou na última quarta-feira. Na ocasião, o áureo-cerúleo – que atuou durante todo o segundo tempo com um jogador a mais – empatou por 1 a 1 com o Guarani-VA, placar que deixou o time da Avenida na quinta colocação do Grupo A.

Já o Galo disputou a sua primeira cotejo há exatos sete dias. Jogando em seus domínios, os comandados de Betinho Ijuí triunfaram sobre o Internacional de Santa Maria pelo placar mínimo, graças ao gol solitário de Fábio Buda. O resultado colocou a equipe de Santa Cruz do Sul na terceira colocação da chave. O Alvinegro jogaria na última quarta-feira diante do Brasil de Farroupilha, o que não se confirmou em função da falta de liberação do estádios das Castanheiras, o que motivou os mandantes a solicitar a transferência da disputa.

Histórico positivo

A seu favor, o Pelotas conta com um retrospecto recente favorável quando o adversário é o Santa Cruz. Afinal, a última derrota do Lobo para o Galo se deu em 2012. No ano seguinte, foi em cima do Alvinegro que o time então comandado por Carlos Moraes conheceu o primeiro triunfo no Campeonato Gaúcho, na suada virada por 2 a 1. Após esse enfrentamento, pelotenses e santa-cruzenses só voltaram a se encontrar na temporada passada, com mais duas vitórias áureo-cerúleas.

A campanha favorável diante do adversário de logo mais, porém, em nada interfere na preparação de Fabiano Daitx. Em entrevista coletiva concedida na manhã de ontem na sala de imprensa da Boca do Lobo, o treinador elencou alguns pontos fortes do rival e frisou o equilíbrio do grupo azul e ouro na Divisão de Acesso.

“É uma equipe forte na marcação. Tem uma linha de três meias que demonstraram ser rápidos, vai certamente ser a jogada mais forte do adversário. É uma equipe do nível do grupo. Pelo que eu vi, é um grupo muito equilibrado. Todos os jogos serão realmente muito difíceis. Eu projeto, até porque eles venceram e vão jogar novamente em casa, um jogo muito difícil lá em Santa Cruz”, ponderou o comandante.

A principal dúvida envolvendo a formação áureo-cerúlea para o duelo deste sábado girava em torno presença de Adilson Bahia, que, de acordo com o repórter Pedro Petrucci, sentiu um estiramento na coxa durante o treinamento de ontem. Ao longo da coletiva, porém, Daitx afirmou que o atacante “será monitorado, mas deve ir para o jogo”.

As únicas ausências devem ficar por conta dos atacantes Giovane Gomez e Gilian. Este, que sofreu uma luxação no dedo do pé no amistoso contra o Caxias, deve estar de volta aos treinamentos em questão de 15 dias.

Desfalque e retorno pelo lado alvinegro

Frequentador recente da primeira divisão gaúcha, o Galo Carijó está distante dos seus dias de glória. Desde que foi rebaixado em 2013, o centenário clube de Santa Cruz do Sul sequer flertou com o retorno à elite. A temporada passada, inclusive, ficou marcada  pela luta contra o descenso, já que a equipe somou o mesmo número de pontos que o rebaixado Rio Grande.

Entre os jogadores, são poucos nomes conhecidos. Em meio a um elenco recheado de atletas jovens, a experiência também tem o seu espaço, evidenciado pelas presenças do atacante Fábio Buda (33) e do goleiro Vandré (34). Destaque também para dois jogadores que já têm passagem pelo futebol pelotense: o zagueiro Sérgio Junior, que pouco atuou pelo Farroupilha em 2015, e o lateral Diego Saraçol, que também defendeu o Fantasma no ano passado.

Para a partida deste sábado, o técnico Betinho Ijuí já pode contar com Vandré, que ainda não atuou com a camisa alvinegra. Por outro lado, o volante Saulo é desfalque e deve ceder o lugar para David entre os titulares.

Ainda desconhecido no cenário do futebol sul-rio-grandense, Betinho coleciona passagens pelas categorias da base de Cerâmica e Gama, além de ter comandado o São Luiz de Ijuí. Em 2015, conduziu o Palmeirense às semifinais da terceira divisão gaúcha.

INGRESSOS

No dia do jogo, o ingresso inteiro pode ser adquirido por R$20,00. Até às 17h30 de ontem, os bilhetes eram comercializados no valor de R$10,00.

ÚLTIMO CONFRONTO

O mais recente enfrentamento entre as equipes inspira confiança para o torcedor azul e ouro. Em abril de 2015, o Pelotas venceu o Galo por 2 a 1 nos Plátanos e emplacou o terceiro triunfo consecutivo na Divisão de Acesso. No primeiro turno, o placar foi o mesmo na Boca do Lobo. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Santa Cruz: Vandré (Maikon), Márcio, Caio, Navarro e Diego Saraço; David e Lúcio Gaúcho; Jefferson Carioca, Julinho e Ronaldo; Fábio Buda. Técnico: Betinho Ijuí.

Pelotas: Rodrigo, Itaqui, Léo Korte, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Jô, Golas, Tinga e Adilson Bahia (Carlinhos); Marques. Técnico: Fabiano Daitx.

ARBITRAGEM

Bruno Matos, auxiliado por Ilson Marcus Soares e Daniel Brondani.