Pelotas sai na frente, cede empate no fim mas se isola na liderança do grupo A

Autor(a):

O primeiro tempo até poderia acabar com um placar mais dilatado a favor do Pelotas. Na etapa final, contudo, a história não foi a mesma. Na noite desta quinta-feira (31), Marques abriu o placar para o áureo-cerúleo diante do Avenida na Boca do Lobo, mas Jeison, já nos lances derradeiros da partida, deixou tudo igual.

Com o resultado, o Áureo-Cerúleo se isola na liderança do Grupo A da Divisão de Acesso com 11 pontos somados (um a mais que o São Gabriel, vice-líder). O próximo compromisso azul e ouro se dá na próxima segunda (4), justamente contra o time da Terra dos Marechais, pela 7º rodada da segunda divisão gaúcha. O palco do confronto, que tem início às 16h, é o estádio Silvio Farias

Pelotas cria mais e abre o placar

O Avenida não se acanhou pelo fato de estar jogando longe de seus domínios e marcou presença no campo de ataque no princípio da partida. Logo no primeiro minuto, Márcio Tinga completou a cobrança de escanteio e cabeceou no centro do gol, para defesa tranquila de Rodrigo. A resposta azul e ouro também veio na bola parada. Aos 3, Marques aproveitou a falta cobrada por Itaqui e desviou perigosamente sobre a meta.

Aos 11, em cobrança de falta ensaiada, o camisa 2 áureo-cerúleo bateu firme e Vanderlei agarrou com segurança. Pouco depois, Vinícius Paulista fez belo lançamento para Marques, que puxou para o meio e esbarrou em mais uma boa intervenção do arqueiro alviverde. Aos 15, Vinícius Silva fez boa jogada e serviu o xará Paulista, que arrematou sem a direção desejada.

Aos 22, quem assustou foram os visitantes. Stevys afastou mal o cruzamento vindo da esquerda e a bola sobrou nos pés de Alexandre, que rapidamente serviu Márcio Tinga. No interior da área, o meio-campista soltou uma bomba e por muito pouco não inaugurou o marcador. Mas o Lobo não deixou por menos. Na sequência, Darlem aproveitou a falha da defesa e passou para Vinícius Paulista, que, dentro da área, finalizou rasteiro rente à trave.

A0s 30, não teve quem evitasse o primeiro gol da noite. Vinícius Silva foi lançado no fundo do campo e cruzou na medida para Marques, que só escorou para o fundo das redes, anotando o seu quinto gol na atual edição da Divisão de Acesso.

Pouco após o tento, Jeison foi acionado por Alexandre, ingressou na área e pecou na hora da conclusão, oferecendo a bola de presente para a defesa azul e ouro. A resposta veio dos pés de Vinícius Paulista, que, após o passe de Tinga, invadiu a grande área e esbarrou na grande defesa de Vanderlei.

Avenida volta melhor e empata no fim

Para o segundo tempo, o Avenida retornou com duas alterações. Uma na escalação – Lucas entrou na vaga de Welington – e outra na postura. O Periquito voltou melhor do intervalo e marcou presença no território de ataque, enquanto o Pelotas não mostrou a mesma contundência nos lances ofensivos. Aos 7, após cobrança de falta de Alexandre, Rodrigo hesitou em deixar a meta e Roger chutou por cima.

Aos 15, depois da rápida troca de passes com Rafael Tavares, Lucas cruzou com perigo e assustou a torcida áureo-cerúlea. Após a jogada, as chances rarearam. O time de Fabiano Daitx – que promoveu a entrada de Igor Talismã no lugar de Vinícius Paulista – encontrava grandes dificuldades em penetrar na área rival, enquanto o Avenida pouco ameaçava. Aos 25, Jocenir cruzou e Cleiton cabeceou sem força, facilitando o trabalho de Rodrigo.

A primeira conclusão de perigo do Lobo na segunda metade do embate contou com a colaboração de um jogador rival. Aos 27, Lucas errou passe na faixa central do gramado e permitiu que Marques conduzisse a pelota e acionasse Tinga, que exagerou na força e encobriu o arco. Pouco depois, o camisa 9 áureo-cerúleo recebeu de Igor Talismã e, de fora da área, finalizou firme e carimbou a trave.

Aos 39, o placar ficou igualado na Boca do Lobo. Após a cobrança de escanteio de Lucas, Márcio Nunes desviou ,Jeison deu um peixinho completou para as redes, sem chances para Rodrigo. Antes do gol, Daitx lançou mão de Gilian e Tiago Duarte nas vagas de Itaqui e Marques, respectivamente. Com as mudanças, Darlem foi deslocado para a lateral.

No fim, o Pelotas ainda perdeu boa chance com Tiago Duarte, mas o atacante foi travado na hora da conclusão. E não havia tempo para mais nada: 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rodrigo, Itaqui (Gilian), Stevys, Yuri e Vinícius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga  e Vinícius Paulista (Igor Talismã); Marques (Tiago Duarte). Técnico:Fabiano Daitx.

Avenida: Vanderlei, Jocenir, Márcio Nunes, Roger e Alex; Welington (Lucas) e Jeison; Márcio Tinga, Alexandre (Fogaça) e Rafael Tavares; Cleiton (Lima). Técnico: Régis Amarante.

Cartões amarelos: Jô e Tinga (PEL); Alex, Rafael Tavares e Tinga (AVE)

Arbitragem: Tiago Staduto, auxiliado por Solano De Oliveira e Maíra Mastella.

[league_table 43025]