Pré-jogo: Brasil recebe vice-líder São José para se firmar no G8 do Gauchão

Autor(a):

Em um domingo de Páscoa, o Brasil tem a chance de dar um belo presente aos seus torcedores. Mas não se trata de chocolates. A partir das 19h de hoje (27), no Bento Freitas, o São José de Porto Alegre é o oponente xavante em duelo válido pela 11ª e antepenúltima rodada da primeira fase do Gauchão 2016. Um triunfo encaminha passagem de etapa na competição.

Se conquistar a vitória e contar com revés do Passo Fundo para o Glória, o Rubro-Negro chega à 6ª colocação do estadual e fica na cola do São Paulo. Triunfar também é importante para dizimar qualquer chance de rebaixamento. O lado vermelho e preto de Pelotas ainda torce para tropeços de Ypiranga e Veranópolis, equipes que estão logo atrás na tabela.

Grande surpresa do campeonato até o momento, o Zequinha ocupava a ponta de cima da classificação antes do começo da última jornada. Ostentando invencibilidade de dez jogos, os comandados de China Balbino acabaram superados em casa pelo Veranópolis pelo placar de 2 a 1. O simpático clube da capital, de qualquer maneira, já está garantido nas quartas de final do certame regional com 21 pontos, um a menos que o agora líder Grêmio.

Mudança na zaga e no ataque xavante

Ao longo da temporada, a dupla de zaga do Brasil tem sido alterada frequentemente. Diante do Zequinha, acontece nova troca em relação ao embate anterior, mas de modo forçado. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Cirilo se junta ao lesionado Leandro Camilo na lista de defensores centrais sem condições de atuar. Naturalmente, Teco e Fernando Cardozo compõe o miolo da retaguarda vermelha e preta. Outro desfalque é Wender, que só volta em quatro semanas.

No entanto, não só informações ruins figuram no noticiário da Baixada. Poupado do enfrentamento em gramado encharcado contra o Novo Hamburgo, Ramon era dúvida durante a semana inteira por problema na coxa, mas treinou neste sábado e vai a campo. Sendo assim, Nathan segue como opção no banco de reservas. Se Zimmermann não surpreende ao manter um dos atletas de melhor rendimento no ano entre os titulares, ele apresenta inovação ao preferir Gustavo Papa no comando do ataque em detrimento de Marcos Paraná e sua função de falso nove.

Em entrevista coletiva concedida quinta-feira, Rogério exaltou o nível do rival deste domingo: ”Vamos lutar, reconhecendo que o São José talvez seja a equipe melhor formatada. Sabemos que a vitória nos deixa em uma posição muito boa para qualquer objetivo no Gauchão”.

O provável Brasil tem Eduardo Martini; Weldinho, Fernando Cardozo, Teco e Brock; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Gustavo Papa.

Zequinha não quer perder rumo das vitórias e tem destaque recém vendido

Eram dez jogos. Além de acenar com um dos ataques mais efetivos do Campeonato Gaúcho, o São José havia sofrido míseros três gols no ano. O treinador China Balbino sequer havia sentido o gosto de uma derrota à frente do clube, mesmo estando desde o segundo semestre do ano passado no Passo D’Areia. Tudo isso, com direto a contundente triunfo sobre o Grêmio na Arena, resultava em liderança do estadual. Resultava.

O revés diante do Veranópolis no último sábado deu fim à invencibilidade e tirou do Zequinha o posto mais alto na tabela. Mesmo assim, não foi suficiente para abalar a confiança dos jogadores. Muito menos para fazer com que o time deixasse de ter a defesa mais sólida do torneio.

Para o duelo frente o Brasil, há dois desfalques por motivos distintos. O lateral-direito Bindé tomou a terceira advertência no compromisso mais recente do clube e deve dar lugar a Spessato, formado na base do Grêmio. Em fase final de negociação para se transferir ao Sport, o meia Clayton nem viajou a Pelotas. Sendo assim, Rafinha passa a integrar o seleto grupo de titulares do Alviazul de Porto Alegre.

O São José deve entrar em campo no Bento Freitas com Fabio; Spessato, Wagner, Alemão e Deivid; Felipe Guedes, Fred, Rafinha, Diego Torres e Jô; Heliardo.

INGRESSOS

Para o jogo deste domingo de Páscoa com possibilidade de chuva na Princesa do Sul, não há novidades a respeito das entradas. Os sócios xavantes que têm a mensalidade em dia precisam pagar os 10 reais de praxe. Em caso de plano família, apenas o check-in do titular necessita ser realizado. Aos torcedores comuns: bilhete inteiro custa 50; meio, 25. Quem optar por ficar nas arquibancadas móveis não pode acessar as outras dependências da casa rubro-negra.

ÚLTIMO CONFRONTO

O encontro mais recente entre Brasil e São José se deu no dia 18 de fevereiro de 2015. À época, o Xavante era líder do Gauchão e a partida, válida pela 6ª rodada, terminou com vitória do Zequinha por 1 a 0, gol de Reinaldo. Confira no vídeo abaixo os melhores lances em trabalho feito pela GEBtv:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Fernando Cardozo, Teco e Brock; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Gustavo Papa.

São José: Fabio; Spessato, Wagner, Alemão e Deivid; Felipe Guedes, Fred, Rafinha, Diego Torres e Jô; Heliardo.

ARBITRAGEM

Marcio Coruja, auxiliado por José Eduardo Calza e Luiza Reis.

TRANSMISSÃO

Direto do Bento Freitas, a equipe do Rede Esportiva transmite com imagens e vídeos em tempo real. Fique ligado!