Pelotas é superado pelo Brasil-FA, chega à quarta derrota seguida e liga sinal de alerta

Autor(a):

A fase do Esporte Clube Pelotas é terrível. Depois de um bom começo, o Lobo não consegue mais se reencontrar na Divisão de Acesso. Na tarde desta quinta (21), os comandados de Luís Carlos Winck perderam por 2 a 1 para o Brasil de Farroupilha, no estádio das Castanheiras. Os gols do triunfo vermelho e verde foram anotados por Matheus Guerreiro e Evair, enquanto Gilian descontou para o Azul e Ouro.

Com novo revés, o Áureo-Cerúleo passa a se preocupar seriamente com o risco de eliminação ainda na primeira fase. Com 15 pontos e ocupando a quinta colocação (última da zona dos que avançam) do grupo A, a equipe da Boca já vê o Santa Cruz, que soma 12, no retrovisor. Ainda restam três compromissos na primeira fase.

O próximo jogo do Pelotas é simplesmente fundamental. Às 15h30 de domingo (24), o adversário é exatamente o Galo do Vale do Rio Pardo, na avenida Bento Gonçalves. Após, o Lobo visita o Guarani-VA na quarta (27) e recebe o na lanterna Riograndense em 1º de maio.

Metade inicial sem gols

No terceiro confronto à frente do Áureo-Cerúleo, Winck promoveu a estreia de dois reforços: o goleiro Rafael Dal Ri, que acabou expulso, e o atacante de lado Gustavo Xuxa. A primeira boa chance nas Castanheiras surgiu aos 19 minutos, quando o experiente camisa 1 foi obrigado a realizar grande defesa em finalização no canto de Matheus Guerreiro.

Até o final da primeira etapa, as equipes pouco produziram. Procurando levar perigo normalmente em lances de bola aérea, o Brasil não conseguia ter sucesso. Pouco antes da ida aos vestiários, o debutante Xuxa escorou para Marques na área. O goleador soltou uma pancada para linda intervenção de Ismael.

Foto: Divulgação/Twitter EC Pelotas
Foto: Divulgação/Twitter EC Pelotas

Vacilos defensivos causam revés azul e ouro

Se nos 45 minutos anteriores a partida foi pouco movimentada, a parte decisiva começou a todo vapor. Logo aos dois minutos, Gustavo Xuxa parou em nova boa aparição do goleiro rival. Aos seis, uma desatenção ocasionou a abertura do marcador a favor dos mandantes. Após levantamento, Michel desviou na primeira trave e Matheus Guerreiro apareceu para escorar a redonda rumo ao barbante: 1 a 0. Por retardar o recomeço, o autor do tento dos serranos foi amarelado.

Tentando responder imediatamente, Winck trocou Nunes por Vinícius Paulista para melhorar o poderio ofensivo do Lobo. Minutos depois, o grito de gol foi impedido por um detalhe. Marques saiu sozinho e chutou por baixo de Ismael, mas o zagueiro Tairone, em cima da linha, evitou que a bola entrasse. Em seguida, Xuxa saiu para o ingresso de Gilian.

E bastaram três míseros minutos para a modificação do treinador do Pelotas surtir efeito. Aos 23, em lance confuso na área, Gilian ficou com rebote e fez: 1 a 1. Porém, o momento que definiu o placar aconteceu já aos 34. Rafael Dal Ri fez bobagem e cometeu falta violenta, fora da área. Evair cobrou bem, venceu o substituto Rodrigo e recolocou os donos da casa na dianteira: 2 a 1.

No final, aos 43, Tinga ainda exigiu grande defesa de Ismael, que salvou o time de Farroupilha novamente. Mais uma vez, no entanto, a delegação azul e ouro volta para a Princesa do Sul sem nenhum ponto na bagagem.

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rafael Dal Ri; Darlem, Yuri, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Nunes (Vinícius Paulista), Jô, Vinícius Golas, Tinga e Gustavo Xuxa (Gilian); Marques (Rodrigo).

Cartões amarelos: Matheus Guerreiro (BRA) e Marques (PEL).

Cartão vermelho: Rafael Dal Ri (PEL).

Arbitragem: Márcio Bombassaro, auxiliado por Maicon Stormowski e Ronei Zwirtes.