Pelotas encerra jejum, domina partida e bate Santa Cruz

Autor(a):

Após quatro derrotas seguidas, o Pelotas finalmente voltou a vencer. A equipe conseguiu sua primeira vitória sob o comando do técnico Luís Carlos Winck na tarde deste domingo (24), na Boca do Lobo.

Ao bater o Santa Cruz por 3 a 0 com gols de Jô, Darlem e Marques, o Lobo encaminhou sua classificação para a próxima fase da competição, só podendo ser eliminado por uma combinação improvável de derrotas para Guarani-VA e Riograndense somada por vitórias do Santa Cruz em seus dois próximos embates.

Com a vitória, o Áureo-Cerúleo vai a 18 pontos e sobe para a quarta colocação do Grupo A, enquanto o Galo Carijó fica apenas na sexta colocação, com 12.

Pelotas domina e marca duas vezes

Para a alegria dos poucos torcedores que enfrentaram a chuva para presenciar a partida, o time da casa dominou as ações no primeiro tempo. Logo aos 4′, Darlem já arriscou de fora da área e forçou o goleiro Vandré a trabalhar. Jogando com boa movimentação ofensiva no 4-1-4-1, o Lobo quase marcou em cabeçada de Cássio contra o próprio patrimônio.

Com mais volume de jogo, foi só uma questão de tempo até o gol áureo-cerúleo. Após cruzamento da esquerda, Darlem apenas escorou a bola para Jô, que bateu colocado no canto do estático Vandré: 1 a 0. O Galo reagiu não muito depois, em bom chute do meia Saraçol, que forçou Rodrigo a defender em dois tempos.

Mas novamente, prevaleceram os comandados de Winck. Pouco depois de Tinga chutar na trave, Darlem recebeu passe de cabeça de Marques, e, num lance parecido com o do primeiro gol, chutou forte para estufar as redes de Vandré: 2 a 0. O Santa Cruz ainda perdeu o meia Saulo, lesionado, para entrada de Lúcio Gaúcho, antes do final da primeira etapa.

Marques faz golaço e Lobo administra vitória

O Pelotas voltou para a segunda etapa no mesmo ritmo, concentrado em jogar ofensivamente. Novamente aos 4′, Vinícius Silva forçou Vandré a defender, e Marques quase fez no rebote. Mas o centroavante do time da casa guardou o melhor para dez minutos depois: recebeu lançamento e, com categoria, encobriu Vandré, marcando um golaço e transformando a vitória em goleada: 3 a 0.

Com as entradas de Vinícius Paulista e Gilian no lugar de Darlem e Xuxa, o áureo-cerúleo continuou a dominar as ações do campo e levou perigo em cobranças de escanteio do lateral Itaqui. O Galo Carijó também alterou, colocando Juninho na vaga de Alexandre e Jeferson Carioca no lugar de Saraçol.

Mesmo diminuindo o ritmo a partir dos 25′, o Lobo continuou a atacar. Adilson Bahia entrou no lugar de Marques, e, logo em seu primeiro lance, carimbou a trave no rebote dado por Vandré. Rodrigo trabalhou pouco, mas fez boa defesa em cabeçada de Fábio Buda aos 41′. O Pelotas apenas tocou a bola e confirmou a merecida vitória na Boca do Lobo.

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rodrigo; Itaqui, Gasparetto, Yuri, Vinícius Silva; Vinícius Golas, Jô, Tinga, Darlem (Vinícius Paulista); Marques (Adilson Bahia) e Gustavo Xuxa (Gilian).

Santa Cruz: Vandré; Márcio, Navarro, Caio, Cássio; Saulo (Lúcio Gaúcho), Alexandre (Julinho), David, Diego Saraçol (Jeferson Carioca); Maiquel e Fábio Buda.

Arbitragem: Francisco Dias, auxiliado por Wagner Echevarria e Igor Irving Balke.

Cartão amarelo: Tiago Gasparetto e Darlem (PEL) Cássio (STA).