Pré-jogo: Brasil decide rumo no Gauchão contra o Passo Fundo

Autor(a):

Agora, a vitória é uma obrigação inadiável. O Brasil recebe o Passo Fundo na tarde deste domingo (3), às 16h, no Bento Freitas, para se manter vivo no Campeonato Gaúcho de 2016. O duelo é válido pela 13ª e última rodada da primeira fase do estadual.

Atualmente, o Xavante ocupa a 10ª posição na tabela, com 13 pontos. Para se classificar, precisa triunfar e contar com pelo menos um dos seguintes resultados: derrota do Ypiranga (que pega o Lajeadense em Erechim) ou do Veranópolis (que mede forças com o Cruzeiro na Serra) ou empate do Novo Hamburgo diante do já rebaixado Aimoré (no Estádio do Vale).

É importante ressaltar que uma pequena chance de descenso ainda ronda o Bento Freitas. Conquistar um ponto contra o Passo Fundo já extermina qualquer possibilidade, mas uma derrota mantém o risco. Em caso de revés, o Rubro-Negro torce para que aconteça justamente o oposto do que torceria se vencer. Isso significa que, para não cair se for superado pelo Passo Fundo, entre Glória, Lajeadense e Cruzeiro, apenas um pode ganhar.

Com 15 pontos conquistados, o Galo da Serra é 8º colocado e garante classificação se bater o Brasil, podendo inclusive ultrapassar Ypiranga e Veranópolis para fugir da dupla Gre-Nal nas quartas de final. Uma igualdade na Baixada, no entanto, elimina a equipe do Planalto Médio se o Noia passar pelo Índio Capilé no Vale dos Sinos. Além de garantir lugar na etapa eliminatória, o Passo Fundo também busca se credenciar para disputar a Série D do Brasileirão.

O decisivo duelo deste domingo será dirigido pelo árbitro Francisco Silva Neto. Ele contará com auxílio dos bandeirinhas Maurício Coelho Silva Penna e Júlio Cesar Espinoza de Freitas.

Xavante pode ter desfalque de Garcia e mudanças na equipe titular

Diferentemente do que era habitual nas últimas temporadas sob o comando de Rogério Zimmermann, o Brasil de 2016 costuma não entrar em campo com os mesmos 11 que iniciaram a partida anterior. Contra o Passo Fundo, há boas chances de seguir assim. O treinador rubro-negro testou diversas opções na atividade de sábado, no Bento Freitas. As informações a seguir são do repórter Pedro Petrucci, da Rádio Universidade.

Substituído no intervalo diante do Internacional, Felipe Garcia é dúvida. O camisa 7 sentiu lesão no Beira-Rio, não participou do último treinamento e deve ficar de fora do embate decisivo. A dupla de zaga, constantemente alterada, foi formada na atividade pré-jogo por Cirilo e Fernando Cardozo. A vaga de Garcia tende a ser preenchida por Galiardo.

Outras três peças chegaram a ser postas entre os titulares. Na defesa, entrou Leandro Camilo. Na lateral-esquerda, Xaro ingressou no lugar de Brock. A troca que mais mudaria a maneira de atuar do time, porém, seria no ataque, com a entrada de Gustavo Papa na vaga de Galiardo.

O provável Brasil tem Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo (Leandro Camilo), Fernando Cardozo (Leandro Camilo) e Brock (Xaro); Leandro Leite e Washington; Galiardo (Gustavo Papa), Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

Confira a entrevista coletiva completa concedida por Rogério Zimmermann na sexta-feira (1º):

Paulo Porto conta com todos os componentes do elenco para montar time

Após tomar 5 a 1 para o Grêmio na quarta-feira, no Vermelhão da Serra, o Passo Fundo chega a Pelotas com dois objetivos claros. O Galo luta com São Paulo, Veranópolis e Novo Hamburgo por duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro. Para alcançar o feito, obrigatoriamente a classificação entre os oito no Gauchão precisa ser conquistada. Os dois que chegarem mais longe no certame garantem calendário cheio no ano.

Se a situação do clube não é das mais seguras, ao menos há um alento para que os torcedores acreditem em vitória na Baixada. O treinador Paulo Porto tem todos os jogadores disponíveis para formatar o time. ”A nossa equipe não deve em nada para o Brasil, na comparação dentro do campeonato. Com isso, nos candidatamos a ir lá buscar a vitória ou até mesmo empatar, que dependendo dos resultados paralelos também nos interessa”, disse o comandante.

A escalação não foi divulgada por Porto. Se repetir os titulares do revés para o Tricolor, os 11 serão Matheus; Tiago Machado, Leo Kanu, Gustavo e Alisson Gaúcho; Rudiero; Faísca, Nata, Leandro Canhoto e Jean Silva; Jean Carlos.

INGRESSOS

Não há novidades. Como sempre, o sócio xavante que tem a mensalidade em dia paga 10 reais para realizar o check-in. Os associados que se enquadram na modalidade Família garantem presença na Baixada apenas com o pagamento do titular. As entradas para não-sócios custam 50 reais (inteira) e 25 (estudantes e idosos). A Central de Sócios não fecha ao meio-dia neste domingo.

Sócios acessam o estádio através dos portões 2 e 3. Pelo 5, torcedores comuns portando ingresso. Quem optar por assistir ao embate das arquibancadas móveis não pode chegar até outras dependências do Bento Freitas.

ÚLTIMO CONFRONTO

O encontro mais recente do Brasil com o clube do Planalto Médio se deu em 12 de março de 2015. Na etapa inicial, Alex Amado colocou o Xavante na frente, mas Souza e Michel viraram para o Galo no segundo tempo.

Apesar de sair na frente com Amado, Brasil sofreu virada em 2015 (Foto: Carlos Insaurriaga)
Apesar de sair na frente com Amado, Brasil sofreu virada em 2015 (Foto: Carlos Insaurriaga)

O vídeo deste pré-jogo, no entanto, não é exatamente do último confronto. Quando veio pela última vez ao Bento Freitas, o Passo Fundo foi atropelado em noite iluminada de Gustavo Papa, que marcou três gols. O 4 a 0 foi fechado com o primeiro gol de um até então desconhecido atacante que vestia a camisa 18: Ygor da Silva, o NENA. Na época, o Rubro-Negro apenas dava os primeiros passos na grande campanha no Gauchão.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo (Leandro Camilo), Fernando Cardozo (Leandro Camilo) e Brock (Xaro); Leandro Leite e Washington; Galiardo (Gustavo Papa), Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

Passo Fundo: Matheus; Tiago Machado, Leo Kanu, Gustavo e Alisson Gaúcho; Rudiero; Faísca, Nata, Leandro Canhoto e Jean Silva; Jean Carlos.

ARBITRAGEM

Maurício Coelho Silva Penna e Júlio Cesar Espinoza de Freitas.

TRANSMISSÃO

O Rede Esportiva transmite em minuto a minuto direto do Bento Freitas, com imagens e vídeos. Fique de olho no nosso site e também no twitter (@redeesportiva), onde colocaremos vídeos curtos feitos de dentro do gramado! 🙂