Pré-jogo: Brasil duela com Grêmio por um lugar na semifinal do Gauchão

Autor(a):

Tudo ou nada. Nesta noite desta quarta-feira (6), Brasil e Grêmio medem forças para ver quem avança às semifinais do Campeonato Gaúcho 2016. Por ter a melhor campanha da primeira fase do estadual, o Tricolor atua em casa, na Arena. A partida começa às 19h30.

Após classificação suada na última rodada com vitória diante do Passo Fundo, o Xavante agora joga a vida frente ao clube da capital. Quem se classificar enfrenta o vencedor de Juventude x Ypiranga na próxima etapa da competição.

O embate é o único do Gauchão a ser realizado antes do final de semana, pois foi antecipado pela FGF a pedido do Grêmio, que viaja na quinta-feira para Quito, onde tem compromisso importante pela Copa Libertadores da América contra a LDU. São José x Novo Hamburgo jogam no sábado, Inter x São Paulo no domingo e Papo x Canarinho somente na terça.

Rogério tem problemas para montar equipe

A campanha rubro-negra não foi exatamente a desejada na fase inicial. Em 13 jogos, o time da Baixada venceu três, empatou sete e perdeu outros três. Marcou 14 gols e sofreu 17, aproveitamento de 41% na competição. A garantia de avanço veio apenas na última rodada e foi muito festejada pela torcida e membros do clube. Agora, porém, o campeonato é diferente.

Ramon, o autor do gol da classificação, falou um pouco sobre o duelo decisivo: ”O campeonato da primeira fase acabou, antes eram pontos corridos, agora é um jogo só, de mata-mata. Nós vamos com esse pensamento, que temos plenas condições também de sair com a vitória”.

O treinador Rogério Zimmermann não pode contar com Marcos Paraná, que cumpre suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo diante do Passo Fundo. Gustavo Papa é o favorito para começar a partida. Se recuperando de cirurgia realizada em dedo da mão, Wender é outra ausência. Felipe Garcia é dúvida: saiu machucado contra o Inter e ficou de fora do último jogo. Substituído com dores no triunfo de domingo passado, Galiardo pode entrar entre os titulares se estiver recuperado. Outra alternativa é Moisés.

O provável time que vai a campo para o duelo decisivo deve ter Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia (Galiardo/Moisés), Diogo Oliveira e Ramon; Gustavo Papa (Nathan).

Grêmio evita pensar na Libertadores

O Tricolor possui a melhor campanha da primeira fase. Balançou as redes 29 vezes, portanto possui o ataque mais efetivo. Sofreu 14 gols e tem aproveitamento de 74,4% na competição. O discurso no lado gremista é de seriedade e respeito pelo Brasil. O volante Maicon comentou a respeito da partida: ”Temos que entrar 100% ligados. Contra a LDU, é só daqui a uma semana. Temos que fazer um grande jogo, de nível altíssimo, para passar. Se pensarmos lá na outra semana e não fizermos nosso dever aqui, fica complicado. Os jogadores estão cientes, temos que vencer. Não de qualquer maneira, ser inteligente e ganhar. Queremos ser campeões”.

O treinador Roger Machado não vai poder contar com Ramiro, que vinha de jogando de lateral-direito. O jogador é mais um a ser vítima de caxumba no elenco. O atacante Éverton vem se recuperando de uma inflamação no púbis e já voltou a treinar, porém não foi relacionado para a partida. Marcelo Oliveira deve ser poupado e portanto dará a vez para o xará Hermes no lado esquerdo de defesa.

O Grêmio deve ir a campo com Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô.

INGRESSOS

Os rubro-negros que forem até a capital do Rio Grande do Sul só podem adquirir tíquetes de entrada para o duelo nas bilheterias da Arena do Grêmio. O preço é único: 60 reais. Estudantes, idosos e crianças de 12 a 15 anos têm direito a meia-entrada.

ÚLTIMO CONFRONTO

Brasil e Grêmio se encontraram na primeira rodada desta edição do Campeonato Gaúcho e os tricolores levaram a melhor. Cleverson abriu o placar para o Xavante, que mandava sua partida no Estádio Centenário em Caxias devido a uma punição. Depois, no entanto, Luan, Everton e Pedro Rocha viraram a favor dos portoalegrenses, decretando o 3 a 1.

Para os rubro-negros, o que é bom de relembrar não aconteceu no último confronto e sim no penúltimo. Na noite de 11 de fevereiro de 2015, o então líder do Gauchão foi até a Arena e sacramentou a ponta com vitória de 1 a 0, gol de Nena. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô.

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia (Galiardo/Moisés), Diogo Oliveira e Ramon; Gustavo Papa (Nathan).

ARBITRAGEM

Leandro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Júlio Cesar Rodrigues.

TRANSMISSÃO

O PFC anuncia transmissão. O Rede Esportiva, como já é de praxe, faz o minuto a minuto em tempo real.