Pré-jogo: Em Curitiba, Xavante disputa classificação na Copa do Brasil contra o Atlético-PR

Autor(a):

O Brasil entra em campo nesta quarta-feira (13) na Baixada. Mas não, não se trata da localizada na Rua João Pessoa, em Pelotas. A partir das 19h30, o Xavante mede forças com o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, no jogo de volta da etapa de abertura da Copa do Brasil 2016.

No último dia 17, o primeiro embate entre os rubro-negros terminou empatado em 1 a 1. Desta forma, a equipe de Rogério Zimmermann se classifica em caso de vitória ou igualdade com dois ou mais gols para cada lado. Placar zerado dá vaga ao Furacão e a repetição do marcador leva a decisão aos pênaltis.

Quem seguir em frente no torneio nacional encara Dom Bosco-MT ou Nacional-AM na segunda fase. A partida de ida entre matogrossenses e amazonenses acontece na próxima quarta (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá, com início às 21h30. Se necessária, a volta se dá uma semana depois em Manaus.

Indefinições persistem no Brasil

Em poucas partidas nesta temporada o técnico Rogério Zimmermann contou com todos os atletas disponíveis para atuar. Diante do Atlético, o cenário se repete. Ainda se recuperando de cirurgia realizada em dedo da mão, Wender permanece de fora. Outro que não esteve junto com a delegação rumo ao Paraná foi Felipe Garcia, que segue sendo ausência por fratura na costela.

Sentindo dores musculares desde o confronto contra o Passo Fundo, Weldinho é dúvida e pode ser substituído por Galiardo, assim como aconteceu no revés frente o Grêmio. Na vaga de Felipe, Moisés tende a ser mantido. Suspenso no jogo que eliminou o Xavante do Gauchão, Marcos Paraná volta ao time na frente. A zaga, constantemente alterada, não tem desfalques.

Provável Brasil: Eduardo Martini; Galiardo (Weldinho), Cirilo (Fernando Cardozo), Leandro Camilo (Teco) e Brock; Leandro Leite, Washington, Moisés, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

Marcos Paraná anotou o gol xavante no Bento Freitas (Foto: Jonathan Silva/G.E. Brasil)
Marcos Paraná anotou o gol xavante no Bento Freitas (Foto: Jonathan Silva/G.E. Brasil)

No Furacão, base da ida deve continuar, mas sem Walter

Assim como no duelo em Pelotas, o Atlético-PR pode ter alguns dos considerados titulares poupados. Porém, há ausências confirmadas. Os zagueiros Cleberson e Léo Pereira, que se recuperam de uma lesão no osso da face e na coxa, respectivamente, estão indisponíveis. Expulso no Bento Freitas, o meia Vinícius é outro desfalque.

Acostumado a se ver envolvido em polêmicas extracampo, Walter foi o protagonista de mais uma delas no último final de semana. No triunfo do Furacão por 2 a 0 sobre o Londrina, na Arena da Baixada, o atacante foi substituído e em seguida abandonou o banco de reservas. A consequência do ato foi a punição dada pelo técnico Paulo Autuori: o camisa 18 fica como opção ao titular André Lima.

Repleto de dúvidas, o Rubro-Negro paranaense deve ir a campo com Weverton; Léo (Eduardo), Vilches (Paulo André), Thiago Heleno e Sidcley; Deivid (Otávio), Jadson, Nikão (Giovanny ou Anderson Lopes), Pablo e Marcos Guilherme; André Lima.

INGRESSOS

A torcida xavante tem a chance de conhecer mais um estádio padrão FIFA nesta quarta. As entradas para o setor visitante podem ser adquiridas nas bilheterias da Rua Petit Carneiro, das 10h até o intervalo do jogo, por 100 reais (50 a meia).

ÚLTIMO CONFRONTO

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Atlético-PR: Weverton; Léo (Eduardo), Vilches (Paulo André), Thiago Heleno e Sidcley; Deivid (Otávio), Jadson, Nikão (Giovanny ou Anderson Lopes), Pablo e Marcos Guilherme; André Lima.

Brasil: Eduardo Martini; Galiardo (Weldinho), Cirilo (Fernando Cardozo), Leandro Camilo (Teco) e Brock; Leandro Leite, Washington, Moisés, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

ARBITRAGEM

José Carlos Rocha Filho, auxiliado por Neuza Ines Back e Eder Alexandre.

TRANSMISSÃO

O SporTV anuncia transmissão a partir das 18h45.