Pelotas vence Riograndense por 3 a 0 com atuação satisfatória

Autor(a):

Para ganhar moral. Assim pode se resumir a vitória do Pelotas frente ao Riograndense neste domingo (1º). Tendo conquistado apenas uma vitória no returno do certame, os três pontos vieram em grande ajuda para embalar na sequência da Série A-2. A bela atuação do Lobo construiu o resultado positivo de 3 a 0, contando com gols de Gustavo Xuxa, Yuri e Tinga.

A derrota significou ao Riograndense um destino não muito agradável. A equipe de Santa Maria acabou rebaixada para a Terceirona Gaúcha. Após péssima campanha, só resta ao Periquito recomeçar e tentar o acesso na temporada 2017. Já o Lobo continua sua luta para voltar ao Gaúchão, com a fase seguinte da Divisão de Acesso já iniciando na próxima quarta-feira (4), quando enfrenta o Guarani-VA na Boca do Lobo.

Pelotas abre 2 gols de vantagem na primeira etapa

O início de partida foi eletrizante. O Riograndense chegou com muito perigo e obrigou Rafael Dal Ri a trabalhar logo no primeiro minuto de jogo. Gilliardi colocou na segunda trave e Axcel cabeceou com força, mas acabou parando no arqueiro áureo-cerúleo. No contra-ataque, porém, o Pelotas abriu o marcador. Adilson Bahia fez boa jogada e serviu Gustavo Xuxa. O atacante deslocou bem Goico e foi comemorar a inauguração do placar. 1 a 0. O que se viu após o gol foi uma superioridade gigantesca do Lobo, com o Periquito não conseguindo chegar e desafiar Rafael.

O autor do primeiro gol, no entanto, virou preocupação. Xuxa sentiu um desconforto muscular e deu lugar a Gillian, obrigando Luís Carlos Winck a queimar sua primeira substituição. Mas, logo após, o Lobo chegou ao segundo gol com seu zagueiro artilheiro. Yuri, aproveitou confusão dentro da área de Goico e empurrou para as redes. O gol pareceu tirar ainda mais a confiança dos visitantes, que só conseguiram oferecer perigo em falta cobrada por Gilliardi. O primeiro tempo acabava com 2 a 0 e boa vantagem aos comandados de Luís Carlos Winck.

Lobo teve ótima atuação nesta tarde ensolarada na Princesa do Sul. (Foto: Luís Gustavo Amaral/ Divulgação ECP)
Lobo teve ótima atuação nesta tarde ensolarada na Princesa do Sul. (Foto: Luís Gustavo Amaral/ Divulgação ECP)

Mais do mesmo no segundo tempo

Como na etapa inicial, quem chegou perigosamente primeiro foram os visitante. Porém, Jorginho adiantou demais após driblar Rafael e perdeu a chance. Quem tinha o comando das ações era o Pelotas, que chegou com Gillian, de cabeça, após grande jogada de Adilson Bahia, mas o substituto de Xuxa parou em Goico. Aos 21 minutos, Leandro Rodrigues fez sua estreia com a camisa Azul e Ouro, ingressando no lugar de Adilson Bahia.

O Lobo voltou a assustar com Yuri. O zagueirão fez boa jogada individual, mas não conseguiu marcar seu segundo na partida e o terceiro do Pelotas. Outra estreia aconteceu quando Arilson entrou no lugar de Vinícius Martins. O meia sofreu falta não muito depois de entrar em campo. A partir dela quase surgiu o primeiro gol de Leandro Rodrigues pelo Lobão, mas a cabeçada não teve como destino final o barbante.

O Pelotas jogava com certa leveza, e o Periquito de Santa Maria não oferecia nenhuma resistência. O terceiro gol chegou dos pés do camisa 10 áureo-cerúleo.  Jônatas Costa falhou feio e Leandro Rodrigues aproveitou para servir Tinga, que não perdoou. O Pelotas ainda chegou com Jô, mas Goico conseguiu impedir o quarto. Resultado final, 3 a 0 para o Pelotas.

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rafael; Mikael, Douglão, Yuri e Gabriel Peres; Golas; Gustavo Xuxa (Gilian), Jô, Tinga e Vinícius Martins (Arilson); Adilson Bahia(Leandro Rodrigues). Técnico: Luís Carlos Winck.

Riograndense: Goico; Moisés Baiano, Juninho, Jônatas Costa e Júnior Silva; Axcel e Jorginho; Zezinho(Javier), Giliardi e Alex(Joãozinho); Alan(Renan).

Cartões amarelos: Jô (PEL) e Zezinho (RIO).

Arbitragem: Giovane Silva, auxiliado por Henrique Soares Coromberk e Guilherme Moreira Alves.