Pré-jogo: Após folgar em duas rodadas, Pelotas visita Brasil-FA

Autor(a):

Fim de ”folga”. O Pelotas entrou em campo pela última vez na Divisão de Acesso há exatos 10 dias. O adversário na ocasião era o mesmo da noite de hoje, quarta (25): o Brasil de Farroupilha. Agora, porém, o duelo é longe da Princesa do Sul. A partir das 20h, a bola rola no estádio das Castanheiras para um confronto decisivo no pentagonal (grupo C) da Segundona.

O Lobo tem um jogo a menos do que todos os quatro adversários da chave. Mesmo assim, é vice-líder tranquilamente. Soma oito pontos, três a mais que o terceiro colocado Avenida. O rival do embate na Serra está isolado na ponta com 12. Respectivamente com quatro e três pontos, Guarani-VA e São Gabriel completam a tabela.

Volantes são o problema – já solucionado – de Winck

Há cerca de um mês e meio à frente do Pelotas, Luís Carlos Winck já pode dizer que tem um sistema de jogo consolidado. O 4-1-4-1 até sofreu variações para um 4-4-2 em linha, mas ganhou força com os resultados recentes. Assim como o esquema tático, os nomes dos 11 titulares estão cada vez mais claros.

Para medir forças com o Rubro-Verde da Serra, o treinador áureo-cerúleo tem um sério problema. Se bem que, na verdade, são três. O volante que se posiciona entre as duas linhas de quatro costumava ser Vinicius Golas. O então capitão do time, porém, contraiu caxumba. Na vitória diante do mesmo Brasil, Nunes foi o substituto mas acabou expulso. Agora, precisa cumprir suspensão automática. Opção menos utilizada, Arilson se recupera de lesão e só volta a ficar disponível em junho.

Em entrevista coletiva concedida ontem, Winck tratou de esclarecer que já solucionou a questão, sem mistério. Ambientado a atuar na função necessitada, Yuri será titular em Farroupilha. ”Ele eleva a estatura para brigar pela primeira bola e consegue dar um padrão na defesa”, afirmou o comandante.

Winck na última atividade antes da viagem (Foto: Divulgação/Twitter @ecpelotas)
Winck na última atividade antes da viagem (Foto: Divulgação/Twitter @ecpelotas)

Na referência do ataque, também não há interrogação. Recuperado de lesão e ausente nos últimos compromissos, Marques volta a iniciar uma partida. Com isso, Leandro Rodrigues vira opção no banco. Winck não descartou a possibilidade de, em certas situações, utilizar os dois juntos.

Se até aí não há novidade, o que o torcedor azul e ouro pode esperar do Lobo nas Castanheiras é uma mudança de postura. Longe de casa, a equipe ainda não triunfou sob comando do atual treinador. ”Precisamos melhorar atuando fora. Pressionar o rival, jogar no campo de ataque, ter mais atitude e ambição. Logo nos minutos iniciais, o adversário tem que sentir que o Pelotas tem qualidade e força”, afirmou Luís Carlos.

Sendo assim, o Pelotas que pega o Brasil conta com Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Yuri; Darlem, Jô, Tinga e Gilian; Marques.

Em campo, vaga virtualmente garantida; fora, indecisão no tribunal

Com sete pontos de vantagem em relação ao Avenida, o avanço do Brasil de Farroupilha ao quadrangular parece estar muito perto de ser consumado. Parece. E deve. Mas o Guarani-VA pode complicar o quadro rubro-verde na Divisão de Acesso. A situação é a seguinte: o técnico Carlos Moraes foi expulso depois do apito final da derrota para o Pelotas na Boca do Lobo, no último dia 15. De acordo com o regulamento, treinadores, assim como atletas, devem cumprir suspensão automática e não podem ficar à beira do gramado na partida posterior.

Entretanto, Carlos dirigiu o time na vitória sobre o próprio Guarani nas Castanheiras. O Departamento Jurídico do Rubro-Verde se defende alegando que a súmula do revés para o Áureo-Cerúleo saiu somente no dia seguinte ao encontro contra a equipe de Venâncio Aires. No embate válido pelo returno, na ”terra do chimarrão”, Moraes foi substituído pelo auxiliar Luciano Almeida. Nos próximos dias, o STJD deve definir o rumo do caso. Em caso de uma derrota, o Brasil pode perder seis pontos.

Dentro das quatro linhas, por outro lado, o panorama é excelente. O time de Farroupilha só não venceu o Pelotas. Há possibilidade de modificação em relação aos 11 que iniciaram na vitória do final de semana.

Provável Brasil: Ismael; Guilherme, Eduardo, Danilo Mendes (Tairone) e Paulinho Araújo; Adenílson (Ceará), Lima (Elias), Jean Carlo (Michel), Evair e Jean Dias; Matheus Guerreiro.

INGRESSOS

Os áureo-cerúleos que viajarem para a Serra precisam desembolsar 30 reais para adquirir um bilhete de entrada. Estudantes e idosos pagam metade. Menores de 12 anos têm acesso gratuito às Castanheiras. Os portões do estádio abrem às 19h10.

Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

ÚLTIMO CONFRONTO

Pelotas 2×1 Brasil de Farroupilha, há menos de duas semanas. Confira os gols do triunfo azul e ouro construído com gols de Darlem e Tiago Gasparetto. Para o Rubro-Verde, Evair. As imagens são de Leandro Lopes, da TV UCPel.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil-FA: Ismael; Guilherme, Eduardo, Danilo Mendes (Tairone) e Paulinho Araújo; Adenílson (Ceará), Lima (Elias), Jean Carlo (Michel), Evair e Jean Dias; Matheus Guerreiro.

Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Yuri; Darlem, Jô, Tinga e Gilian; Marques.

ARBITRAGEM

Eder Zanela, auxiliado por Leirson Peng Martins e Mateus Olivério Rocha.

TRANSMISSÃO

Novidade! A TV Lobão, junto com o Movimento Lobo Forte, disponibilizará um telão na Boca do Lobo para a torcida acompanhar o duelo. Para ingressar no estádio – portões abrem às 19h – sócios pagam 10 reais e não-sócios 15. Durante o jogo, a copa funcionará normalmente.