Complicou: Pelotas perde para o Caxias

Autor(a):

Rojões, foguetes e neblina: esse era o cenário para a partida entre Pelotas e Caxias, um jogo praticamente decisivo para os donos da casa, que veriam suas chances de ascender à primeira divisão gaúcha muito enfraquecidas caso a vitória não viesse. E o que aconteceu foi a pior situação possível: mesmo com duas expulsões do Caxias contra apenas uma do Lobo, os visitantes levaram a vitória, com gols de Jajá e Gian, enquanto Xuxa marcou para o Áureo-Cerúleo na noite desta quarta (29).

Agora, o Caxias lidera o quadrangular final da Divisão de Acesso com oito pontos, enquanto o Pelotas fica na segunda colocação, com quatro. Os grenás irão até Frederico Westphalen para enfrentar o União na próxima rodada. Por sua vez, o Azul e Ouro viaja até Farroupilha, onde encara o Brasil.

Visitantes ignoram pressão do Pelotas e abrem o placar

Os primeiros minutos da partida já mostraram que o jogo seria corrido e de muitas chances. Em duas chegadas de Marques, o Lobo já assustou os visitantes. Porém, foi o Caxias que chegou com mais perigo, em chute cruzado de Fidélis, que passou perto do canto esquerdo do goleiro Rafael Dal Ri. Na sequência, o áureo-cerúleo respondeu em cabeçada de Nunes, que Pitol agarrou com segurança.

Jogando com velocidade no meio de campo, o Pelotas seguiu atacando, e Vinícius Martins arriscou de fora da área, sem muito perigo para o goleiro grená. Aos 11′, Arilson recebeu pelo passe de Xuxa pela esquerda, e bateu cruzado, tirando tinta da trave dos visitantes. Em cruzamentos rasteiros e cobranças de escanteio fechadas, os comandados de Winck davam muito trabalho aos zagueiros Geninho e Lacerda.

Mas quando o cronômetro de Francisco Neto marcava 18′, o Caxias teve grande chance, quando Jajá dominou cruzamento e, livre de marcação, bateu na trave. Nicolas pegou o rebote e bateu firme, mas Douglas posicionou-se em cima da linha e tirou o que seria o primeiro tento da partida.

(Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva)
(Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva)

Por alguns minutos, o jogo caiu de produção, até o áureo-cerúleo voltar a atacar, quando Vinícius Martins fez bom passe para Marques, que chutou cruzado para nova defesa de Pitol. Mas quem não faz, leva: no contra-ataque, Gian cruzou e a bola encontrou o centroavante Jajá, que mandou no canto esquerdo de Rafael, abrindo o placar para os visitantes.

A partir daí, viu-se um Pelotas apático em campo. O time até tentava ir ao ataque, mas errava passes fáceis e se perdia nas jogadas. O panorama só melhorou aos 37′, quando Jajá foi expulso por levar o segundo amarelo após colocar a mão na bola. O time da casa conseguiu pressionar por exatos cinco minutos até a expulsão do lateral Darlem, que deixou o chuteira no rosto do jogador grená após dividida na linha de fundo. No desespero, Luis Carlos Winck trocou Vinícius Martins por Tiago Duarte, mas não havia tempo para mais nada: final do primeiro tempo.

Pelotas iguala, mas Caxias surpreende e vence no final

A segunda etapa começou com um susto na torcida do Lobão: após cobrança de falta, um desvio de cabeça quase matou o jogo, mas Rafael Dal Ri fez grande defesa. Depois, o Pelotas começou a tocar melhor a bola, e Tinga chegou atrasado em cruzamento de Tiago Duarte. Mas a alegria da torcida azul e ouro começou aos 8′, quando Tinga cobrou falta no travessão, e no rebote, Gustavo Xuxa anotou o gol de empate dos time da casa.

Em seguida, outra falta para o áureo cerúleo, mas a zaga afastou. A pressão foi tanta que o técnico Beto Campos tirou o zagueiro Geninho, com medo de que este fosse levar o segundo cartão amarelo. Com o passar dos minutos, o Caxias melhorou na partida, chegando com perigo em chute de Nicolas, que obrigou Rafael a mandar para escanteio. Pelo mesmo motivo que havia substituído Geninho, Beto Campos também sacou Marlon, para a entrada de Anderson Feijão.

Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva
Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva

Com 20′ no cronômetro, outra expulsão: Cleiton dividiu com Gasparetto e deixou as travas na coxa do zagueiro do Pelotas. Após consultar com o auxiliar, Francisco Silva Neto mandou o meia para o chuveiro mais cedo. Com um jogador a mais, o Lobo foi para cima e quase virou o jogo quando Tinga driblou três marcadores e cruzou para Tiago Duarte, que chutou na marcação grená.

O nervosismo aumentava a medida que a pressão subia, e o time de Caxias do Sul defendia com os nove jogadores próximos a sua área defensiva. Aos 28′, Winck ousou ao tirar o zagueiro Douglas para a entrada do centroavante Leandro Rodrigues, que logo em sua primeira jogada cruzou na área e viu Marques pegar rebote da defesa, chutando em cima do goleiro Pitol. Alguns minutos depois, foi o próprio Marques quem cruzou rasteiro, e assistiu à chegada atrasada de Xuxa.

Os ataques continuavam, e com 37′ no cronômetro, Tinga deu belo passe para Leandro Rodrigues, que deixou a bola passar e chegar até Marques. Este chutou em cima do arqueiro grená, perdendo boa chance. A defesa do Caxias apenas passava afastando os cruzamentos do time azul e ouro, assegurando o empate. Tiago Duarte até tentou em cabeçada, mas Pitol fez nova defesa.

Com 44′ no relógio, veio o golpe fatal: em cobrança de falta da intermediária, Gian bateu forte e acertou o ângulo do goleiro Rafael, que nada pôde fazer. Apático, o Pelotas não conseguiu mais produzir até o final da partida. O Caxias virava o jogo na situação mais improvável, e agora é lider isolado do grupo.

(Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva)
(Foto: Gustavo Louzada/Rede Esportiva)

FICHA TÉCNICA

Pelotas: Rafael; Darlem, Douglas (Leandro Rodrigues), Tiago Gasparetto e Yuri; Nunes (Vinícius Paulista), Arilson, Vinicius Martins (Tiago Duarte), Tinga e Gustavo Xuxa; Marques. Técnico: Luis Carlos Winck

Caxias: Marcelo Pitol, Gian, Geninho (Ícaro), Lacerda e Tatto; Ramon e Fidélis; Marlon (Anderson Feijão), Cleiton e Nicolas (Dener); Jajá. Técnico: Beto Campos.

Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Lúcio Flor e Maurício Penna.

Cartões amarelos: Yuri (PEL); Marcelo Pitol, Geninho, Marlon e Jajá (CAX).

Cartões vermelhos: Darlem (PEL); Jajá e Cleiton (CAX).