Pré-jogo: Brasil recebe Tupi com objetivo de voltar a vencer na Série B

Autor(a):

Reencontrar o caminho das vitórias é o principal objetivo do Brasil na tarde deste sábado (11). A partir das 16h, o adversário xavante é o Tupi, no Bento Freitas, pela oitava rodada da Série B do Brasileirão.

Os comandados de Rogério Zimmermann começaram a última jornada da competição dentro do G4. A derrota em Criciúma, porém, fez com que a equipe da Baixada caísse para a nona posição, com 11 pontos. Por outro lado, o Galo Carijó é lanterna com somente três pontos conquistados.

O Rubro-Negro entra em campo diante dos mineiros sem saber quando voltará a atuar em casa pela segunda divisão nacional. A direção do clube corre para colocar e liberar arquibancadas móveis atrás do gol situado à esquerda do pavilhão social e das cabines de imprensa. Devido a esse imbróglio, o duelo contra o Náutico foi marcado para o estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Foto: Jessé Krüger/Rede Esportiva
Foto: Jessé Krüger/Rede Esportiva

Wender e Cirilo são os desfalques xavantes

No revés sofrido para o Criciúma, Wender acabou expulso e cumpre suspensão nesta tarde. Sendo assim, Weldinho ganha oportunidade na lateral-direita. Ainda se recuperando de lesão muscular na coxa, Cirilo completa a pequena lista de desfalques do Brasil. A tendência é que Teco siga entre os titulares, formando dupla de zaga com Leandro Camilo.

Os nomes dos recém-chegados Clebson e Elias foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Portanto, são novas alternativas para a montagem da equipe. Ambos estão entre os relacionados.

Em entrevista coletiva concedida na véspera do confronto, Rogério Zimmermann ressaltou que existe a possibilidade de outros atletas que costumam iniciar serem poupados. No 1 a 1 com o Goiás, Ramon e Marcos Paraná foram opções no banco. No meio de semana passado, Felipe Garcia ingressou somente na etapa final na vaga de Marcão.

Foto: Bruno de la Rocha/Rede Esportiva
Foto: Bruno de la Rocha/Rede Esportiva

A questão de poupar é decidida muito próximo da partida, porque às vezes o jogador não consegue deixar claro se está na melhor condição. Uma coisa é poder jogar, e outra é poder realizar uma atuação de alto nível. Isso é o fundamental, mas também muito pessoal. Às vezes é melhor tirar do começo de uma partida do que perder por mais jogos”, disse o treinador.

Desta maneira, o provável Xavante conta com Eduardo Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná.

Na estreia, Estevam Soares tem dúvida no gol

Dono de péssima campanha na Série B até agora, o Tupi recorreu à velha prática adotada no futebol brasileiro: troca de treinador. Ricardo Drubscky saiu e o experiente Estevam Soares herdou o cargo. ”Fiquei satisfeito com o primeiro trabalho, apesar de ter sido muito simples. Vamos mexer um pouco na montagem dos 11 para a partida, na parte tática, fazendo uma montagem diferente da que vinha sendo feito, porque a antiga não estava dando certo”, afirmou Estevam.

Foto: Marina Proton/Globoesporte.com
Foto: Marina Proton/Globoesporte.com

Se as mudanças na equipe ainda são desconhecidas, uma dúvida é certa. Antigo titular, Glaysson – autor de grandes defesas no duelo contra o Brasil na Série C de 2015 – está retornando após período afastado por dores no pescoço. Entretanto, o substituto Rafael Santos chamou atenção nos compromissos recentes – diante de Londrina e Oeste – e pode iniciar entre os 11.

Capitão do Galo Carijó, o volante Rafael Jataí avaliou a situação alvinegra no torneio: ”Lógico que há cobrança. O pessoal da diretoria veio para dar uma força, para apoiar, estar junto, ver onde está o erro. Temos corrido nos jogos, nos dedicado, mas isso não tem sido suficiente porque não estamos conseguindo vencer”.

Devem haver modificações, mas a base do Tupi é formada por Rafael Santos (Glaysson); Douglas, Heitor, Rodolfo Mol e Bruno Costa; Rafael Jataí, Marcos Serrato, Hiroshi e Jonathan; Giancarlo e Thiago Silvy.

ingressos

Não há novidades. Sócios rubro-negros precisam pagar dez reais pelo check-in. Torcedores em geral compram ingresso por 60 reais, sendo 30 a meia-entrada para idosos e estudantes. Os pontos de venda/check-in são a Central de Sócios do Bento Freitas e as lojas Tribo Xavante, Multisom e Mundo das Capas. Mais informações aqui.

ÚLTIMO CONFRONTO

Histórico e fundamental na campanha do Brasil na Série C da última temporada. Precisando vencer para se classificar ao mata-mata, o Xavante visitou Juiz de Fora e, com gols de Diogo Oliveira e Nena, venceu por 2 a 0. O placar foi o suficiente para garantir a vaga. O final do enredo é de conhecimento geral: acesso sobre o Fortaleza. Confira:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon; Marcos Paraná. Técnico: Rogério Zimmermann.

Tupi: Rafael Santos (Glaysson); Douglas, Heitor, Rodolfo Mol e Bruno Costa; Rafael Jataí, Marcos Serrato, Hiroshi e Jonathan; Giancarlo e Thiago Silvy. Técnico: Estevam Soares.

ARBITRAGEM

José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL), auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).

TRANSMISSÃO

A equipe do Rede Esportiva transmite em tempo real, direto do Bento Freitas. O Premiere Futebol também anuncia transmissão.