Pré-jogo: De volta ao Castelão, Brasil encara Ceará

Autor(a):

No dia 17 de outubro de 2015, o Castelão foi palco do apogeu do Brasil nos últimos anos. Na capital cearense, o Rubro-Negro segurou a pressão do Fortaleza, garantiu o empate e o consequente acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Passados quase oito meses do feito, o time vermelho e preto volta a pisar no estádio na noite desta terça-feira (14), quando enfrenta o Ceará a partir das 21h30.

Depois de oito rodadas de competição, o Xavante ocupa a quinta colocação, com 14 pontos ganhos. Até aqui, os comandados de Rogério Zimmermann ostentam quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Com um ponto a menos, o Vovô aparece no sétimo lugar, fruto de quatro triunfos, um empate e três derrotas.

Entre ausências e retornos

Presente em todos os compromissos do Brasil na segunda divisão nacional até aqui, Marcos Paraná é desfalque certo para o jogo de logo mais. O jogador cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, recebido na vitória sobre o Tupi no último sábado. Paraná também foi amarelado nos embates contra Criciúma e Paysandu.

Dessa forma, Nathan, Elias e Nena surgem como opções. Caso o primeiro seja escolhido, a tendência é que Ramon passe a atuar mais centralizado, com “Cachorrão” tendo como habitat o corredor esquerdo de ataque. Se Nena for o preferido, a disposição das peças deve ser mantida, com Ramon e Felipe Garcia como pontas pelo lado esquerdo e direito, respectivamente. Gustavo Papa, que também surgiria como opção, deve passar por cirurgia inguinal e desfalcar a equipe por quatro semanas.

Wender volta a ser opção no Xavante (Foto: Carlos Insaurriaga/GE Brasil)
Wender volta a ser opção no Xavante (Foto: Carlos Insaurriaga/GE Brasil)

Ainda se recuperando de lesão muscular sofrida contra o Luverdense, Cirilo segue como desfalque. Assim, Teco deve seguir formando a dupla de zaga ao lado de Leandro Camilo. Por outro lado, o técnico Rogério Zimmermann conta com o retorno de Wender. Expulso contra o Criciúma, o lateral-direito cumpriu suspensão no último final de semana, quando foi substituído por Weldinho.

Invicto dentro do Bento Freitas, o Xavante pode alcançar a primeira vitória longe de seus domínios na Série B. Até aqui, em três jogos fora de casa, o Rubro-Negro tem duas derrotas e um empate. Neste ano, o único triunfo do vermelho e preto na condição de visitante em partidas oficiais se deu na sétima rodada do Campeonato Gaúcho, diante do São Paulo de Rio Grande.

O provável Brasil tem Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon (Nathan); Nena (Nathan).

Desfalques são a tônica no alvinegro

Além de ter a quarta defesa mais vazada do certame, o Ceará tem uma série de desfalques para o setor. Lesionados, os zagueiros Ewerton Páscoa e Antônio Carlos e o lateral Tiago Cametá sequer foram relacionados para o confronto. Mesmo caso do volante Baraka e do meio-campista Serginho. Na ausência de Cametá, quem assumiu a lateral-direita foi Eduardo, que iniciou entre os titulares nas últimas cinco exibições do Vovô. Na vaga de Antônio Carlos, Charles deve formar a zaga com Sandro.

Em contraste com os desfalques, o técnico Sérgio Soares conta com o retorno de Felipe, que cumpriu suspensão na derrota cearense diante do Luverdense na última rodada. A dúvida gira em torno do atacante Bill. Relacionado para a partida, o atacante aguarda o resultado de julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. O problema ocorreu no jogo contra o Avaí, ainda na quarta rodada, quando o atleta foi acusado de ter feito gestos obscenos direcionados à torcida catarinense. Em sua defesa, Bill argumenta que foi alvo de insultos racistas.

Bill é dúvida no Vovô (Foto: Christian Alekson/Ceará SC)

Na última segunda-feira, o Ceará acertou a contratação do goleiro Lauro, ex-Atlético Mineiro. O arqueiro, contudo, ainda não teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) e não tem condições legais de jogo. Também ontem os cearenses apresentaram o zagueiro Valdo, que, por sua vez, está regularizado e, inclusive, entre os relacionados para o cotejo. Além de tudo isso, Alex Amado pode enfrentar o Xavante pela primeira vez desde que deixou a Baixada.

Sérgio Soares deve escalar o Vozão com Éverson; Eduardo, Charles, Sandro e Thallyson; Richardson, Marino (João Marcos), Tomas Bastos, Rafael Costa e Zé Mário (Alex Amado); Bill (Robinho).

ÚLTIMO JOGO XAVANTE

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Ceará: Éverson; Eduardo, Charles, Sandro e Thallyson; Richardson, Marino (João Marcos), Tomas Bastos, Rafael Costa e Zé Mário (Alex Amado); Bill (Robinho). Técnico: Sérgio Soares.

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira e Ramon (Nathan); Nena (Nathan). Técnico: Rogério Zimmermann.

ARBITRAGEM

Niélson Nogueira Dias (PE), auxiliado por Bruno César Vieira (PE) e Kildenn Tadeu Lucena (PB).

TRANSMISSÃO

Premiere Futebol Clube.