Pré-jogo: Pelotas recebe Caxias em confronto decisivo pela Divisão de Acesso

Autor(a):

Mesmo antes do início da Divisão de Acesso, Pelotas e Caxias foram apontados como postulantes ao título. Áureo-cerúleos e grenás trilharam caminhos diferentes, mas editam o aguardado enfrentamento no Quadrangular Final da competição. O confronto que se inicia às 20h desta quarta-feira (29) na Boca do Lobo, aliás, tem caráter decisivo: vale a ponta do grupo a duas rodadas do fim.

O Lobo inicia a quarta rodada no segundo lugar da chave, com quatro pontos ganhos. A equipe de Luís Carlos Winck estreou com vitória pelo placar mínimo sobre o União Frederiquense e empatou sem gols com o Brasil de Farroupilha na sequência. O mais recente compromisso azul e ouro foi justamente contra adversário de logo mais, na derrota por 2 a 1 no estádio Centenário.

Com cinco pontos, o Grená figura na liderança. Além da vitória contra o Lobo, os comandados de Beto Campos empataram contra os outros dois componentes do grupo. O time ainda se vê em meio a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. No domingo, Lorran, Geninho e Ramon marcaram na vitória por 3 a 1 sobre o Ituano.

Winck testa alternativas para substituir desfalques

O Pelotas vai a campo nesta quarta-feira sem três de seus titulares. Com uma lesão no bíceps, Vinícius Golas deve retornar apenas contra o Brasil de Farroupilha. Suspensos, os laterais Itaqui e Vinícius Silva completam a pequena lista de desfalques do Lobo.

A tendência é que Nunes seja o substituto do capitão azul e ouro. Sem contar com outro jogador de origem na lateral-esquerda, Winck deslocou o zagueiro Yuri para o setor no treinamento da última terça-feira. Em um segundo momento, de acordo com o repórter Eduardo Torres, o treinador promoveu a entrada de Carlinhos, que retorna de lesão. Darlem deve ser recuado para a linha de defesa. Dessa forma, Gustavo Xuxa participou da atividade entre os titulares como extrema pelo lado direito, enquanto Vinícius Martins desempenhou a mesma função no flanco oposto.

Arilson pode aparecer entre os titulares (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)
Arilson pode aparecer entre os titulares (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

A novidade girou em torno do volante Arilson, que trabalhou entre o onze inicial na vaga de Jô. Posteriormente, Winck recolocou o camisa 8 entre a equipe considerada titular. A outra mudança feita pelo treinador no decorrer do treino foi a entrada de Leandro Rodrigues no lugar de Marques.

O jogo de hoje para nós é como se fosse Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro de primeira divisão. É o campeonato que nós temos, e é um jogo importantíssimo pra se pensar em voltar a Série A do Gauchão”, afirmou o comandante áureo-cerúleo.

Também desfalcado, Caxias chega querendo abrir vantagem

O Caxias ostenta um retrospecto de raros insucessos até o momento. O Grená encerrou a primeira fase da Divisão de Acesso na liderança do Grupo B com 32 pontos somados – 10 de vantagem sobre o São Luiz, vice-líder. Na segunda fase, os caxienses novamente ficaram com a ponta da chave. Em 25 jogos disputados, a equipe da Serra Gaúcha perdeu em apenas três oportunidades.

Líder da campanha, o técnico Beto Campos tem dois desfalques para o jogo de logo mais. Com uma lesão na coxa, o meio-campista Rudiero deve ser substituído por Fidélis. Expulso na semana passada, o atacante Dinei também não é opção. Então integrante do banco de reservas, o atacante foi expulso já que “foi de maneira hostil e provocadora próximo ao reservado da equipe do E.C. Pelotas durante a comemoração do primeiro gol”, segundo o relatório do árbitro Luís Teixeira Rocha.

Rudiero foi substituído ainda no primeiro tempo na semana passada (Foto: Rafael Tomé/SER Caxias)
Rudiero foi substituído ainda no primeiro tempo na semana passada (Foto: Rafael Tomé/SER Caxias)

Por outro lado, o treinador conta com o retorno do zagueiro e capitão Lacerda, que cumpriu suspensão na última rodada. Os cartões amarelos, aliás, se traduzem em preocupação para a comissão técnica do Caxias já que Clebinho, Jajá, Cleiton, Ramon, Rudiero, Geninho e Nicolas estão pendurados.

Estamos procurando ter um cuidado com as reclamações, que seriam os cartões bobos. No mais, não tem como evitar. Será um jogo de contato e de pegada de ambas as equipes”, projetou o comandante.

INGRESSOS

Sócios áureo-cerúleos em dia têm entrada gratuita. Torcedores em geral precisam pagar 40 reais pelo ingresso, sendo 20 a meia. Mulheres também contam pagam somente metade do valor. O combo para o duelo diante do Caxias e contra o União Frederiquense custa 60. Os portões estão abertos a partir das 19h.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na quarta-feira passada, Jajá e Vinicius Silva (contra) fizeram os gols da vitória grená sobre o Lobo, que descontou com Jô. Confira, nas imagens da TV Grená e com narração da Rádio Caxias:

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Pelotas: Rafael; Darlem, Douglas, Tiago Gasparetto e Yuri; Nunes; Gustavo Xuxa, Arilson (Jô), Tinga e Vinícius Martins; Marques. Técnico: Luís Carlos Winck.

Caxias: Marcelo Pitol; Gian, Geninho, Lacerda e Juliano Tatto; Ramon e Fidélis; Marlon, Cleiton e Nicolas; Jajá. Técnico: Beto Campos.

ARBITRAGEM

Francisco Neto, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Maurício Coelho Silva Penna.

TRANSMISSÃO

Direto da Boca do Lobo, a equipe do Rede Esportiva transmite a partida em tempo real, com imagens e vídeos. Fique ligado!