Pré-jogo: Pelotas recebe São Gabriel precisando de um empate para garantir classificação

Autor(a):

O calendário apontava 4 de junho de 2015. No estádio Silvio de Faria Corrêa, o Pelotas até saiu na frente do São Gabriel, mas tomou a virada e perdeu por 3 a 1. O placar confirmava a classificação da equipe da casa ao quadrangular final da Divisão de Acesso com uma rodada de antecedência, enquanto o Lobo dava adeus à competição.

Nesta quarta (1º), quase um ano depois, a situação é a mesma, só que com papeis invertidos. A partir das 20h, na Boca do Lobo, Pelotas e São Gabriel duelam em jogo válido pela 9ª rodada da segunda fase (grupo C) da segunda divisão gaúcha.

Em caso de empate, os comandados de Luís Carlos Winck asseguram um lugar na etapa decisiva do torneio. O clube da Terra dos Marechais precisa triunfar na Avenida e ainda torcer para que o Azul e Ouro seja derrotado na última jornada, diante do Guarani em Venâncio Aires, já que folga.

Três nomes para duas vagas: Bahia, Martins e Marques

Na goleada aplicada sobre o Avenida, no domingo, Luís Carlos Winck realizou uma modificação inesperada nos 11 titulares. Ao invés de colocar a equipe em campo com Marques desde o começo, o técnico optou por atuar sem um atleta na referência ofensiva. Sendo assim, escalou Vinicius Martins como falso 9. A ideia era confundir os zagueiros adversários e facilitar as chegadas dos homens de meio. Deu certo. E pode se repetir.

Vou deixar essa dúvida. Podemos iniciar com Marques ou não. Temos a opção de usar o Bahia ou Vinicius pelo lado esquerdo. Deixarei pra hora do jogo, buscando que o adversário não saiba o movimento que usaremos. Modificamos o movimento e criamos uma dificuldade para o time do Fabiano, que não estava preparado para isso”, destacou Winck a respeito da configuração do ataque.

Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

Sobre Adilson Bahia, de rendimento baixo durante a atual temporada, o treinador disse:”Ele precisa acreditar no potencial que possui. É um jogador rápido, com bom poder de finalização. Importante como todos os outros”.

Apesar de a igualdade servir ao Pelotas, Luís Carlos foi enfático: seus atletas não podem entrar em campo com esse pensamento. ”O comportamento tem que ser de buscar o resultado. Abdicar de atacar é perigoso. Precisamos criar e objetivar a vitória, iniciar pressionando. No final do jogo, se não der pra ganhar, o empate também serve”.

O provável Pelotas tem Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga e Adilson Bahia (Vinicius Martins); Marques (Vinicius Martins).

Com Flávio Torres em grande fase, Sanga joga a vida na Divisão de Acesso

No pentagonal, o São Gabriel soma apenas duas vitórias. Ambas foram conquistadas nas últimas rodadas e no Silvio de Faria Corrêa. Contra o Guarani-VA, 2 a 1. Diante do Brasil de Farroupilha, 1 a 0. Os três gols, que por enquanto dão sobrevida ao time, surgiram dos pés de Flávio Torres.

Para bater o Lobo e seguir com chances de avançar, a equipe de Gelson Conte precisa contar com o brilho do camisa 9. Na jornada derradeira, o Tricolor da Terra dos Marechais folga.

A respeito da delicada situação, o treinador comentou: ”Não pode faltar luta, apesar de sabermos das imensas dificuldades. Somos profissionais e vamos fazer o melhor. O futebol pode mudar em questão de dias, basta acreditar”.

Provável São Gabriel: Fernando; Thomas, Rogério, Valdemar e Diego Rocha; Amaral, Mancha, Flavinho, Márcio Reis e Tchelé; Flávio Torres.

Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas
Foto: Luís Gustavo Amaral/E.C. Pelotas

INGRESSOS

Sócios em dia não pagam. Torcedores em geral precisam desembolsar 30 reais por uma entrada (15 a meia). Os portões da Boca do Lobo estarão abertos a partir das 19h.

ÚLTIMO CONFRONTO NA BOCA

No dia 11 de abril, o Áureo-Cerúleo recebeu o São Gabriel pela última vez. A data marcou a apresentação de Luís Carlos Winck, que assistiu ao embate das sociais do estádio. Com gols de Mancha e Michel, os visitantes ganharam por 2 a 0. Confira os tentos em vídeo produzido pelo canal do clube no Youtube:

Ainda em 2016, dois duelos aconteceram na Terra dos Marechais. E ambos terminaram empatados. Pela primeira fase, o Lobo saiu perdendo por 3 a 0 mas buscou a igualdade de forma heroica. Já pelo pentagonal, marcador zerado no Silvio de Faria Corrêa.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Pelotas: Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinicius Silva; Nunes; Darlem, Jô, Tinga e Adilson Bahia (Vinicius Martins); Marques (Vinicius Martins). Técnico: Luís Carlos Winck.

São Gabriel: Fernando; Thomas, Rogério, Valdemar e Diego Rocha; Amaral, Mancha, Flavinho, Márcio Reis e Tchelé; Flávio Torres. Técnico: Gelson Conte.

ARBITRAGEM

Daniel Nobre Bins, auxiliado por José Javel Silveira e André da Silva Bittencourt.

TRANSMISSÃO

Com imagens e vídeos, a equipe do Rede Esportiva transmite a partida em tempo real, lance a lance.

OUTRO JOGO DO GRUPO

15h30 – Avenida x Guarani-VA