Associação Shido-Kan representa Pelotas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Autor(a):

O próximo final de semana é fundamental para o karatê pelotense. Os atletas Fernando Marques e Otávio de Oliveira, da Associação Shido-Kan, representarão a cidade em uma das cinco etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade. O palco da vez é o ginásio Gigantinho em Porto Alegre.

No evento, que será o maior já realizado na história do karatê gaúcho, cerca de dois mil atletas competirão. Hoje (7), acontecem o Congresso Técnico e provas de credenciamento para técnicos e árbitros. As lutas começam na manhã de sexta-feira e vão até sábado. Os medalhistas garantem lugar na disputa do título nacional em São Paulo.

Fernando em treino na academia (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)
Fernando em treino na academia (Foto: Vitor Azocar/Rede Esportiva)

Treinador dos dois representantes de Pelotas, o sensei Ilton Mendes disse: ”Ambos são muito experientes, tanto no karatê marcial quanto na competição e possuem condições para alcançar bons resultados. O Otávio vem de títulos a nível regional e estadual e chega bem para o seu primeiro Brasileiro. É o aluno mais antigo que temos treinando hoje em nossa Associação e vem crescendo a cada campeonato. O Fernando já disputou seis brasileiros e medalhou em cinco, chegando a quatro finais. Acabou se lesionando em Goiás, o que fez com que mudássemos nosso planejamento, mas é um atleta dedicado e deve se sair bem”.

Além do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) com apoio da Federação Gaúcha, outra competição acontece neste final de semana: a seletiva nacional. No domingo (10), o evento continua com a luta por uma vaga nas seleções brasileiras de quatro categorias. Fernando, de 18 anos, briga por um espaço na sub-21. O vencedor representará o Brasil no Pan-Americano, que está marcado para ocorrer entre os dias 22 e 28 de agosto em Guayaquil, no Equador.