Pelotenses conquistam medalhas em Porto Alegre e se garantem na etapa final do Brasileiro de karatê

Autor(a):

O final de semana foi extremamente positivo para o karatê pelotense. Na disputa de uma das cinco etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade, os atletas Fernando Marques e Otávio de Oliveira, da Associação Shido-Kan, conquistaram – juntos – quatro medalhas no ginásio Gigantinho em Porto Alegre. Desta forma, se garantiram na fase final do torneio, que acontecerá em São Paulo no mês de outubro.

Entre sexta e sábado, Fernando conquistou o bronze no kumite individual (-84kg) e no kumite por equipe na categoria sub-21. Além disso, levou a prata no kumite adulto universitário (também abaixo de 84kg). Para completar, Otávio assegurou a medalha de prata no kumite por equipe da categoria master.

Os resultados foram muito bons e sabemos que o nível é muito alto, mas ainda queremos mais. Buscaremos melhorar para conseguir coisas ainda melhores”, disse o sensei Ilton Marques, treinador dos dois karatecas. Para Fernando, o campeonato foi de extrema importância: ”Sabia que seria ainda mais difícil por não estar 100% fisicamente devido a uma lesão, mas consegui classificar para a etapa final do Brasileiro, que era um dos principais objetivos que tínhamos”.

Na ordem: Otávio, Ilton e Fernando (Foto: Reprodução/Facebook Federação Gaúcha de Karatê)
Na ordem: Otávio, Ilton e Fernando (Foto: Reprodução/Facebook Federação Gaúcha de Karatê)

O evento ainda reservou a seletiva para integrar a Seleção Brasileira no Pan-Americano, que terá Guayaquil (Equador) como sede. Apenas o campeão garantia lugar, e Fernando terminou na segunda posição, perdendo a final por 1 a 0. Sendo assim, ele agora é o primeiro reserva e pode ser chamado. ”É sempre muito complicado, o nível é alto e todos estão muito bem preparados. Acabei perdendo a final no detalhe em uma luta muito dura mas faz parte. Agora nosso objetivo é voltar a estar 100% para chegar bem nas próximas competições”, disse o atleta a respeito da seletiva e do futuro.

Cerca de dois mil esportistas participaram desta etapa do Campeonato Brasileiro, configurando o maior evento da história do karatê gaúcho. O Rio Grande do Sul encerrou o campeonato no terceiro lugar, atrás somente de São Paulo e Santa Catarina.